28/06/2012

VERNISSAGE DE NEWTON MESQUITA MOVIMENTA RODIN BAHIA


Fotos: Nathalia Miranda.

O paulistano Newton Mesquita foi recebido com grande público de apaixonados por arte na abertura da exposição Fazendo Gente, na noite da última quarta-feira (27), no Palacete das Artes– Rodin Bahia, na Graça.


O também arquiteto, que já realizou 51 exposições individuais de pintura, desenho, aquarela, gravura, fotografia, objeto e escultura, esteve acompanhado da esposa e curadora Luciana Gallo e Denisson Oliveira, galerista e representante do artista na Bahia, onde já expôs outras cinco vezes.


A mostra, que ficará em cartaz até o dia 2 de setembro, nasce da observação de Newton Mesquita de que “Quase ninguém mais faz gente. Não no sentido bíblico, mas pictórico”. São, ao todo, 52 quadros mostrando "gentes". Homens vestidos e mulheres nuas. Figuras inteiras, grandes, com cores fortes. Muitos personagens aparecem de costas, andando ao acaso, de mão no bolso, passando uma expressão contemplativa, mesmo que não se vejam os rostos.


As mulheres estão sempre nuas. Comparadas com a placidez poética dos homens andando ao léu, elas são um choque de cor e de sensualidade. Deu às figuras tons realistas, assim como a obra de Newton Mesquita, que também é realista, sem ser hiper. Ele não gosta de rótulos, pois não são necessários. Basta passear pelos quadros e absorver essa dimensão de intimidade, de participação, dada pelo desenho preciso e pela atmosfera insinuada.


SERVIÇO:

Exposição Fazendo Gente

Newton Mesquita

Palacete das Artes– Rodin Bahia

Rua da Graça, 289,Graça.

27 de junho a 2 de setembro

Visitação: de 3ª a 6ª (13 às 19h); sáb. e dom. (14 às 19h);

Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário