A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
04/11/2012
Exposição Outros Desejos discute fetiche e erotismo através da poética visual
Mostra ficará aberta em Salvador de 5 a 9 de novembro, na Galeria Cañizares, no Canela.
O ser humano e seus desejos, perversões, idiossincrasias e fobias. O fetiche como representação simbólica desse mesmo desejo e a arte como ferramenta reveladora de sentimentos ainda oclusos, iluminando no homem aquilo que é velado, escondido e falseado. Amparada na linha mestra da tradução do erótico em poética visual, será aberta em Salvador, na próxima segunda-feira (dia 5), às 17h, na Galeria Cañizares (Canela), a exposição Outros Desejos, do artista plástico Josemar Antonio. Com trabalhos desenvolvidos a partir de elementos apropriados de publicações sobre erotismo, o artista baiano lança mão de princípios como apropriação, deslocamento, supressão e ocultamento, fazendo com que o espectador da obra tenha, somente em um segundo momento, a consciência do cunho erótico presente em suas peças.
“A partir da representação dos desejos em uma linguagem plástica, busco em meus trabalhos, através da desconstrução de imagens e textos com conteúdo erótico, a recontextualização desses signos de forma que o espectador possa se acercar da obra e fazer sua própria leitura antes que a censura crítica, que adquirimos durante o percurso da vida, possa permear ou cercear sua fruição”, afirma. Resultado do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a exposição tem entrada franca e ficará aberta à visitação de 05 a 09 de novembro, das 9h às 17h.
De acordo com o curador Eriel Araújo, a mostra traz para o público uma resultante de escolhas e associações conduzida pelo fetiche. “O artista usa o fetiche como fundamento do seu processo criativo, que induz escolhas de textos, imagens, objetos e procedimentos técnicos. Suas ações deslocam o significado desses elementos e configura-se num outro, desconhecido; porém, revelado”, avalia. Segundo Josemar, Outros Desejos trata de um processo criativo elaborado e cuidadoso. “Portanto, longe do intuitivo, muito menos do imediatismo, razão pela qual prezo pelo aprofundamento do conhecimento acerca do tema de minha pesquisa”, esclarece Antonio que ainda participará, dentro da programação do evento, de uma conversa sobre seu processo criativo, programada para quarta-feira (7), às 10h, no espaço expositivo.
SERVIÇO
Exposição Outros Desejos
Período: 05 a 09 de novembro
Horário: 9h às 17h
Local: Galeria Cañizares (Avenida Araújo Pinho, 212, Canela)
Entrada Franca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário