24/09/2012

PROJETO TRANSMULTI APRESENTA A PALESTRA “A BAHIA NO TEMPO DE CARLOS COSTA PINTO”


A professora doutora em história Antonietta d'Aguiar Nunes vai falar sobre “A Bahia no Tempo de Carlos Costa Pinto (1885-1946)” no dia 3 de outubro, às 14h30, no auditório do Museu Carlos Costa Pinto, durante a palestra, com entrada gratuita, que dará início ao Projeto Transmulti – oficina de museologia, acessibilidade, arte e socialização. Além de historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia, Antonietta é membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

As atividades do Projeto Transmulti estarão abertas a estudantes do ensino médio, jovens ligados a instituições culturais e educativas, estudantes portadores de necessidades especiais (aprendizes da APAE, estudantes do CAP – Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual e Instituto dos Cegos, dentre outros) e idosos. Na programação constam a Jornada Cultural (3 a 11 de outubro), Oficinas de Sensibilização e Pesquisa (15 a 26/10), Oficinas de Reinterpretação Estética (29/10 a 9/11), Ateliê de Customização e Assemblage (12 a 30/11) e uma Exposição Educativa apresentando o resultado dos trabalhos (12/12/2012 a 11/1/2013). Todo o processo criativo será também registrado e publicado em um catálogo ilustrado distribuído em bibliotecas e instituições de ensino de todo o Estado da Bahia como incentivo à realização de práticas educativas inclusivas.

O Projeto Transmulti começa com a jornada cultural composta de palestras, exibições de filmes e a realização de mesas-redondas e seminários que discutirão diversos aspectos relativos ao Patrimônio Cultural e à sua preservação. Durante duas semanas serão abordados temas relativos à atuação dos museus no mundo contemporâneo, aspectos do acervo do Museu Carlos Costa Pinto e suas relações com a formação histórica e social da cidade.

Com um grande destaque pelo acervo que abriga, o Costa Pinto é capaz de reconstituir elementos fundamentais da vida cotidiana da sociedade baiana ao longo dos séculos. Trata-se de um dos museus mais bem conceituados da Bahia, situado em uma região nobre de Salvador, o Corredor da Vitória. Através dos objetos cuidadosamente exibidos, é possível refletir a respeito de aspectos característicos da formação histórica da sociedade baiana – seus usos, costumes, gostos e tradições. O Museu Carlos Costa Pinto apresenta excelente estado de conservação e suas instalações têm condições apropriadas para a realização de práticas educacionais inclusivas.

SERVIÇO:

Palestra: “A Bahia no Tempo de Carlos Costa Pinto (1885-1946)”, com Antonietta d'Aguiar Nunes, iniciando o Projeto Transmulti

Data: 3 de outubro de 2012

Horário: 14h30

Local: Auditório do Museu Carlos Costa Pinto – Av. Sete de Setembro, 2490, Corredor da Vitória

Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário