07/09/2012

ROBERTO CHAVES SERÁ HOMENAGEADO NA SUA LAVAGEM


Luzia Moraes mal acaba de produzir uma exposição em Nova Yorque, com o fotográfo Uran Rodrigues na Semana do Brazilian Day e da Lavagem da Rua 46 e ja segue com outra exposição no exterior, agora dentro da programação oficial da famosa Lavagem da Madeleine, na Unesco composta por 4 telas, do artista plástico Thiago Bols.


Bols vai apresentar 4 obras, sendo o grande homenageado o santamarense Roberto Chaves e a sua Lavagem da Madeleine, para isso o artista se inspirou nas tradicionais baianas do cortejo, porém usando modelos autênticos de estilistas franceses - Chanel e de Jean Paul Gaultier.

A cidade de Maragogipe (Recôncavo Baiano) também estará nas telas, através das suas tradicionais máscaras, retratando personagens da cultura popular, neste caso o bumba-meu-boi, no lugar do touro, sendo que a pintura é com papel machê, técnica batizada na França, assim como o autor da ópera Carmem, era francês e figura emblemática no
país. Será uma forma de homenagear o Recôncavo Baiano que também estará representado na Lavagem com os santamarenses J. Veloso e Stella Maris.

Ainda em 2012 a mesma exposição de Thiago Bols em homenagem a Roberto Chaves e a Lavagem da Madeleine ira compor parte da exposição coletiva da Feira de Arte Contemporânea do Carroussel du Louvre, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, através da conceituada Ava Gallery, no Museu do Louvre, também em Paris.

Thiago Bols é Bacharel em Artes Plásticas da Universidade Federal da Bahia e cuja poética visual consiste em revelar os personagens das óperas nas faces baianas. Natural de Salvador (BA) segue a linha expressionista com tendências da arte contemporânea e conceitual.

Serviço
Local: Maison de l'UNESCO à Paris - Salle des Pas Perdus
Endereço: 7, place de Fontenoy - 75007 Paris
Periodo: 12 a 21 septembre 2012
Horário: du lundi au vendredi , de 10h à 18h00
Informaçes : Brasil.fr 06 73 01 91 31
Contatos : brasil.fr@brasil.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário