30/03/2012

Homenagem da Arte de Viver aos 50 anos da Associação Ajuda Social à Criança terá programa artístico com intervenção de Bel Borba

A Arte de Viver, instituição que no Brasil representa a Fundação Internacional Arte de Viver, com sede na Índia, vai homenagear os 50 anos da Associação Ajuda Social à Criança, no próximo domingo, 1º de abril, às 9 horas, com uma atividade comandada pelo artista plástico Bel Borba.

Ele vai fazer uma intervenção artística nos muros da casa onde funciona um abrigo para menores mantidos pela associação, na Rua Wanderley de Pinho, 3, Itaigara. A pintura será realizada pelo artista com as 26 crianças e adolescentes que atualmente residem no espaço.

Para Bel Borba, esta promete ser uma “experiência enriquecedora” e espera que todos estejam muito à vontade para participar: “A ideia é que seja uma coisa despretensiosa e simples, mas que tenha como resultado um mural com a cara deles. Criar faz bem para a autoestima.

Para mim o desafio vai ser fazer um jogo de estímulos para que eles consigam enveredar por uma série de ícones que façam sentido para as crianças e para a associação”. No final, Bel deseja que o trabalho possa mandar um “recado”: “Que seja um estímulo à iniciativa voluntária, que é muito importante, necessária e muito prazerosa”.

Dirigida pela voluntária social Maria Othilia Fiúza, de 84 anos, a associação foi fundada em 2 de abril de 1962 e mantém o abrigo e a Creche Escola Ajuda Social à Criança com recursos do Município, Estado e União, além de contribuições de sócios e doações particulares. Nessas cinco décadas, já deu amparo, carinho, alimentação e educação a mais de sete mil menores carentes.

A partir do encaminhamento do Juizado de Menores, Conselho Tutelar e Ministério Público, o papel da associação é promover a reintegração social das crianças e adolescentes, preparando cada uma delas para o retorno ao seu lar de origem ou para a adoção.

MEDITAÇÃO - Desde novembro a Arte de Viver vem realizando um trabalho educativo com as crianças do Abrigo Ajuda Social à Criança por meio da ação de 60 jovens voluntários, todos egressos dos cursos Yes! Plus.

A iniciativa dos voluntários da Arte de Viver é toda pautada em valores humanos, base dos cursos de yoga, meditação e respiração ministrados pela Fundação Internacional Arte de Viver. “Eles aprendem técnicas de respiração, yoga e meditação, que não só minimizam os efeitos do estresse cotidiano, como despertam seus melhores sentimentos, como o respeito e a solidariedade”, explicam Mariana Brasil e Suely Penha, coordenadoras do grupo.

Psicólogos, artistas, atletas e estudantes de diferentes áreas do conhecimento estão entre os jovens voluntários empenhados em dar sua contribuição para o desenvolvimento e bem-estar dos menores carentes do abrigo.

“Fazemos um trabalho educativo”, sublinha Suely. Aos sábados, a Arte de Viver dá aulas de yoga e meditação para os residentes, e, aos domingos, os voluntários realizam uma programação interativa com atividades lúdicas e educativas, no espaço.

“É um intercâmbio. Ambas as partes ganham com as experiências”, diz Mariana. Para os menores que estão aprendendo a meditar, essa troca já se reflete em seu comportamento. De acordo com Suely, “elas já começam a se mostrar mais tranquilas e organizadas”.

Fundada na Índia, em 1982, por Sri Sri Ravi Shankar, a Fundação Internacional Arte de Viver é uma das maiores ongs de voluntariado do mundo. Seus projetos sociais já beneficiaram mais de 30 milhões de pessoas. Desde 1994 a instituição está creditada como consultora do Conselho Econômico e Social da ONU.

Serviço:50 anos da Associação Ajuda Social à Criança
O que: Intervenção artística com Bel Borba
Onde: Abrigo Ajuda Social à Criança (Rua Wanderley de Pinho, 3, Itaigara)
Quando: Domingo, 1º de abril, às 9 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário