30/10/2012

Deuses do culto afro-brasileiro e heróis dos quadrinhos se fundem em projeto artístico de Yuri Ferraz


Fotos: Jon Medeiros / Divulgação.

Divindades do Candomblé e heróis dos HQs se fundem e originam novos personagens imortais. A fusão dos mitos é traduzida em guache e acrílica sobre papel pelo artista visual Yuri Ferraz, 40, em um projeto instalativo com 45 pinturas de tamanhos diversos que compõem IRÚNMOLÈ, exposição com abertura nesta quarta-feira, 31, às 19 horas, na Galeria Acbeu.

Com curadoria de Caetano Dias e patrocínio da Mobile, Fazcultura e Governo da Bahia, a mostra propõe uma leitura contemporânea dos mitos do culto afro-brasileiro por meio de uma coleção de personagens fictícios, híbridos e criados a partir de dois universos díspares. O artista, que vem se dedicando a investigar a religiosidade e o desejo humano, explica que o processo se dá de forma espontânea: “Deuses e heróis estão no imaginário popular desde o início dos tempos. Nesse trabalho procuro expressar uma fusão entre o sonho e a realidade, manifestando assim uma face singular onde corpo e espírito se misturam”.


Para o crítico de arte Josué Mattos, o objetivo do artista não é representar os deuses africanos nem os heróis dos quadrinhos: “O que o artista procura identificar são problemas decorrentes do fato de associarmos nosso desejo por imortalidade ao efêmero mundo fenomênico”.

As pinturas que, segundo o crítico, oscilam “entre o reconhecível e o imaginado”, retratam “guerreiros e deuses, todos adoráveis em ritos ancestrais ou contemporâneos, encontrados em templos, nas telas de televisão, em álbuns de história em quadrinhos ou ainda através da sucessão de iniciados que mantêm a tradição dos ritos africanos”.

O artista descarta a intenção de polemizar. Ao contrário, afirma que com este trabalho quer “exaltar a força e a presença da raiz africana na atualidade, sobretudo em nossa cidade”. Na verdade o que Yuri quer é “trazer à discussão os valores culturais ancestrais como algo fundamental para compreender nosso contexto contemporâneo sincretizado”.

Com trabalhos em acervos de Veneza (Itália), e na Casa de Cultura Dide Brandão (SC), o baiano Yuri Ferraz (www.expoart.com.br/yuriferraz), vem sendo reconhecido com alguns prêmios. Em 2000 ganhou Menção Honrosa na Bienal do Recôncavo, e em 2002, o Prêmio Braskem de Artes Plásticas. O mais recente foi o 12º Salão Nacional de Arte de Itajaí (2010).

Ele montou as individuais Yuri Ferraz (Galeria Carlo Barbosa, Feira de Santana, 2004) e Desiguais (Galeria do Conselho, Palácio da Aclamação, 2009). Esse ano participou do Circuito das Artes, na Galeria ACBEU. IRÚNMOLÈ é o projeto que o leva de volta à sala, de 1 a 24 de novembro, com visitação de segunda à sexta, das 14 às 20 horas, e sábado, das 16 às 20 horas.

No dia 24 de novembro, das 16 às 20 horas, a Galeria Acbeu vai receber o evento atc’s bahia – Cartões Artísticos de Troca (www.expoart.com.br/atc), que propõe a participação do público nesse tipo de intercâmbio que vem acontecendo em salas de vários países.

Serviço

IRÚNMOLÈ

Artista: Yuri Ferraz

Local: Galeria Acbeu (Av. Sete de Setembro, 1883, Corredor da Vitória)

Visitação: 1 a 24 de novembro, de seg à sex, das 14 às 20 h, e sáb, das 16 às 20h

Entrada franca

Realização: Expoart (www.expoart.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário