28/02/2012

Quarta-feira é dia de Gnocchi da Fortuna do Alfredo di Roma



Foto: André Fernandes.

O italiano têm um bom motivo especial para o Festival do Gnocchi da Fortuna de fevereiro: a data marca o ano bissexto.

Se a supertição diz que a sorte chega para quem come gnocchi todo dia 29, imagina quando isso acontece num ano bissexto?

Por isso, nada mais justo que correr para o melhor italiano de Salvador* para curtir o Festival do Gnocchi da Sorte do Alfredo di Roma 18 anos e, de quebra, garantir a sorte para os próximos 30 dias.

A edição de fevereiro do Gnocchi da Fortuna do Alfredo acontece nesta quarta-feira, 29, no almoço e no jantar, e apresentará cinco variedades do prato, todas exclusivamente elaboradas pelo chef Mairton Oliveira para a casa.

Mesmo mantendo a base da massa tradicional, feita de batata, o chef lança variações de misturas e molhos arrojados, para todos os paladares, que prometem fazer sucesso.

Mais parecido com o original, o Gnocchi com mozzarella, pomodoro e rúcula promete agradar todos os paladares. Para os mais ousados, Gnocchi de espinafre, com foundie de queijo e telha de parmesão, Gnocchi de batata com ragú de filé mignon e legumes e Gnocchi verde com molho de camarão com catupiry, serão a possibilidade de brincar com uma tradição experimentando pequenas joias da gastronomia italiana.

Falando em tradição, no Gnocchi da Fortuna do Alfredo ela será seguida a risca. O prato será servido sobre a nota de dinheiro, que deverá ser guardada até o final do mês seguinte, e os clientes poderão aprender como seguir todo o ritual, que determina que os sete primeiro “gominhos” sejam consumidos vagarosamente, um de cada vez, mastigando sete vezes, enquanto mentalizam o pedido.

A nota embaixo do prato remete à história do surgimento do ritual de sorte: conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e pobre.

Apesar disso, eles dividiram o pouco gnocchi que comiam com o andarilho. Cada um recebeu 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Desde então, acredita-se que comer gnocchi todo dia 29 comer traz fortuna.

Um detalhe é que, para os pratos do Gnocchi da Fortuna do Alfredo, chef Mairton teve o cuidado de elaborar uma massa leve e saborosa, fiel aos princípios do prato originalmente elaborado no centro-norte da Itália, região onde existia uma resistência ao domínio do espaguete. No entanto, optou pela base da receita que dominou o resto do país no final do século XVI, quando o gnocchi, depois de produzido com vários tipos de farinhas, chegou à celebrada receita à base de batata.

O que: Gnocchi da Fortuna do Alfredo

Quando: todo dia 29, no almoço e no jantar

Onde: Restaurante Alfredo di Roma

Aberto todos os dias, das 12h às 15h, das 19h às 00h00

Texto do cardápio, mostrando como seguir o ritual para a clientela:

Seja bem vindo ao ritual do Gnocchi da Fortuna do Alfredo di Roma.

Seguindo a tradição secular do centro-norte da Itália, você deve comer os sete primeiro “gominhos” vagarosamente, um de cada vez, mastigando sete vezes, enquanto mentaliza o seu pedido.

Quando terminar, pegue a nota que está debaixo do seu prato e a deixe dentro da carteira pelos próximos 30 dias. O ritual lhe trará fortuna, além de uma volta à história da Itália tradicional.

É que o ritual repete à história da família do vilarejo do norte da Itália que foi agraciada por São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro. Perambulando como andarilho, faminto, o santo bateu à porta de uma casa muito pobre para pedir comida e foi acolhido com amor.

A família dividiu o pouco gnocchi que possuía com o estranho, cada um recebendo apenas 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu e se foi. Quando voltou para limpar a mesa, a mãe encontrou muito dinheiro debaixo de cada prato. Desde então, acredita-se que comer gnocchi no dia 29, traz sorte e dinheiro. Tente a sua!

*segundo a Veja Comer & Beber 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário