A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
05/11/2012
CURIOSIDADES DA EUROPA: ZERMATT - SUÍÇA
Zermatt é um município no distrito de Visp no Alemão seção de língua do cantão de Valais na Suíça. Tem uma população de cerca de 5.800 habitantes.
A aldeia está situada no final da Mattertal a uma altitude de 1.620 m (5.310 pés), aos pés de picos mais altos da Suíça. Fica a cerca de 10 km (6,2 milhas) do pé mais de 10.800 (3,291.84 m) de altura Theodul passagem na fronteira com a Itália.
Zermatt é famosa por montanhismo e esqui da Alpes suíços. Até meados do século 19, era uma comunidade predominantemente agrícola, a primeira ascensão e trágica do Matterhorn em 1865 foi seguido por uma corrida em montanhas que rodeiam a aldeia, levando à construção de instalações turísticas. A população de todo o ano (como de dezembro de 2011 ) é 5746, embora possa haver várias vezes como muitos turistas na cidade a qualquer momento. Grande parte da economia local é baseada no turismo, com cerca de metade dos postos de trabalho na cidade, em hotéis ou restaurantes e pouco menos da metade de todos os apartamentos são apartamentos de férias. Pouco mais de um terço da população permanente nasceu na aldeia, enquanto outro terço se mudou para Zermatt de fora da Suíça.
Etimologia
O nome de Zermatt, assim como a do Matterhorn em si, deriva das pradarias alpinas, ou Matten (em alemão ), no vale. O nome apareceu primeiro como Matte Zur ("no prado") e tornou-se mais tarde Zermatt. Ele não aparece até 1495 em um mapa ou 1546 em um texto, mas pode ter sido usado muito antes.
Praborno ou Prato Borno (prato também significa prado) são os nomes mais antigos de Zermatt, eles aparecem nos mapas antigos como no século XIII. Os franceses pessoas que falam do Vale de Aosta utilizado esse nome até cerca de 1860 no forma de Praborne ou Praborgne. A razão desta mudança de Praborno para Zermatt é atribuída à substituição gradual dos Romântico pessoas que falam por colônia de língua alemã.
Geografia
Mattertal
A aldeia de Zermatt encontra-se no extremo sul da Matéria Valley (Alemão: Mattertal), que é um dos ramos laterais do grande vale do Ródano . A aldeia está quase completamente cercado por altas montanhas da Alpes Pennine entre os quais Monte Rosa (ou Dufourspitze), o pico mais alto da Suíça em 4634 metros (15.203 pés) acima do nível do mar . Ele é seguido pelo Dom (4545 m [14.911 pés]), Lyskamm (4.527 m [14.852 pés]), Weisshorn (4.505 m [14.780 pés]) e do Matterhorn (4.478 m [14.692 pés]). A maior parte da Alpine quatro thousanders estão localizados em torno de Zermatt ou nos vales vizinhos.
Zermatt é atravessada pelo rio principal do vale: a Matéria Vispa, que tem suas fontes das geleiras localizadas nos pés dos picos mais altos, a geleira Gorner no lado leste perto de Monte Rosa e o Glacier Zmutt no West Side entre Dent d'Hérens e Dent Blanche.
A aldeia de Zermatt, enquanto densa, é geograficamente pequena. Há três ruas principais, que correm ao longo das margens do rio Matéria Vispa, e numerosas ruas transversais, especialmente em torno da estação e da igreja que forma o centro da aldeia. Em geral tudo é, no máximo, a uma caminhada de 30 minutos de distância. Existem vários "bairros" dentro Zermatt. Winkelmatten, que já foi uma aldeia separada pequena, fica em uma colina (1.670 m [5.480 pés]) no lado sul. Steinmatten está localizado na margem oriental do rio principal.
A muitos vilarejos estão localizados nos vales acima Zermatt, no entanto eles não são normalmente habitado durante todo o ano. Zum Veja (1.766 m [5.794 pés]) fica ao sul de Zermatt, na margem oeste do desfiladeiro de Gorner, perto Furi onde uma estação do teleférico está localizado (1.867 m [6.125 pés]). No lado de Zmutt vale (a oeste de Zermatt), encontra-se a aldeia de Zmutt (1.936 m [6.352 pés]) ao norte do rio Zmuttbach. Findeln (2.051 m [6.729 pés]) está localizado no vale oriental sobre o rio Findelbach. Encontra-se abaixo da estação Sunnegga (2.278 m [7.474 pés]). Localizado perto de uma estação de trem do Gornergrat ferroviária, Riffelalp (2.222 m [7.290 pés]) é uma das maiores aldeias com uma capela.
Zermatt tem uma área, a partir de 2011 , de 242,7 km 2 (93,7 sq mi). Desta área, 9,5% é utilizado para fins agrícolas, enquanto que 4,2% é coberta por florestas. Do resto do país, 0,7% é liquidada (prédios ou estradas) e 85,6% são terras improdutivas.
Turismo
Teleférico em direção Klein Matterhorn
A cidade foi "descoberto" por XIX montanhistas britânicos do século, notadamente Edward Whymper , cuja conquista do Matterhorn fez a famosa aldeia. O Matterhorn foi uma das montanhas alpinas últimos a serem conquistados (em 1865), e da primeira expedição que chegou ao topo terminou dramaticamente com apenas 3 dos 7 alpinistas sobreviver à descida. A história é relatada no Museu Matterhorn. O sacrifício anual bi humana no cume do Monte. Matterhorn também atraiu curiosos.
Zermatt é um ponto de partida para caminhadas nas montanhas, incluindo a rota Haute que leva a Chamonix na França e as geleiras Patrouille des . teleféricos e elevadores de cadeira transportar os esquiadores no inverno e alpinistas no verão, a mais alta delas leva ao Klein Matterhorn em 3883 m (12.740 pés), um pico no cume entre Breithorn e Matterhorn, que oferece vistas espetaculares em todas as direções. É possível atravessar para a Itália através da estação de teleférico Cervinia. Um espetacular cremalheira ferroviária linha (o Gornergratbahn , a mais alta da estrada de ferro ao ar livre na Europa) corre até o cume do Gornergrat em 3.089 m (10.134 pés). Zermatt é também o ponto mais ocidental para o Glacier Express serviço ferroviário conectando a St. Moritz eo MGB ( Matterhorn-Gotthard-Bahn ).
Transportes
Os carros elétricos nas ruas de Zermatt
Para evitar a poluição do ar que poderia obscurecer vista da cidade do Matterhorn, a cidade inteira é um motor de combustão livre de carros zona. Quase todos os veículos em Zermatt são bateria orientado e quase completamente silencioso. Os veículos elétricos são permitidos para commerces locais. A polícia cantonal pode emitir uma licença que permite que moradores de conduzir e estacionar na periferia norte. Alguns de emergência (carros de bombeiros, ambulâncias, etc) e municipal (ônibus, caminhões de lixo, etc) de veículos também estão autorizados a utilizar motores de combustão.
Veículos de passageiros que operam dentro Zermatt incluem pequenos ônibus elétricos prestados por hotéis para transportar os visitantes da estação ferroviária principal (ou o ponto de táxi fora da cidade) para as propriedades de hotel, "electro" táxis operados por quatro famílias Zermatt principais, e "electro" ônibus, que servem duas rotas: uma entre as áreas principais do hotel e as estações dos vários ski-lifts e outro seguindo uma rota similar, mas também servindo a mais rural "subúrbio" de Winkelmatten .
Carruagens puxadas por cavalos também podem ser encontrados, alguns são operados por hotéis e outros estão disponíveis para aluguer. Muitas pessoas visitam Zermatt para o festival anual de pato, em que patos puxar trenós em torno da cidade.
Glacier Express aproximando Zermatt
A maioria dos visitantes chegar a Zermatt por trem da cidade vizinha de Täsch (Zermatt shuttle). Trens também partem para Zermatt de mais para baixo do vale em Visp e Brigadeiro, que estão na principal rede ferroviária suíça. A cidade também tem um heliporto ( ICAO : LSEZ) e um operador de helicópteros local, Air Zermatt, que também oferece serviços de resgate alpinas.
Em 2007, um grupo de projetos foi formada para avaliar as opções para o desenvolvimento da rede de transportes públicos (como os "electro" ônibus não têm capacidade suficiente). Os resultados deste estudo foram publicados na edição de Dezembro de 2007 Dentro de Zermatt. As seis opções exploradas são uma montanha-russa, um funicular, um metro, calçadas móveis, uma gôndola ou mais "electro" ônibus. [11]
Esqui em Zermatt
Área de esqui no planalto Breithorn, 3.900 metros
Zermatt é conhecida em todo o mundo por seu esqui, especialmente Triftji para seus magnatas.
Esquiar em Zermatt é dividido em quatro áreas; Sunnegga, Gornergrat, Klein Matterhorn e Schwarzsee. Há também uma ligação com Cervinia e Valtournenche em Itália.
Sunnegga
Sunnegga Paraíso área de esqui
O Paraíso Sunnegga é acessado através de um funicular, seguido por uma gôndola para Blauherd e finalmente um diante de teleférico para a Rothorn (3.103 m) acima. A topografia da montanha e do vale tende a manter o Rothorn claro e ensolarado, mesmo quando Zermatt está submerso em nuvem.
De Blauherd existe uma gôndola para baixo para Gant, e a partir daí um teleférico vai ligando para Hohtälli. Este teleférico e os novos quatro lugares teleférico Sunnegga-Findeln-Breitboden fornecem conexões entre Sunnegga e Gornergrat. Com poucas encostas íngremes, esta montanha é frequentemente usada para treinar os esquiadores mais jovens.
Gornergrat
Gornergrat estação ferroviária, 3.100 metros
O Gornergrat é servido pelo Gornergratbahn ferroviária, um passeio de 29 minutos para o pico Gornergrat (3.089 m), através de Riffelalp, Rotenboden e Riffelberg, (com paradas limitadas em Findelbach e Landtunnel logo acima da cidade). Na cúpula, o hotel eo restaurante foram renovados e acomodar um centro comercial.
Um teleférico lidera de Hohtälli ao Nase Rote (3.247 m). Este final do ascensor serve uma área de freeride, mas pode não ser confiável como esta montanha exige cobertura de neve bom para ser esquiável. Os elevadores nesta área geralmente abertos para a temporada no final de fevereiro ou início de março, teleférico é agora permanentemente fechada, sem elevador substituição planejado. Um novo declive levando de volta a partir de Hohtälli para Kellensee apenas sob a Gornergrat substituído este elevador para manter a ligação a partir do Rothorn para Gornergrat.
Klein Matterhorn / Schwarzsee
Vista de Zermatt a partir do teleférico para Furi
Perto do fim do sul de Zermatt, Matterhorn Express Gondola transporta passageiros até a estação de transferência em Furi. A partir daqui não há acesso ao Schwarzsee através de uma gôndola para a direita, um teleférico que leva ao Steg Trockener midstation (e depois para o Matterhorn Klein), e um novo teleférico, inaugurado em 18 de dezembro de 2006, para ligações Furi Riffelberg na montanha Gornergrat. Este elevador aborda uma das críticas mais persistentes de Zermatt: a de que é muito difícil para esquiar os dois lados do vale sem uma caminhada cansativa pela aldeia entre o Gornergratbahn eo Expresso Matterhorn em extremos opostos da cidade.
Testa Grigia no topo da Theodulpass serve como uma conexão com os italianos estâncias de esqui de Cervinia e Valtournenche. Do lado suíço é apenas acessível por teleférico, mas a partir do lado italiano por um teleférico e por um teleférico. Há estâncias aduaneiras aqui, bem como um museu alpino pequeno.
Zermatt é comercializado como um resort de esqui durante todo o ano, com esqui de verão limitada ao Theodulgletscher atrás do Klein Matterhorn. Apesar de estritamente verdadeiro, durante a entressafra em maio e junho haverá apenas tendem a ser uma ou duas corridas aberto, e a área de geleira principal não abrir até julho.
Em operação desde 25 de Outubro de 2003, o teleférico Furggsattel seis lugares tem 12 (de 18) mastros que estão diretamente sobre o gelo glacial do Theodulgletscher - o primeiro para a Suíça. É um dos elevadores muito poucos em todo o mundo com o fundo e topo-estação em diferentes países, respectivamente, Suíça e Itália.
