10/02/2012

Petrobrás apresenta documentário sobre o bloco afro Ilê Aiyê

Após o lançamento do videoclipe do bloco Ilê Aiyê com o rapper paulista Criolo, atualmente com mais de 110 mil visualizações em apenas 10 dias, o projeto “Que Bloco é Esse?” inaugura a nova temporada contando a história dos blocos afro para que o grande público conheça a verdadeira tradição do carnaval da Bahia.

O primeiro documentário do projeto já está disponível no endereço www.petrobras.com.br/queblocoeesse e no canal da Petrobras no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=w6yayr0WHA4. O vídeo conta um pouco da história do bloco Ilê Aiyê, primeiro bloco afro da Bahia, fundado em 1974.

Ilê foi um dos primeiros grupos a dar uma conotação política ao Carnaval e é, até hoje, um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento da identidade e do orgulho negro, mantendo viva a história de nossas raízes através da música e do som dos seus tambores. Os blocos Muzenza, Male Debalê e Cortejo Afro também terão seus documentários disponibilizados ainda este mês.

“Que Bloco é Esse?” é uma plataforma de conteúdo que visa promover o diálogo e a integração dos blocos afro com artistas consagrados do grande público e seu objetivo é disseminar não só os encontros musicais, como as histórias dos blocos afro nas principais plataformas de consumo jovem do país, sobretudo a internet. A Petrobrás, através deste projeto, investe para que os blocos afros do Carnaval de Salvador voltem a ter um espaço de destaque na cultura pop brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário