06/08/2012

TEDx Pelourinho 2012 pretende compartilhar ideias para melhorar o cotidiano de Salvador TEDxPelourinho 2012 pretende compartilhar ideias para melhorar o cotidiano de Salvador

O evento ocorre em setembro, mas as equipes já estão mobilizadas para identificar palestrantes e ideais criativas que podem transformar a vida na cidade.

Ótimas ideias que merecem ser espalhadas para melhorar o trânsito, a saúde, a educação, os recursos naturais em Salvador. O TEDx Pelourinho,volta à capital baiana, em 11 de setembro, às 9h, no Palácio Rio Branco, com otema “Cidade Inteligente”. O conceito que extrapolou os muros da Academia tem sido debatido no mundo inteiro com foco a modernizar as relações humanas, aumentar a qualidade de vida da população e, principalmente, pensar em saídas sustentáveis para a vida nas grandes cidades.

Para ajudar a identificar esses criativos palestrantes, que darão exemplos práticos do novo modelo de vida, a equipe do TEDx convidou nomes como a cineasta Cecilia Amado, Isaac Edington, presidente do Instituto Eco Desenvolvimento; Ricardo Galvao, CEO da TOTVS Bahia; Pedro Dourado sócio da agência Uranus 2; a publicitária Sonia Maria Haas.

Os curadores terão a missão de selecionar palestrantes para esta segunda edição do evento que serão identificados e convidados a compartilhar suas experiências e ações inovadoras para transformar a cidade de Salvador emuma cidade mais inteligente e sustentável. A ideia é compartilhar ideias simples que poderão ser multiplicadas por qualquer pessoa.

O evento, que já foi consagrado no ano passado como o primeiro TEDx do Nordeste, é independente e auto-organizado, seguindo o modelo e critérios do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design),e surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia, EUA , para apresentar “ideias que merecem ser espalhadas” e que contribuam para um mundo melhor.

O TED internacional já teve como palestrantes o ex-presidente americano Bill Clinton, o seu vice Al Gore, ocantor Bono Vox, do U2, BillGates, fundador da Microsoft, e a atual primeira-dama dos EUA,Michelle Obama, entre outras personalidades. A conferência também já apresentou muitas outras pessoas menos conhecidas, mas não menos inovadoras e criativas.

No ano passado, o TEDx Pelourinho, teve mais de mil inscritos e ocorreu no Terreiro de Jesus, naFaculdade de Medicina da UFBA sendo transmitido para quase 40 países. O evento, em sintonia com os movimentos globais de transformação a partir da troca de ideias potencialmente transformadoras, reunirá palestrantes convidado em torno do tema Cidade Inteligente.

Seguindo o espírito do TED, as palestras são sempre concisas e ricas em conteúdo. Cada expositor é desafiado a ministrar “a melhor palestra de sua vida” em cerca de 15 minutos e orientado a se concentrar em uma única ideia! Permeadas de emoção e entusiasmo, as palestras são um convite à reflexão e inspiram o espectador a adotarem atitudes de criatividade e inovação, a partir dos exemplos concretos das ideias compartilhadas.

Números

O TED internacional compõe hoje, além dos ciclos de conferências e outras ações integradas, uma plataforma online com cerca de 800 palestras em vídeo no site ted.com, a maioria com versões legendadas em mais de 70 idiomas, inclusive em português emais de mil talks. Na internet, as palestras do TED já foram vistas mais de 300 milhões de vezes, em 150 países e tem mais de 3 mil TEDx espalhandos pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário