29/11/2012

Cantando & Contando CARTOLA


A arte de um dos mais importantes compositores brasileiros, Angenor de Oliveira, o Cartola (1908-1980) será mais uma vez apreciada na voz da intérprete e pesquisadora Lane Quinto, que se apresenta em 24/11 e 01/12, às 20 horas, no Ciranda Café Cultura e Artes, e nos dias 06 e 13/12, também às 20 horas, no Teatro SESI, ambos no Rio Vermelho.

Após realizar, em 2011, elogiadas apresentações no Espaço Cultural Praia dos Livros (Porto da Barra), Casa da Música (Itapuã), X Bienal do Livro (Centro de Convenções de Salvador) e no próprio Ciranda Café, Cultura & Artes, Lane dá continuidade ao Projeto Cantando & Contando CARTOLA no qual as músicas, as letras, a poesia e a história do mestre serão cantadas e contadas de forma intimista e interativa.

Influenciada pelo legado de Cartola, Lane passou a estudar a vida e a obra deste cantor, compositor, instrumentista, intérprete e poeta. E, em parceria com os músicos Daniel Santana (cordas e direção musical), Lucas Andrade (sopro) e Anderson Petti / Nielton Marinho (percussão), estudiosos de grandes compositores e intérpretes do choro e samba, compôs o Show para divulgar a obra deixada por ele.

O Projeto Cantando & Contando CARTOLA foi elaborado com o intuito de levar ao público de todas as idades a histórica carreira de um músico popular brasileiro de fundamental importância para a nossa cultura. Angenor de Oliveira, o Cartola, ficou conhecido no início da carreira, por ser um dos principais fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, escolher as cores verde e rosa, tornar-se o primeiro mestre de harmonia desta escola, e ainda, compor o samba para sua Mangueira sair no primeiro desfile de Escolas de Samba do Brasil, ocorrido no Rio de Janeiro, tornando-se campeã. Como se não bastasse, ao longo dos seus 72 anos, Cartola construiu um legado musical de valor inestimável ao compor pérolas musicais desse gênero que melhor representa a nossa cultura e brasilidade: o samba.

LANE QUINTO

A música passou a fazer parte da vida de Lane ainda na adolescência. Desde então tem pesquisado compositores e intérpretes brasileiros que lhe estimulam trilhar a carreira de intérprete com um seleto repertório que vai da MPB ao Samba. A genuína jequieense quando canta – o trocadilho é inevitável – encanta a todos com sua voz de timbre raro e estilo cool, que se adequa às preciosas releituras de sambas da velha guarda, às canções inéditas e de renomados compositores brasileiros.

Em 2009 apostou na produção do seu primeiro disco, o CD LANE QUINTO acústico, onde interpreta grandes nomes da Música Popular Brasileira e canções inéditas de Artistas Regionais, gravado em parceira com o Violonista Moisés Aquino. Em 2010 começou a circular com o Show LANE QUINTO “Na Roda do Samba” fazendo um resgate histórico-musical de compositores brasileiros que marcaram a história do samba, bem como apresentando novos compositores do gênero, o que resultou na produção de um DVD ao vivo gravado no Centro de Cultura de Jequié. Em 2011 circulou com o Show CANTANDO CARTOLA, contando um pouco da vida e obra desse compositor. Em 2012 com o Show Samb’Acústico vêm divulgando os trabalhos no metiê das produções, eventos e redes sociais.


24/11 e 01/12 Ciranda Café Cultura e Artes
20:00h

Couvert: 15,00

(Rua Fonte do Boi, 131, Rio Vermelho)

06 e 13/12 Teatro SESI
20:00h

Entrada: 20,00 e 10,00

(Rua Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho)

CONTATO: (71) 9169-1841

Nenhum comentário:

Postar um comentário