26/10/2012

CRIA, um centro de referência em cidadania


Foto: André Frutuôso.

“Peça ‘Um dia, Um quintal...” encerrou mais um ciclo de ativismo social no Centro Histórico.

O Centro de Referência Integral de Adolescentes - CRIA encerrou na última quarta-feira (24), no Largo Pedro Archanjo, o projeto Diga Aí, Povo do Pelô!, resultado de uma parceria firmada entre o Centro, o Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura da Bahia - SecultBa, o Programa Pelourinho Cultural, o Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI e o IPAC. A ação realizou, durante oito meses, atividades de formação para a população do Centro Histórico visando ao fomento de diálogos entre diferentes instituições, promovendo uma troca de experiências e trazendo debates temáticos importantes no campo de ascensão dos direitos humanos.

Durante a festa de encerramento, o público formado majoritariamente por crianças e adolescentes estudantes de colégios públicos da capital assistiu à apresentação da peça Um Dia, Um Quintal... encenada pelo Grupo Mais de Mil, residente do CRIA. Na montagem teatral, jovens soteropolitanos tratam da importância da imaginação e das brincadeiras infantis para a formação de pessoas cidadãs.

“A peça Um dia, Um quintal... fala do mundo imaginário, do mundo que para muitos deixou de existir, daí foi muito importante ter essa plateia jovem aqui presente. Esperamos que este encerramento seja uma ação de continuidade do projeto Diga Aí, Povo do Pelô! que significou muito para todos nós que somos residentes do Pelourinho. Nele, todos tivemos voz”, disse Eleonora Rabello, coordenadora institucional do CRIA.

Mais sobre o CRIA

O Centro de Referência Integral de Adolescentes - CRIA tem como missão, provocar nas pessoas, por meio da arte-educação e do despertar de sensibilidades, atitudes transformadoras de si e da sociedade em que vivem, de forma coletiva e comunitária. Isso se dá desde 1994, a partir de um trabalho de teatro com adolescentes baseado em proposta de arte-educação desenvolvida por Maria Eugênia Milet, sua fundadora e atual supervisora geral.

A instituição tornou-se referência na criação conjunta de teatro e poesia junto com adolescentes. Os espetáculos tematizam a vida, a cidade e sua gente. O jeito, os costumes, as belezas e as mazelas que os jovens encontram no dia a dia pelos cantos onde circulam, nas escolas em que estudam, nos sonhos que iluminam suas vontades. As artes do CRIA também incluem vídeos, exposição fotográfica, as rodas de leitura na biblioteca e o fortalecimento dos grupos culturais comunitários.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário