03/02/2012

Itaú reforça presença no carnaval de Salvador com ação inédita na Praça Castro Alves

Praça recebe programação especial para população durante três dias de festa, em ação realizada em parceria com a Saltur e organizada pela Agência Tudo.

Cantada em prosa e verso, a Praça Castro Alves volta a ser palco do Carnaval de Salvador, neste ano. Durante os três dias de folia - de domingo à terça - a Praça recebe aproximadamente 12 artistas e bandas, que se revezam entre palco e trios elétricos, que farão shows gratuitos para a população, além de outras atrações que prometem agitar o Carnaval de Salvador, considerado uma das maiores festas populares do mundo.

Artistas como Carlinhos Brown, Moraes Moreira, Luiz Caldas, Saulo, Timbalada, Lazzo Matumbi, Filhos de Jorge e Magary Lord serão responsáveis por levar alegria ao povo, a quem, de fato, a Praça sempre pertenceu.

A iniciativa da ação, de ter um palco na Praça, é resultado da parceria entre a Saltur (Salvador Turismo) com o Itaú, que pelo quinto ano consecutivo é patrocinador do Carnaval de Salvador, apoia ações especiais e projetos sociais na capital baiana. A parceria busca ainda viabilizar trios sem corda, encontro de trios e interações com o palco criado no coração do carnaval baiano.

Além disso, o Itaú mantém o apoio a blocos tradicionais, que desfilam tanto no circuito Barra-Ondina como no circuito Campo Grande, o que evidencia o seu compromisso de ser uma empresa socialmente responsável. Todas as ações durante o carnaval são assinadas pela Agência Tudo, do Grupo ABC.

“Nosso grande objetivo ao criar esse palco e outras ações que teremos na Praça é fortalecer e revitalizar esse tradicional ponto da festa baiana. Com shows gratuitos e sem corda queremos democratizar ainda mais o carnaval da Bahia, valorizando artistas com forte ligação à cultura local”, afirma Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco.

De acordo com o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, o carnaval de 2012 ficará marcado pelo fortalecimento da Avenida e pela revitalização da Praça Castro Alves como palco dos grandes encontros da música baiana e do principal cenário de participação popular.

“A parceria com o Itaú tem superado todas as nossas expectativas. Extrapolamos a relação de patrocínio oficial, com a geração de conteúdo e fomento à cultura baiana, contribuindo decisivamente para o fortalecimento do circuito mais tradicional do carnaval. A mistura de música, tecnologia e entretenimento vai surpreender baianos e turistas que passarem pela Praça Castro Alves”.

Praça Castro AlvesAo montar o palco de cerca de 20 metros na Praça Castro Alves, uma das principais preocupações do Itaú é aproveitar ao máximo o espaço na região, deixando a maior área livre possível para os foliões. Nesse contexto, a Saltur desenvolveu um projeto especial para atender as necessidades solicitadas.

Para divertir os visitantes e os fazer passar por experiências inusitadas será instalada uma tirolesa de 190 metros de comprimento, intitulada de “atravessador de multidões”, que irá transportar os foliões de um lado para o outro da Praça, tudo isso gratuitamente.

A região também recebe uma programação visual com a história do carnaval no local, apresentada por meio de projeção mapeada nos próprios prédios históricos da região. Com isso, o público presente poderá, nos intervalos dos shows, ter entretenimento de qualidade e com conteúdo.

Todos os shows e demais ações de entretenimento serão realizados entre 18h e 1h, com o que há de mais moderno e tecnológico para garantir diversão máxima e gratuita à população e seus visitantes.

"A Praça é do povo e, por isso, vamos destinar espaço suficiente para que todos possam acompanhar as apresentações. Como baiano que sou, estou duplamente feliz: a iniciativa do Itaú em parceria com a Saltur permite não só a mim, mas a milhares de pessoas, baianas ou não, resgatar a Praça Castro Alves como local tradicional do Carnaval', comemora o soteropolitano Maurício Magalhães, presidente da Tudo.

Valorização da cultura local

Além do projeto Castro Alves, o Itaú manteve a distribuição de recursos que beneficia, sobretudo, os blocos afros, afoxés e associações ligadas a projetos culturais e sociais. Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Bankoma e Cortejo Afro são as instituições que receberão o apoio direto do banco. Em todos eles, o Itaú programa uma série de ações de ativação também preparadas pela Agência Tudo, com o objetivo de agregar ainda mais valor à festa.

O Itaú também apoia atitudes de artistas que realizam o carnaval para o povo, com um aporte de recursos a Carlinhos Brown e Luis Caldas, que saem em trios elétricos sem corda. "Em 2012 mantemos nossa estratégia de patrocinar blocos que beneficiem a sociedade com conteúdo de qualidade e sem custo, evidenciando a tradição e cultura locais. E esse nosso apoio permite que os blocos mantenham suas atividades ao longo do ano todo e não somente durante o período do carnaval", explica Fernando Chacon.

Parceria Itaú e Brown

O Itaú também patrocina iniciativas específicas capitaneadas por Carlinhos Brown, ídolo da festa baiana. Entre elas está o Camarote Andante, estrutura móvel que percorre o circuito Barra-Ondina de ponta a ponta, sem corda. Outra festa apoiada pelo Itaú é o Sarau du Brown, espetáculo quinzenal de verão no Museu Du Ritmo que reúne convidados e diversas linguagens artísticas, como música, dança, poesia e artes visuais.

Camarote Daniela Mercury

O Itaú também estará presente em um dos espaços mais concorridos do circuito Barra-Ondina, o Camarote Daniela Mercury. O banco contará com um lounge no camarote onde receberá seus convidados, além de promover ações como distribuição de acessórios para cabelos, batecos e outros brindes, promovendo a interação entre todos.

Itaú na Bahia

A atuação do Itaú na Bahia não se resume ao apoio de cinco anos ao Carnaval de Salvador. O Estado já começa o ano ganhando três novas agências. Em janeiro, o Itaú expande sua rede com novos pontos de atendimento em Salvador (Matatu), Juazeiro e levando sua primeira unidade para a cidade de Brumado.

Em dezembro de 2011, foram inauguradas outras cinco agências no Estado, três delas em municípios que não contavam ainda com a presença física do banco: Jacobina, Catu e Paulo Afonso. As inaugurações levam a rede do Itaú na Bahia a 111 pontos de atendimento. Desde fevereiro do ano passado, o Itaú abriu 12 agências na Bahia, sendo sete em cidades onde ainda não tinha ponto de atendimento, dentro de sua estratégia de expansão e com o objetivo de levar seus produtos e serviços a cada vez mais localidades do Brasil.

E tem previsão de inaugurar outras 12 unidades no Estado ainda em 2012, sendo 4 delas em Salvador.

No contexto cultural, o banco irá reformar o espaço de cinema da Praça Castro Alves, que passa a se chamar Espaço Itaú de Cinema a partir de junho. Seguindo o mesmo padrão dos complexos de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e do recém inaugurado em Brasília, o cinema exibirá filmes diversificados, privilegiando produções nacionais e independentes como forma de incentivo à democratização da cultura no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário