31/10/2012

“Abre a Boca, Calabar” é contemplado no Calendário das Artes da FUNCEB


O concurso literário realizado pela Biblioteca Comunitária do Calabar, que resultou no livro “Abre a Boca, Calabar”, em 2009 e 2010 foi idealizado e patrocinado pelo jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus. Agora, em 2012, este projeto é apoiado através da 2ª Chamada do edital Calendário das Artes 2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). A nova publicação, que tem previsão de lançamento para dezembro, reúne os autores que participaram das edições anteriores.

Entusiasta da causa literária, o poeta Valdeck Almeida de Jesus, que também patrocina um prêmio com seu nome, mais uma vez prestigia os jovens do Calabar, através da inscrição do concurso no edital da FUNCEB. Sua aprovação é um sinal de que se trata de um projeto de inclusão social, que vem dando resultados positivos no bairro, sobretudo na vida dos frequentadores da biblioteca da comunidade.

“Este trabalho é um incentivo à leitura e à escrita, como forma de promoção social dos participantes, inclusão literária e registro dos sonhos e ideais de uma parte da população que nem sempre encontra canais para fazer escoar seus sentimentos, expressar suas vozes”, enfatiza Valdeck.

Rodrigo Rocha Pita, o coordenador da Biblioteca, destaca que o objetivo do concurso é incentivar a escrita e possibilitar aos moradores da comunidade, principalmente crianças e adolescentes, a oportunidade de terem seus textos publicados em um livro. “É uma forma de fomentar a cultura e a valorização do bairro, retratadas sob o olhar poético de meninos e meninas que participaram da seleção”.

O organizador - Valdeck Almeida de Jesus é jornalista, funcionário público, editor de livros e palestrante. Membro correspondente da Academia de Letras de Jequié e efetivo da União Brasileira de Escritores - UBE. Embaixador Universal da Paz. Publicou os livros: Memorial do Inferno - A saga da família Almeida no Jardim do Éden, Feitiço contra o feiticeiro, Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia, 30 Anos de Poesia, Heartache Poems, dentre outros, e participa de mais de 80 antologias. Organiza e patrocina o Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005, o qual já lançou mais de 1000 poetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário