03/08/2012

Literatura de Cordel chega ao bairro de Sussuarana


A magia da Literatura de Cordel, que já tem espaço garantido no bairro da Boca do Rio, chegará à Sussuarana neste domingo (05) com mais uma etapa do projeto Cordel na Boca – ganhador do Edital Mais Cultura, na categoria Literatura de Cordel Patativa do Assaré, do Ministério da Cultura (Minc). A ação que pretende formar jovens multiplicadores da Boca do Rio chega a suasegunda etapa.

A ideia agora é visitar outras comunidades e instituições de Salvador e levar o conhecimento absolvido nos últimos meses nas formações que ocorrem desde maio. A primeira beneficiada nesta segunda etapa está localizada no bairro de Sussuruana e trata-seda ONG Oloruns da Arte.

O primeiro estágio do projeto resultou na criação de 30 livretos de cordel que serão expostos em uma mostra prevista para o dia 26 de agosto. A programação da mostra prevê ainda a realização de uma típica feira popular nordestina e recital dos cordéis produzidos durante o Cordel na Boca. De acordo com a jovem Marcela Lima Góes, o aprendizado foi prazeroso e intenso. “Aprendemos brincando. Foi desafiador trazer a linguagem de cordel para o corpo e para a voz. Tive dificuldade de encontrar a rima certa e isso nos desafiou constantemente. Nosso papel será agora passar adiante este conhecimento e contribuir para que ocordel continue vivo em nossa cultura”, explica.

O projeto Cordel na Boca, realizado pela ONG Bumbá – Escola de Formação Artística, ocorre desde maio e formou 15 jovens que tiveram oportunidade de mergulhar na história do Cordel, nos principais autores, e foi realizado com visitas guiadas, produção literária, dramatizações, entre outros momentos pedagógicos que pretenderam introduzir os jovens atendidos cada vez mais neste universo ainda pouco explorado pela maioria – a Literatura de Cordel.

SERVIÇO

O quê: Projeto Cordel na Boca

Onde: Espaço de Dona Joana - Rua direta de Sussuarana, Av. Ulisses Guimarães
(ao lado do restaurante Ki Delícia, próximo ao Fórum da Justiça)
Quando: às 09h

Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário