07/02/2012

Grupo de Capoeira Angola Pelourinho organiza encontro para discutir a arte de Angola no Forte da Capoeira

Realizado há 27 anos pelo Grupo de Capoeira Angola Pelourinho, o encontro do GCAP 2012 acontece entre os dias 9 e 12 de fevereiro, no Forte Santo Antônio Além do Carmo, conhecido como Forte da Capoeira por abrigar, desde 1983, este e outros grupos de capoeira.

O evento, que conta com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, tem o tema “Solta a mandinga ê, angoleiro!” e promoverá palestras, mesas-redondas, oficinas e rodas. O encontro conta, anualmente, com a participação de capoeiristas e interessados do Brasil e de diversos países.

Fundado no Rio de Janeiro em 1981 pelo Mestre Moraes, o Grupo de Capoeira Angola Pelourinho sempre teve como objetivo principal estudar a capoeira, da prática a discussão do papel social-político. O evento do GCAP existe desde 1985, e buscar discutir a capoeira da angola. O projeto pode ser visto como um encontro internacional já que reúne admiradores e capoeiristas do Brasil e de diversos países.

De acordo com Mestre Moraes, o evento busca promover o intercâmbio entre capoeiristas e conscientizá-los. “O nosso encontro deseja conscientizar os capoeiristas da importância cultural e política da capoeira. Queremos mostrar que fora a arte de jogar capoeira, existe nas entrelinhas o poder social da capoeira, do samba, da cultura afro; demonstrar os efeitos na política da nossa cidade. Pois a história da capoeira se confunde com a história do Brasil”, salienta o mestre. Durante o evento, será ainda comemorado o aniversário do fundador do grupo.

Professor da disciplina Estudos Culturais na Faculdade Jorge Amado e estudante de doutorado na Universidade Federal da Bahia com a temática “Globalização da Capoeira”, Mestre Moraes e o Grupo de Capoeira Angola Pelourinho trabalham em conjunto para difundir a cultura da capoeira, mas principalmente para demonstrar a sua importância política.

Os interessados em participar do encontro deverão se inscrever através do e-mail gcap.bahia@yahoo.com.br ou pessoalmente no dia e local do evento.

O investimento necessário para participar de todas as atividades como rodas e oficinas com os mestres e do almoço de confraternização no dia 12 é de 180 reais. As palestras são abertas ao público.

Serviço:

O quê? Encontro do GCAP “Solta a mandinga ê, angoleiro!”
Onde? Forte da Capoeira, Santo Antônio Além do Carmo
Quando? De 09 a 12 de fevereiro
Quanto? Investimento de R$180

Programação
Quinta-feira (09)

17h - Credenciamento
19h – Roda dos Mestres
Comemoração do aniversário do Mestre Moraes

Sexta-feira (10)9h às 11h – Oficina de capoeira com Mestres Moraes e Cobra Mansa
14h às 16h30 – Roda orientada: aspectos ritualísticos com Mestre Moraes
17h às 19h – Mesa redonda “O forte e a capoeira: passado e presente" 19h30 às 21h30 Roda de capoeira (restrita aos inscritos na oficina e aos mestres convidados)

Sábado (11)
9h às 11h - Oficina de capoeira com Mestre Moraes
14h às 15h – Papoeira – tema livre
15h15 às 16h30 – Interpretação de ladainhas com Mestre Moraes
17h às 18h30 – Palestra: “Em busca do Engolo: raízes da capoeira - (Mestre Cobra Mansa)
19h às 21h - Roda de capoeira (restrita aos inscritos e aos mestres convidados)

Domingo (12)
9h às 11h – Roda de encerramento aberta
12h – Feijoada para os inscritos e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário