10/02/2012

Em seu segundo ano no carnaval de Salvador, o Camarote QUEM Ivete Sangalo homenageará este ano a cidade de Ilhéus



Resultado da parceria entre a Editora Globo e a cantora Ivete Sangalo, o Camarote terá o dobro de espaço no circuito Barra-Ondina.

Em parceria com a revista QUEM, publicação da Editora Globo, o Camarote QUEM Ivete Sangalo, que é exclusivo para convidados, terá sua segunda edição no carnaval de Salvador em 2012. Com capacidade para 1.100 pessoas e quase o dobro do ano passado, o camarote terá cinco espaços temáticos e duas varanda de 20 metros de extensão, batizada de “As varandas de Ivete”.

O tema central – A Ilhéus de Jorge Amado – foi escolhido com base na idéia de homenagear a cidade baiana que ficou mundialmente conhecida através dos romances de Jorge Amado, homenageado do Carnaval de Salvador 2012.

As varandas de Ivete, que terá uma imagem de 13m de altura da cantora, receberá os artistas e celebridades que irão prestigiar o camarote. O grande balcão também terá um painel de led com 12 metros de extensão, interagindo com os foliões dos blocos e da pipoca.

Além disso, a varanda será equipada com um sistema de caixas e alto falantes que vai permitir que o som dos duetos musicais entre os artistas do camarote e os puxadores de blocos se propague para a rua, contemplando todos os foliões.

Essas mesmas varandas irão interligar dois casarões da orla de Salvador onde os convidados poderão usufruir de todas as mordomias oferecidas pelo camarote. Totalizando três andares de pavimentos, cada andar será decorado com diferentes temas: Artesanatos e Costumes de Ilhéus, Porto do Malhado, O Bataclan, Cores do Cacau e Gabriela, Cravo e Canela.

A boate do camarote está instalada no terceiro andar da primeira casa – batizado de “O Bataclan”, famoso bar de Ilhéus que era ponto de passagem obrigatória de boêmios, políticos, jagunços, intelectuais e marinheiros.

Serão diversos DJs animando as seis noites de carnaval durante os intervalos entre um trio elétrico e outro, incluindo os badalados DJ Giovannetti e DJ Paty de Jesus. E como o andar estará ambientado com o clima do Bataclan, haverá também um pequeno palco onde acontecerão pocket shows ao longo da noite.

O projeto arquitetônico do camarote foi assinado por Renato Bittencourt, enquanto a decoração e cenografia ficaram a cargo da Zum Brasil Eventos, sob o comando de Sandra Zamaroni.

A renda e as matérias primas típicas do Sul da Bahia serão bastante utilizadas, como palha, juta, fibra, bambu, vime e chita. Já o elemento que mais aparece nos cenários é o cacau, considerado o fruto de ouro que encontrou na região um dos melhores solos e clima para sua expansão. O cacau foi responsável pela projeção de Ilhéus e foi o principal ingrediente das obras do “Ciclo do Cacau”, de Jorge Amado: “Cacau” (1933), “Terras do Sem Fim” (1943), “São Jorge dos Ilhéus” (1944), “Gabriela, Cravo e Canela” (1958) e “Tocaia Grande” (1984).

O cardápio que será servido noite adentro também é inspirado, claro, na culinária de Ilhéus e do sul da Bahia. A chef de cozinha Patrícia Prazeres, do Ateliê Dedo de Moça, preparou um bufê apetitoso.

Entre os quitutes estão pratos como frigideira de maturi, arroz de auçá, capuccino de feijão branco com bacalhau, cumbuca de bobó de bacalhau e caldos de aipim com carne seca e de champignon com queijo emental. Alguns pratos, inclusive, foram batizados com temas do universo de Jorge Amado: Escondidinho Marítimo (bacalhau e camarão), Escondidinho Jubiabá (banana com carne de fumeiro), Tieta do Agreste (carne do sol com pirão de leite) e Casquinha Tenda dos Milagres (siri catado).

Já na parte de sobremesas, muitas surpresas estão sendo preparadas: copinho Gabriela Cravo e Canela (doce de banana, creme de ovos e canela), cocada de coco verde, quindim, bolinho de castanha do Pará com maçã, tortelete trufada de prestígio e merengata de limão com nozes.

Parceria com a QUEM

O sucesso da parceria que começou em 2011 garantiu a comercialização de quatro cotas máster de patrocinadores: Nova Schin, Renault, SKY e Seda, além do apoio de Avon, Morena Rosa, Banco do Brasil e Rexona. Com isso, o camarote se torna um dos pontos mais requisitados do Carnaval de Salvador.

As ativações de marca dentro do camarote irão oferecer conforto, mimos e serviços especiais aos convidados. A Seda, por exemplo, irá montar um salão de beleza para fazer cabelo e make up, enquanto o Espaço Relax SKY terá reflexologia e massagem para todos os que precisarem repor energias.

Já a Renault terá o espaço Funclick, disponibilizando fotos dos convidados impressas na hora ou enviadas via email e redes sociais. A Schin, por sua vez, fará todo o serviço dos bares.

Entre os apoiadores, as ativações também priorizam o folião do camarote. A Avon irá ambientar um túnel de fragrâncias logo na entrada principal, a Rexona fará brincadeiras com fotografia e redes sociais, enquanto a Morena Rosa, além de confeccionar as camisas do camarote, montará um Box de customização no meeting point (Pestana Bahia Hotel).

A Ilhéus de Jorge Amado

A internacionalização do cacau como importante produto agrícola transformou a São Jorge de Ilhéus na cidade do dinheiro e dos cabarés. Tudo começou com os latifúndios de cacau, posses de fazendeiros coronelistas, que mantinham seus trabalhadores praticamente em regime de semi-escravidão.

Depois desse período, o desenvolvimento e a riqueza da região atraíram capitalistas gananciosos, jogadores, exportadores e prostitutas, passando a configurar o “Ciclo do Cacau”.

É nesse cenário da zona cacaueira, incluindo as desavenças e riquezas trazidas pelo cacau, que se desenvolvem uma série de títulos de Jorge Amado, com personagens da vida real e histórias tiradas do cotidiano.

A obra do autor influenciada por Ilhéus tem várias fases: a primeira, centrada na problemática social (relação de classe); a segunda, mostra a movimentação da cidade, a sociedade e os costumes; a terceira e última, buscando o entendimento da cultura, das questões étnicas, da estória e formação do ilheense.

Sobre a Editora Globo

A empresa faz parte do maior conglomerado de empresas de Comunicação do País, as Organizações Globo. Fundada há 60 anos, tem no seu portfólio as marcas ÉPOCA, QUEM Acontece, Época NEGÓCIOS, Época SÃO PAULO, Marie Claire, Criativa, Casa e Jardim, Casa e Comida, Crescer, Autoesporte, Galileu, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Globo Rural e Monet.

Conectada plenamente com seus leitores e consumidores, a Editora Globo se faz presente em todas as plataformas, produzindo um jornalismo independente que antecipa as transformações da sociedade e ajuda a construir um mundo melhor.
Sobre Ivete Sangalo

Em 1999, depois de cinco anos de sucesso como vocalista da Banda Eva, a baiana de Juazeiro iniciou sua carreira solo e se tornou uma das mais importantes artistas da musica brasileira.

A cantora tem nove CD’s solo lançados (fora as coletâneas), quatro DVD’s e mais de 5 milhões de CD’s e DVD’s vendidos no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, mais de 30 marcas já tiveram a artista estrelando suas peças.

A carreira estável, personalidade marcante e a capacidade de se comunicar com os mais diversos e distintos públicos com a mesma naturalidade colocaram a cantora entre as cinco personalidades mais confiáveis pelo povo brasileiro, de acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo em 2010.

Ao todo, são mais de 200 fã-clubes registrados, o site oficial da artista recebe cerca de 350 mil visitas mensais e o seu perfil no Twitter possui hoje mais de 5 milhões de seguidores.

Em 2010 a artista gravou o O CD e DVD "Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo no Madison Square Garden", registro do show que Ivete Sangalo fez no templo do show business mundial em Nova York, para 15 mil pessoas. Ivete contou com as participações especiais de Seu Jorge, Nelly Furtado, o colombiano Juanes e o argentino Diego Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário