03/02/2012

Problemas de visão afetam desempenho escolar das crianças

A volta às aulas traz à tona um alerta que deve ser considerado na idade escolar, mas é pouco discutido. Os problemas na visão podem trazer sérios danos no que diz respeito ao desempenho do estudante.

Baixo rendimento escolar, preguiça, falta de atenção, dor de cabeça, baixa auto-estima e distração são alguns dos fatores que denunciam um problema na visão da criança. Nestes casos, o aconselhável que os pais levem os filhos a um oftalmologista antes do início das aulas.

Na opinião de Bruno Castelo Branco, oftalmologista que atua no Itaigara Memorial Hospital Dia, o ideal é realizar exames desde que a criança é bebê, para prevenir futuras complicações.

“Hoje existe uma rotina mais rígida, quando nos primeiros meses de vida, as crianças devem ser encaminhadas a um especialista para o teste do reflexo vermelho, e depois a pelo menos a cada dois anos. A visita antes da alfabetização é muito válida para evitar dificuldades”, afirma Castelo Branco.

Miopia, astigmatismo e a hipermetropia são as patologias mais frequentes. No caso da miopia a criança não consegue enxergar para longe. Na hipermetropia ela pode abandonar as atividades para perto pelo desconforto causado pela mesma.

Conforme dados disponibilizados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia em 2009, cerca de 30% das crianças em idade escolar no Brasil, apresentam problemas de refração que interferem em seu desempenho diário. Este número equivale a oito milhões de crianças com idade entre sete e 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário