13/02/2012

PROJETO AXÉ DESIGN DESFILA COLEÇÃO NO SARAU DU BROWN



Fotos: Tiago Lima.

Com estampas inspiradas em referências afro-baianas e criadas por jovens participantes do programa MODAXÉ, a multimarcas Projeto Axé Design, desfilou coleção inédita de moda étnica e contemporânea, dentro da programação do Sarau du Brown, ontem (12).

A coleção foi criada exclusivamente para o Sarau por Luciana Galeão, Juliana Rabinovitz, Karol Farias e Leila Da Cruz, com joias de Silvana Grappi, e é a sequência da que foi lançada, em agosto de 2011. Essa coleção marcou o começo de um novo momento para a Projeto Axé Design, que reúne novos e diferentes expoentes da moda baiana dentro do conceito de fazer moda com sustentabilidade, solidariedade, muito estilo e criatividade.

No desfile o público viu quatro looks de cada marca, todos criados em preto e branco. A coordenação e styling do desfile, assinado por Tininha Viana, destacou os looks exclusivamente criados pelas designers para o Sarau du Brown.

A coleção segue para a Itália, onde será lançada em exposição itinerante produzida pelo Projeto Axé Itália, que acompanhará a turnê da cantora Fiorella Manóia, uma das mais reconhecidas artistas italianas.

Comandados pelo cacique Carlinhos Brown, grandes nomes da música e da dança, como Paralamas do Sucesso, Stomp, Jerry Adriani e Márcia Castro também se apresentaram no Museu du Ritmo na mesma programação.



Moda social Projeto Axé Design

A parceria entre Luciana Galeão e a instituição Projeto Axé, está gerando várias novidades. Convidada em fevereiro de 2011 por Cesare de La Rocca, presidente do Projeto Axé, para coordenar e implantar inovações na loja da ONG, situada no Pelourinho, a designer criou a multimarcas Projeto Axé Design, reunindo inicialmente 15 nomes expressivos do design baiano que hoje criam produtos exclusivos para a loja.

A proposta multicultural da Projeto Axé Design, onde coexistem intensamente produtos e ações de moda, design e cultura, também terá nos próximos meses uma agenda cultural repleta de música, dança, exposições e performances de alta qualidade. O espaço da loja é projetado para propiciar belos encontros culturais.



Ampliando as ações sociais e pedagógicas historicamente realizadas pelo projeto Axé, a marca Projeto Axé Design, além de reverter suas vendas para a instituição, tem promovido oficinas profissionalizantes de design de moda e desenvolvimento de produtos, acentuando a criatividade dos alunos nas aulas de moda do programa MODAXÉ, mantidas no atelier da sua unidade pedagógica, no Centro Histórico de Salvador.

AS DESIGNERS

JULIANA RABINOVITZ

Ser um instrumento de diferenciação, uma forma de expressão do indivíduo, de comunicação com seu entorno e, principalmente, com os seus desejos mais íntimos. É isto que propõe a designer Juliana Rabinovitz, que trabalha profissionalmente no mercado de moda desde 2005.

Ela inicia agora uma nova fase para sua marca, lançando nova coleção de roupas e acessórios baseada em design de estamparia exclusiva, desenvolvida pela própria designer, que começará a ser comercializada em seu “lojelier” o espaço CASA 51 a partir do próximo mês de março.

Recentemente ela expôs este trabalho em design de estamparia na Indigo Salon Paris, como integrante do primeiro grupo de quatro marcas brasileiras a expor no evento, considerado a maior feira de estamparia do mundo.

A designer passa a oferecer também o seu serviço como designer de superfícies, no qual disponibiliza uma linha exclusiva de estampas à venda no seu “lojelier” e site ou o serviço de desenvolvimento sob encomenda.



KAROL FARIAS

Karol Farias criou-se em meio ao mercado publicitário baiano e pelas artes. No primeiro caso, por seguir os passos de seu pai e outros familiares. No segundo, por ser apaixonada por sua terra, rica em aspectos culturais provenientes de uma mistura natural de raças e credos.

Ela flerta com a moda desde pequena e, em 2010, decidiu focar nesse caminho, investindo em cursos de modelagem e desenho de moda. Ela surpreendeu com três coleções apresentadas no concurso de Novos Talentos do Barra Fashion Mall 2011 e foi umas das vencedoras.

Em janeiro de 2012 participou pela primeira vez do Rio Fashion Business em conjunto com outros estilistas locais, levando sua coleção Outono-Inverno 2012, inspirada na personagem Valentina de Guido Crepax. Durante o Fashion Business, a estilista firmou parcerias e a partir de março as suas peças também poderão ser encontradas em algumas multimarcas fora da Bahia. Karol Farias abre o seu ateliê em abril deste ano.

LEILA DA CRUZ

Vencedora da edição 2009/2010 do Concurso Novos Talentos do Barra Fashion, Leila Da Cruz é graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Bahia e desenvolve projetos na área de Design, com ênfase em moda e produto. Entre as suas atividades, está a criação de roupas e acessórios para as marcas Leila Da Cruz e Gaüche, nesta última, Leila produz camisetas masculinas com abordagem urbana. A estilista desenvolve, ainda, pesquisa de produtos na área de calçados e é designer de joias.

SILVANA GRAPPI

Formada em estilismo em Paris e reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais por sua sensibilidade artística, as criações de Silvana Grappi são influenciadas pela arte e cultura e inspiradas pelas formas e estruturas da natureza. Sua trajetória profissional se entrecruza em diversos campos da moda, arte, joalheria e design.

Com a proposta de produzir joias especiais, os detalhes são minuciosamente trabalhados à mão, o que confere a cada peça um toque único e pessoal. Alem de ouro, prata e gemas, ela usa rendas, madeiras, fibras, tecidos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário