29/08/2012

MAM-BA expõe produções em audiovisual do projeto FACMIL


Mostra apresenta vídeos, instalações e mapas interativos criados pelos alunos dos cursos de iniciação e formação continuada em mídias locativas.

Arte, tecnologia e experimentações interativas ganham os espaços do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) nesta sexta-feira (31/08), às19h, para discutir questões sobre a cidade, deslocamento e interação social. As produções artísticas, entre vídeos, instalações e mapas interativos, fazem parte de Outros mundos, outras histórias– Mostra FACMIL 2012, aberta à visitação gratuita até 30 de setembro, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.

A exposição apresenta os trabalhos produzidos pelos alunos dos cursos de iniciação e formação continuada do Projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL), realizado no museude março a agosto deste ano. O projeto inaugurou o espaço LABMAM, que abrigará o desenvolvimento de projetos ligados às tecnologias digitais.

Durante o período de exposição, o público pode conferir 11 vídeos exibidos no Cinema do MAM, das 13h às 14h50, a exemplo de Mestres do Samba, que aborda a história do ritmo musical naBahia como um elemento de resistência na cultura brasileira; Um jeito Amoroso do Inacabado, que faz um paralelo entre o vazio e abandono no amor e na cidade; e De Hoje A Oito, sobre o bloco carnavalesco de mesmo nome, que reúne artistas e amigos do samba no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, centro de Salvador.

Além dos vídeos,serão apresentados quatro instalações interativas e dois mapas artísticos, que proporcionam aos visitantes acompanharem diferentes caminhos da Salvador atual e antiga, através de fotos e vídeos. A mostra conta ainda com um videomapping, projetado na fachada da Capela do MAM durante o evento de abertura, no dia31/08, a partir das 19h. O trabalho mostra o verde, os animais, as pessoas, esculturas e a estrutura arquitetônica localizada no entorno do museu, através de imagens que trazem visões diferentes da paisagem.

A curadora e coordenadora pedagógica do FACMIL, Karla Brunet, explica que o projeto começou a partir do desejo de experimentar com mídias digitais e expressar as inquietações artísticas. “No decorrer de seis meses de trabalho, criaram-se janelas de escape para outros lugares e narrativas. A mostra é uma coletânea dos sonhos, imaginação, narrativas, ideaise fantasia dos participantes”, ressalta.

CURSOS –Todos os trabalhos presentes na exposição foram realizados pelos alunos durante dois cursos distintos: Iniciação, para jovens a partir de 16 anos, principalmente estudantes e participantes de ONGs; e Formação Continuada, voltado para artistas, universitários e profissionais que trabalham com audiovisual, eletrônica e design. As aulas foram ministradas por renomados profissionais das áreas de cultura, artes e tecnologias, como Karla Brunet,Wallace Nogueira, Paulo Alcântara, Jarbas Jacome, Marcela Costa, Josias Pires,Danillo Barata, Marcelo Mattos, Toni Oliveira, Ricardo Brazileiro e RicardoRuiz. Além dos cursos, o projeto realizou quatro encontros formativos abertos ao público, cada um referente aotema do módulo discutido nos cursos de iniciação e de formação continuada.

O FACMIL é patrocinado pela Oi e Governo da Bahia, através do Fazcultura – Programa Estadual de Incentivo à Cultura do Estado da Bahia, com apoio da Oi Futuro, realização da Cardim Projetos e Soluções Integradas e coprodução do MAM-BA.

Outros mundos, outras histórias – Mostra FACMIL 2012
Local: LABMAM e Cinema do MAM-BA
Abertura: 31 de agosto, às 19h
Visitação da mostra: 1º a 30 de setembro, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das14h às 19h
Mostra de vídeos: terça asexta, de 13h às 14h50, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 15h50
Gratuito

End.: Museu de Arte Moderna da Bahia, Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão
Informações: 71 3117 6139 | www.mam.ba.gov.br| bahiamam.org/labmam

Nenhum comentário:

Postar um comentário