23/08/2012

PROJETO COZINHA BRASIL DÁ DICAS DE RECEITA A MORADORES DA CIA/AEROPORTO


Iniciou nesta terça-feira, 21, o Projeto Cozinha Brasil, iniciativa da Concessionária Bahia Norte, em parceria com o SESI. No primeiro dia de aula, os moradores das comunidades ao longo da CIA/Aeroporto aprenderam alternativas para o aproveitamento integral dos alimentos, além de promover a saúde e a qualidade de vida em regiões menos favorecidas


Cerca de três turmas aprenderam a fazer o “Suco da Horta” e “Requeijão com talos de couve”. São receitas que utilizam ingredientes saudáveis, com valor nutricional garantido. O curso será realizado no pátio da CEASA da CIA/Aeroporto até a próxima sexta-feira, 24. As aulas são ministradas na Unidade Móvel do SESI (caminhão adaptado em cozinha-escola), com utilização de recursos audiovisuais, ministradas por nutricionistas capacitadas em Educação Alimentar.

Suco da Horta

Ingredientes:

2 xíc. (chá) de couve manteiga

1 litro de água

1 xíc. (chá) de polpa de maracujá

2 xíc. (chá) de açúcar

½ xíc. (chá) de suco de limão

Modo de Preparo:

Lave bem as folhas de couve, pique-as, coloque no liquidificador e bata com a água. Acrescente a polpa de maracujá e bata rapidamente. Coe e junto os demais ingredientes.

Sirva bem gelado.

Tempo de Preparo: 20min

Calorias (porção): 284,40 Kcal

Dica: Boa fonte de vitamina E

Requeijão com talos de couve

Ingredientes:

1 colher de sopa de Cebola

1 dente Alho

2 colheres sopa de Azeite

1 xícara de chá de Talo de couve

2 xícaras café de Vinagre

3 xícaras de chá de Leite

2 colheres de sopa de Margarina

Sal a gosto

Modo de Preparo

Doure a cebola e o alho no azeite e refogue os talos de couve. Reserve. Junte o vinagre ao leite fervido e gelado e deixe coalhar. Coe a coalhada e leve ao liquidificador com a margarina e o sal. Bata até ficar cremoso. Acrescente os talos refogados e misture. Sirva com torradas.

Dica: Os talos de couve podem ser substituídos por talos de agrião ou espinafre.

Calorias (porção): 51,77 kcal

Nenhum comentário:

Postar um comentário