História do sistema de elevador
1898 Início de operação verão de Gornergratbahn.
1928 Gornergratbahn introduz uma duas vezes por dia serviço de Inverno de esportes para Riffelalp.
1939 Desenvolvimento da área Theodul de Breuil Cervinia para Testa Grigia.
1942 Zermatt-Sunnegga skilift (verão: elevador pé, substituído por teleférico em 1967).
1946 skilift treinador Weisti (mudou-se para Riffelberg em 1969). Zermatt-Sunnegga teleférico lateral-facing (substituído pelo funicular em 1980).
1947 Sunnegga-Blauherd skilift (substituído por teleférico em 1967).
1955 Plano Cableway Maison-Furgghorn (descontinuado 1992).
1956 Suspensão elevador Gornergrat-Hohtälli (devido a ser interrompido no Verão de 2007). Skilift Riffelberg (substituído por teleférico 2003). Skilift Furi (descontinuado 1960). Chairlift Findeln-Sunegga (que deverá ser substituído no verão de 2007).
1957 Suspensão levantar Zermatt-Furi.
1958 Suspensão elevador Hohtälli-Stockhorn (devido a ser interrompido no Verão de 2007). Furi-Schwarzsee elevador da suspensão (substituído pelo cabo de elevador do carro de 2002).
1960 Skilift Garten (descontinuado 2003).
1962 Suspensão elevador Furgg-Schwarzsee (substituído por elevador grupo reviravolta em 1991).
1963 Skilift Hornli.
1964 Suspensão elevador Furi-Furgg (substituído pelo Matterhorn Express em 2002). Theodullift (substituído por extensão de Gandegglift 2003). Skilift Triftji-RoteNase
1965 Furgg-Trockener elevador da suspensão Steg. Skilift Nacional (substituído por teleférico Patrullarve 1989).
1967 teleférico elevador Sunnegga-Blauherd (substituído pelo sistema combinado em 2005). Suspensão levantar Blauherd-Rothorn (substituído em 1996). Skilift Furgsattel (substituído por teleférico em 2003). Skilift Eisfluh (substituído por teleférico 2001). Passlift (substituído por extensão a Gandegglift 2003).
1968 Plataforma skilift Kumme (substituído por teleférico 1982). Skilift Gandegg (ampliado e renovado em 2003).
1971 Bondinho Gant-Blauherd. Skilift Gant-Platte (descontinuado 2002). Skilift Riffelberg-Gifthittli (substituído por teleférico 2003). Skilift Grigia Teste 1.
1979 Suspensionlift Trockener Steg-Klein Matterhorn.
1980 Funicular Zermatt-Sunnegga. Skilift Testa Grigia 2 (deslocado para o Planalto Rosa 3 2005). Border skilift ( Gobba di Rollin ). Skilift Plateau Rosa 1.
1982 Suspensão elevador Furi-Trockener Steg. Teleférico Zermatt-Furi. Chairlift Kumme-Rothorn.
1984 skipass conjuntas em Zermatt.
1986 Suspensão elevador Nase Hohtälli-Rote.
1989 Chairlift Patrullarve-Blauherd.
1991 Chairlift Furgg-Sandiger Boden-Theodul Glacier. Skilift Plateau Rosa 2. Elevador grupo reviravolta Furgg-Schwazsee.
1995 skipass conjuntas Zermatt-Cervinia.
1996 Suspensão levantar Blauherd-Rothorn.
1998 Suspensão levantar Gant-Hohtälli.
1999 sistema de bilhetagem eletrônica introduzida.
2001 Chairlift Eisfluh-Sunnegga.
2002 Incorporação de Zermatt Bergbahnen. Teleférico levanta Matterhorn Express (Zermatt-Furi-Schwarzsee).
2003 Chairlift Furgsattel Gletcherbahn. Chairlift Gifthittli.
2005 sistema Combi (carro / cadeira) Sunnegga-Blauherd. Elevador de passageiros funicular Riedweg.
2006 elevador Suspensão Furi-Schweigmatten-Riffelberg.
2007 Fim das operações da Gornergrat - bonde Hohtälli, substituído por um vermelho inclinação Hohtälli - Kellensee.
2007 Fim das operações da Hohtälli - bonde Stockhorn, substituído por um elevador de superfície em 2008.
2007 Compensação da skitunnel em Riffelberg, aumentando a capacidade desta inclinação.
2007 4 lugares teleférico Sunnegga-Findeln-Breitboden.
Desenvolvimentos
O site da Bergbahnen Zermatt menciona alguns projetos para os próximos anos:
2010 Chairlift no Garten (Furgg), substituindo um elevador superfície de idade.
2011 teleférico Testa Grigia-Klein Matterhorn.
Bem como várias alterações nas encostas, e a colocação de instalações snowmaking novos.
Brasão de armas
O brasão do município brasão de armas é Gules um leão rampante Ou langued do primeiro Coupeaux Vert entre dois salmonetes de Five Argent-em-chefe.
Casas em Zermatt
Winkelmatten aldeia perto de Zermatt
Zermatt tem uma população (como de dezembro de 2011 ) de 5746. [1] A partir de 2008 , 35,9% da população são residentes estrangeiros. [18] Ao longo dos últimos 10 anos (2000-2010) o população mudou a uma taxa de 6,4%. Foi alterado a uma velocidade de -3,2% por migração e a uma taxa de 7,1% devido a nascimentos e mortes. [10]
A maioria da população (a partir de 2000 ) fala alemão (4.093 ou 68,4%) como sua primeira língua, Português é o segundo mais comum (719 ou 12,0%) e italiano é o terceiro (474 ou 7,9%). Há 226 pessoas que falam francês e uma pessoa que fala romanche.
A partir de 2008 , a população era do sexo masculino 51,6% e 48,4% do sexo feminino. A população foi composta por 1.840 homens suíços (31,6% da população) e 1166 (20,0%) não-suíços homens. Havia 1.837 mulheres suíços (31,5%) e 985 (16,9%) não-suíços mulheres. Da população no município, 2.214 ou cerca de 37,0% nasceram em Zermatt e viveu lá em 2000. Havia 720 ou 12,0% dos que nasceram no mesmo Cantão, enquanto 774 ou 12,9% nasceram em outro lugar na Suíça, e 2.039 ou 34,1% nasceram fora da Suíça. [5]
A partir de 2000, crianças e adolescentes (0-19 anos) compõem 21,3% da população, enquanto os adultos (20-64 anos) tornar-se 70,2% e os idosos (acima de 64 anos) tornar-se 8,5%.
A partir de 2000, havia 2.763 pessoas que eram solteiras e nunca se casou no município. Havia 2.830 pessoas casadas, viúvas ou viúvos 207 e 188 indivíduos que são divorciados.
A partir de 2000 , havia 2.441 domicílios particulares no município, e uma média de 2,2 pessoas por domicílio. Havia 921 famílias que consistem de apenas uma pessoa e 128 agregados familiares com cinco ou mais pessoas. Em 2000, um total de 2.167 apartamentos (52,1% do total) foram permanentemente ocupados, enquanto 1.890 apartamentos (45,4%) foram sazonalmente ocupados e 103 apartamentos (2,5%) estavam vazios. A partir de 2009 , a taxa de construção de novas unidades habitacionais foi de 14,1 por mil novas unidades residentes.
Patrimônio de importância nacional
O petróglifos pré-históricos de pedra e moagem em Hubelwäng é listado como um suíço património de importância nacional.
Política
Em 2007 a eleição federal o partido mais popular foi a CVP , que recebeu 68,98% dos votos. Os próximos três partidos mais populares foram o SVP (19,61%), o SP (6,3%) eo FDP (3,51%). Na eleição federal, um total de 1.326 votos, eo comparecimento às urnas foi de 46,0%.
Em 2009 Conseil d'Etat Staatsrat / eleição de um total de 1.009 votos, dos quais 66, ou cerca de 6,5% eram inválidos. A participação dos eleitores foi de 34,4%, o que é muito menos do que a média cantonal de 54,67%. [23] Em 2007 o suíço Conselho dos Estados eleição eleição um total de 1.289 votos, dos quais 105, ou cerca de 8,1% eram inválidos. A participação dos eleitores foi de 45,4%, o que é muito menos do que a média cantonal de 59,88%.
Economia
Cerca de metade dos postos de trabalho em Zermatt estão na hotelaria e restauração.
A partir de 2010, Zermatt tinha uma taxa de desemprego de 1,9%. A partir de 2008 , havia 52 pessoas empregadas no setor econômico primário e cerca de 23 empresas envolvidas no setor. 567 pessoas foram empregadas no setor secundário e houve 56 empresas do setor. 3.957 pessoas foram empregadas no setor terciário , com 433 empresas do setor. Houve 3.841 moradores do município que foram empregados em alguma capacidade, dos quais fêmeas composta de 44,6% da força de trabalho.
Em 2008 o número total de equivalentes a tempo inteiro empregos foi 4.261. O número de empregos no setor primário era de 20, todos os que estavam na agricultura. O número de empregos no setor secundário foi 538, dos quais 83, ou (15,4%) eram de fabricação e 385 (71,6%) estavam em construção. O número de empregos no setor terciário foi 3703. No setor terciário, 531 ou 14,3% estavam na venda ou reparação de veículos automóveis, 477 ou 12,9% estavam na movimentação e armazenagem de mercadorias, 2.178 ou 58,8% estavam em um hotel ou restaurante, 38 ou 1,0% estavam na indústria da informação, 54 ou 1,5% eram do seguro ou indústria financeira, 116 ou 3,1% eram profissionais técnicos ou cientistas, 56 ou 1,5% estavam na educação e 87 ou 2,3% estavam em cuidados de saúde.
Em 2000, havia 744 trabalhadores que deslocavam para o município e 89 trabalhadores que comutadas distância. O município é um importador líquido de trabalhadores, com cerca de 8,4 trabalhadores de entrar no município para cada um sair. [25] da população ativa, 7,1% usaram o transporte público para chegar ao trabalho, e 2,6% usaram um carro particular.
Religião
Igreja Paroquial de São Maurício
A partir do censo de 2000 , 4.458 ou 74,4% eram católicos romanos , enquanto 458, ou 7,6% pertencia à Igreja Reformada Suíça. Do resto da população, foram 131 membros de uma igreja ortodoxa (ou cerca de 2,19% da população), havia dois indivíduos (ou cerca de 0,03% da população) que pertenciam à Igreja católica cristã, e havia 59 indivíduos (ou cerca de 0,99% da população) que pertenciam a uma outra igreja cristã. Havia quatro pessoas (ou cerca de 0,07% da população), que eram judeus, e 82 (ou cerca de 1,37% da população) que estavam islâmica. Havia seis pessoas que estavam budista e quatro indivíduos que pertenciam a uma outra igreja. 205 (ou cerca de 3,42% da população) não pertencia a nenhuma igreja, são agnóstico ou ateu, e 602 indivíduos (ou cerca de 10,05% da população) não responderam a questão.
Educação
Em Zermatt sobre 1988 ou (33,2%) da população de ter concluído não obrigatório do ensino secundário , e 470 ou (7,8%) ter concluído o ensino superior adicional (ou universidade ou uma Fachhochschule). Dos 470 que completaram a escolaridade superior, 51,1% eram homens suíços, 21,1% eram mulheres suíças, 14,0% eram não-suíços homens e 13,8% eram não-suíços mulheres.
Durante o ano escolar de 2010-2011, houve um total de 677 alunos no sistema escolar Zermatt. O sistema de ensino no cantão de Valais permite que as crianças jovens a frequentar um ano de não-obrigatória de jardim de infância . Durante o ano letivo, há seis classes de jardim de infância (KG1 ou KG2) e 106 alunos do jardim de infância. Sistema do cantão escola exige que os alunos a participar de seis anos de escola primária . Em Zermatt, houve um total de 24 turmas e 458 alunos da escola primária. A escola secundária programa consiste em três inferiores, anos obrigatórios de escolaridade (aulas de orientação), seguido de três a cinco anos de opcionais, escolas avançadas. Havia 219 menores estudantes secundários que freqüentavam a escola em Zermatt. Todos os alunos no ensino secundário frequentou a escola em outro município.
A partir de 2000, havia 98 alunos em Zermatt que vieram de outro município, enquanto 23 moradores participaram escolas fora do município.
Para conferir a galeria completa, acesse nosso Facebook:http://www.facebook.com/media/set/?set=a.4120232958726.161748.1070358601&type=3
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário