30/03/2012

“A Paixão de Cristo” terá apresentações populares na Concha Acústica do TCA



Créditos das fotos: Shirley Stolze.

A capital baiana é palco, pela segunda vez consecutiva, para a encenação do espetáculo “A Paixão de Cristo”, durante a Semana Santa. São cinco apresentações populares, de 05 a 09 de abril, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, sempre às 18h30. Com um conceituado elenco encabeçado por Regina Dourado (Maria) e apresentando Márcio Bernardes (como Jesus Cristo), o espetáculo tem direção de Paulo Dourado e segue uma linha de teatro épico.

O texto se baseia nos evangelhos para narrar a vida e a obra de Jesus Cristo, desde o nascimento até a sua ressurreição, na maior e mais conhecida história de todos os tempos.



A Paixão de Cristo conta com grande elenco, composto por 50 reconhecidos atores baianos, em que as presenças de Andrea Elia (Maria Madalena), Luiz Pepeu, Urias Lima, Narcival Rubens, Edlo Mendes, Joana Schnitmann e Cristiane Veigga se ligam em cena à participação especial dos 25 jovens atores do PIM (Projeto de Iniciação Musical) do bairro de Coutos.

Além disso, um coro de 100 vozes, dirigido pelo maestro Dilton César, completa os integrantes da equipe no palco. Tudo alinhado com a música do espetáculo, que é uma grande compilação de composições clássicas de domínio público, criada pelo diretor musical Paulo Cunha.

Realizando um projeto único no cenário cultural da Bahia, o diretor Paulo Dourado espera a presença de 27 mil espectadores durante os cinco dias da encenação. Por isso a escolha da Concha Acústica, que é grande o bastante e apenas no ano passado voltou a receber uma apresentação de teatro - depois de uma década de vazio! A empreitada cênica segue uma linha épica, baseada no belo e poético texto dos evangelhos e é pontuada por expressões da Língua Portuguesa arcaica.

“Nossa proposta artística é a da realização de uma linguagem de teatro clássico. Essa é a forma adequada para apresentar para o público atual a celebração da histórica d’APaixão de Cristo, que é a mais permanente e profunda entre todas as tradições culturais de todo o mundo ocidental”, afirma Dourado.



Apesar disso, a produção contempla elementos contemporâneos e tecnologia de ponta na iluminação cênica e na sonorização ao vivo, além de muitos efeitos especiais coordenados por Fritz Guttmann, como o vôo do arcanjo Gabriel e a ascensão de Cristo. Os ingressos podem ser trocados gratuitamente por 1kg de feijão ou arroz na bilheteria da Concha Acústica do TCA, das 12h às 18h. Mais informações podem ser adquiridas pelo e-mail cadastropaixao@gmail.com ou pelo telefone: 3012-6483.

Calendário anual na Concha

“Fazer teatro na Concha é um grande desafio, pois é preciso ter o controle de uma grande platéia”, afirma o diretor. Mas a idéia de Paulo Dourado é fazer com que o espetáculo continue sendo um evento fixo no calendário cultural anual de Salvador. Por isso, a realização d´A Paixão de Cristo, ano após ano, pretende reafirmar a importância formadora e educativa da mensagem do Cristo com vistas ao humanismo, paz, tolerância e sabedoria. “No ano passado, primeiro ano do projeto, foram quatro apresentações e todas estavam lotadas”, lembra ele.

Ambicioso, o projeto transcende o plano artístico-religioso e preenche um vazio cultural que gera repercussão nos planos turístico e econômico. “Sempre faltou um espetáculo grandioso e aberto ao público sobre o tema na Bahia, que é depositária de um acervo de arte sacra de proporções mundiais”, lembra Dourado. Com isso, pretende-se contribuir para visita do público aos grandes acervos sacros presentes em Salvador e no Recôncavo Baiano.

Ao longo das últimas décadas ressurgiram espetáculos contemporâneos sobre a Paixão de Cristo, produzidos com recursos tecnológicos de ponta e elenco de excelência artística, voltados para a atualização e ressignificação desse grande marco de unificação dos povos. A Paixão de Cristo de Paulo Dourado, além de estimular o mercado cultural do estado, não tem missão diferente desta: pensar o verdadeiro sentido da Páscoa.

Ficha Técnica

Direção - Paulo Dourado

Direção de elenco – Gideon Rosa

Trilha Sonora - Paulo Cunha

Figurino – Miguel Carvalho

Cenografia – Zuarte Júnior

Cenotécnico - Yoshi Aguiar

Maestro – Dilton César

Efeitos Especiais – Fritz Guttman, Adson Leite

Assessoria de imprensa - Gabriel Monteiro

Coreografia – Jorge Santos

Produção Executiva - Ana Paula Carneiro, Mel Meireles, Antonio Lucas, Cida Lima Barreto

Assistente de Direção - Adalberto da Palma

Coordenação do PIM – Elísio Lopes Filho e Antônio Ferreira

Apresentando: Márcio Bernardes como Jesus Cristo;

Participações Especiais: Regina Dourado (como Nossa Senhora) e PIM - Projeto de Iniciação Musical (25 jovens atores do bairro de Coutos)


Elenco:

Agnaldo Lopes / Amós Eber / Andréa Elia / Andrea Villela / Antônio Fábio / Bira Freitas

Bruno Sousa / Ciro Sales / Cristiane Veigga / Danilo Novais / Edlo Mendes / Hamilton Lima

Jeferson Oliveira / Joana Schnitmann / João Paranhos / Jussara Mathias / Luísa Proserpio

Luiz Pepeu / Marcelo Augusto / Marcos Galdino / Maurício Sérgio Aquery / Narcival Rubens

Paulo Borges / Urias Lima / Vitório Emanuel / Anderson França / André Nunes

Audrey Consiglio / Bruno Bozetti / Caio Valente / Camila Ribeiro / Diego Alcantara

Diego Valle / Ednei Alessandro / Elcian Gabriel C. da Silva / Evaldo Maurício / Felipe Velozo

Ismael Marques / Jair de Oliveira / João Marcelo Britto / João Paulo Saraiva / Julio César Mello

Kekeu Nery (Cleide Nara) / Leide Raquel Argollo / Lika ferraro / Mario Bezerra / Marise Urbano

Rafael Sales Santos Rocha / Reilan Almeida / Sarah Corral / Tainara Urrutia / Tina Ribeiro

Verônica de Macedo / Vinicius Bustani Valente / Vitor Nascimento Vitório / Yanna Vaz Lopes

Serviço

Espetáculo: "A Paixão de Cristo”
Data: 05 a 09 de abril de 2012 (5 apresentações populares), durante a Semana Santa
Horário: 18h30
Local: Concha Acústica do TCA

Ingressos: 1kg de arroz ou feijão (troca na bilheteria da Concha Acústica, das 12h às 18h)
Mais informações: (71) 3012-6483

Nenhum comentário:

Postar um comentário