05/11/2012

NATAL DO SALVADOR SHOPPING APRESENTA INTERATIVIDADE, TECNOLOGIA E INCLUSÃO SOCIAL


Este ano a decoração de Natal do Salvador Shopping vai proporcionar uma experiência sensorial e interativa para o público. Com o tema A Casa Encantada do Natal, os clientes vão poder visitar a aconchegante e divertida residência do bom velhinho, a partir do dia 8 de novembro. A casa, de cinco cômodos e dois andares, está localizada em um enorme jardim na Praça Central – Piso L1 do empreendimento, no qual as pessoas poderão tirar fotos em um trenó e interagir com os soldados de chumbo e as bonecas de pano que ganham vida na decoração.

Para abrilhantar ainda mais a programação, será realizada às 19h, uma cerimônia de abertura com o ballet de Fernanda Bianchini, que tem como lema aprender a ver a dança com o coração, já que é composto por bailarinas que possuem deficiências visuais. A companhia apresenta o suíte do Quebra Nozes. O Papai Noel e coral Contraponto também fazem parte da festa. “Além da decoração natalina que inspira aconchego e reforça os laços familiares, o Salvador Shopping trará uma apresentação inédita na cidade que desperta o espírito de cidadania e inclusão social em pessoas de todas as idades”, evidencia Gian Franco, superintendente do empreendimento.

Além do evento de abertura, o público vai conhecer a casa do bom velhinho, que inclui a sala, a cozinha, a biblioteca, quarto, varanda e ainda um elevador para que portadores de deficiência, gestantes ou idosos tenham acesso ao segundo andar. Na cozinha, uma geladeira interativa faz a alegria das pessoas que passam pelo local, onde vão poder se imaginar em um abismo pela tela de uma TV, além de conhecer encantador túnel de galharias iluminadas. O ambiente ainda possui um Papai Noel animatrônico.

A Cipolatti, empresa pioneira em decoração natalina, preparou para o Salvador Shopping um cenário de aproximadamente 300 m², sendo uma das maiores ornamentações em shopping center no Brasil. A tradicional árvore de Natal terá um espaço destacado no cenário. Este ano, a árvore de 14m de altura será também um espaço de visitação onde as crianças terão acesso a uma brincadeira de realidade aumentada. No interior da árvore, através de uma grande janela, o público pode contemplar um céu estrelado na Noite de Natal. De repente, a grande surpresa, Papai Noel irá abrir a janela e, a partir daí, os personagens do mundo lúdico irão interagir com o público através da virtualidade aumentada. O espaço contará também com apresentações de 25 corais de Salvador, que ocorrerão sempre às 18h, entre os dias 12 de novembro e 20 de dezembro.

Inclusão e acessibilidade – Durante a abertura da decoração natalina, a Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini apresenta um dos três balés compostos por Tchaikosky, o Quebra-Nozes. A apresentação retrata a história de Clara, que em uma noite de Natal recebe como presente um quebra nozes com aparência humana. Encantada, ela começa a dançar com o brinquedo até adormecer e sonha que está em outro mundo, onde o boneco é um príncipe. Ao acordar ela promete nunca esquecer o sonho. Entre o lúdico e o mundo real, a maior lição deste número é que a determinação e a fantasia são capazes de transformar a realidade das pessoas.

A companhia, mantida pelo trabalho voluntário realizado pela fisioterapeuta Fernanda Bianchini, tem como objetivo a integração social das deficientes visuais, de baixa renda, através da dança, principalmente do Ballet Clássico. “É um método pioneiro, único no mundo, que permite ao deficiente visual aprender dançar ballet de forma graciosa como qualquer outro bailarino. O aprendizado se inicia no toque, o passo é ensinado a cada aluno pelo contato” explica Fernanda. “É maravilhosa a alegria desses bailarinos em sentirem que podem fazer algo único e especial, superando todos os limites que a sociedade normalmente impõe aos deficientes”, completa a professora. O grupo já realizou apresentações de destaque, inclusive com personalidades como o maestro João Carlos Martins e a bailarina clássica Ana Botafogo.

Posso ajudar? - Desde a inauguração, o shopping oferece um serviço diferenciado para seus clientes durante as compras de final de ano. Trata-se de uma ação conforto executada por jovens estudantes para auxiliar os consumidores a conhecer as opções que cada segmento oferece, na localização de lojas, nos serviços disponíveis e ainda ajudam a levar as sacolas de compras até o carro do cliente que necessitar deste tipo de apoio. No estacionamento, os carrinhos de golfe estarão à disposição para facilitar o deslocamento de clientes com dificuldades de locomoção e idosos. Para esta ação o shopping possui uma parceria com a Unifacs que forma uma equipe de professores e alunos para produzir o conceito e a criação dos uniformes do Posso Ajudar?

Vendas – De acordo superintendente do Salvador Shopping, Gian Franco, a expectativa é que no Natal haja um crescimento acima de 12% nas vendas, em relação ao ano anterior. Estima-se que o público acompanhe esta previsão. Já a Associação de Lojistas do Salvador Shopping (ALSS) acredita gerar neste período 1,6 mil empregos temporários. “Nos preocupamos em oferecer um Natal especial para nossos clientes. Além de um mix diferenciado de lojas, procuramos oferecer ações inovadoras para que o público tenha uma experiência prazerosa dentro do empreendimento”, conclui o superintendente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário