![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_9cNSqkkdKg3wlNRAD7iyBbjnMgzZy8skbBPlGR9koA3gLeuxOKgLmACr6hcV1_YmXYX-oG8dIEzOPdB0DvGw_Ywwv4ldPPfiTT8GKZqgvtO-bTUS2CRAdoNzNbEjL3SBMKg3Zh0t-Q0/s320/_ROD3685.jpg)
Trem turístico cultural e gastronômico vai percorrer 13 municípios do Recôncavo baiano, Região Metropolitana de Salvador e Litoral Norte.
Pelo segundo ano consecutivo, o “Projeto Transbaião - A Cultura Viaja Aqui”, um trem turístico, cultural e gastronômico vai percorrer 13 municípios do Recôncavo baiano, Região Metropolitana de Salvador e Litoral Norte. Neste sábado (16) o trem vaifazer a primeira das seis viagens previstas para os meses de junho e julho, saindo da Estação de Dias D´Avila rumo à Camaçari, onde os convidados serão recepcionados com uma série de eventos, com apresentação de quadrilhas e trios nordestinos. As ações do projeto iniciaram no último dia 12, com diversas ações nos municípios.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0CRJkmUU-Xvfk_doupUAKhMZk2tZCKNsq-G-OssF6X04fubttkRSt_3e5q9BxGfN6N8lq4z0fgM_HT4WE2EVSk-lI32bCbzJ4eJGpzWV3XYLj8AnPRCTQk87SBPGIoq0AvczBBh6pt18/s320/_ROD3920.jpg)
Já no domingo (17.06) o trem faz sua segunda viagem, partindo de Camaçari para o município de Simões Filho. Lá vai acontecer a ação Cinema na Praça, palestras e oficinas para a população sobre reciclagem,reaproveitamento do óleo de cozinha por bares/restaurantes (Programa Papa Óleo), consumo consciente de bebida alcoólica, Programa de educação ambiental –recuperação matas ciliares e áreas degradadas, além de apresentação de GruposCulturais, trios nordestinos e quadrilhas juninas apresentadas pelos integrantes das escolas União da Bahia (Casamento na roça), Adroaldo Ribeiro (quadrilha junina), Pe. Luiz Palmeira (homenagem a Luiz Gonzaga) e Escola Clarice Ferreira ( músicas juninas)e shows com Duda Menezes, Alpercata de Arrasto e Pé de serra Veneirão do Forró.
O trecho Conceição de Feira - Cachoeira será feito no dia 25 de junho, dia no qual a cidade torna-se capital do Estado. Já no dia 29.06, o percurso Catu-Alagoinhas vai ser contemplado. Para finalizar, nos dias 30.06 e 01 de julho, o trem turístico percorrerá o trajeto Alagoinhas - Entre Rios, até a localidade de Lagoa Redonda, terra do cantor e compositor Lindu, do Trio Nordestino. Os convidados partem de Salvador em um ônibus temático até o município de onde o trem parte.
O Transbaião homenageia este ano os cem anos de um Rei: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, um dos cantores populares mais amados do Brasil que divulgou para todo o país a cultura nordestina, com os ritmos do baião e do forró. O Transbaião foi concebido e desenvolvido pelo afilhado do cantor, o hoje deputado federal pela Bahia Luiz Argôlo, que para idealizar o projeto se inspirou no padrinho que fazia o percurso do Nordeste ao Sul apenas sob os trilhos.
Além de homenagear Gonzagão, o Projeto Transbaião pretende criar um novo e forte circuito turístico, revitalizar a riqueza cultural e gastronômica nos municípios, fomentar o desenvolvimento local sustentado com a agricultura familiar, promover a capacitação da mão de obra e gerar emprego e renda na região.
A malha ferroviária por onde o Transbaião vai passar - um circuito de 272 quilômetros - resgata a tradição do trem de passageiros desativada há 31anos. Ano passado, também em caráter experimental, o projeto passou por estes municípios com vagões repletos de convidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário