20/12/2012

A performance poética teatral Mario Quintana – O Poeta das Coisas Simples chega a Salvador


“- Você é louco?

- Não, sou poeta.” (Mario Quintana)

As apresentações acontecerão entre os dias 09 e 11 de janeiro, no Centro Cultural Correios Salvador.

As coisas simples da vida, quando poetizadas, ganham uma nova dimensão e o poeta Mario Quintana utilizou seu lado criativo para captar essa simplicidade do cotidiano e transcrevê-la para seus poemas. Mario Quintana – O Poeta das Coisas Simples - Performance Poética Teatral resgata toda essa maestria em apresentações gratuitas que acontecerão nos dias 09, 10 e 11 de janeiro de 2013, às 19h, no Centro Cultural Correios Salvador – Pelourinho.

“Pretendemos levar ao exigente e bem humorado espectador baiano um trabalho onde música, poesia e teatro sirvam de base para palavra do poeta gaúcho que com seu humor peculiar ainda hoje nos envolve e emociona”, afirma o Sergio Miguel Braga, ator e idealizador do projeto. Mario Quintana – O Poeta das Coisas Simples é patrocinado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e foi selecionado no edital 2012 de patrocínio.

O trabalho é composto por diversas linguagens artísticas. No palco, tem-se um ator e três atrizes cantando e interpretando a vida e obra de Mario Quintana. Há também dois áudios históricos, um com o próprio poeta recitando seu “Poeminha do Contra” e outro com Bruna Lombardi declamando outro poema, escrito especialmente para ela pelo poeta.

A diretora Musical, Fáthima Rodrigues, escolheu o acordeon para musicar alguns poemas e pontuar outros com acompanhamento da acordeonista Grasi Muller. A direção é do professor de teatro, diretor e crítico de cinema Rubens Lima Júnior que mescla as diversas linguagens para transmitir toda a poesia de Quintana. A autoria do projeto é do ator e produtor Sergio Miguel Braga. “Meu primeiro contato com Mario Quintana foi ainda criança, quando ouvi certa vez minha avó Maria da Glória recitar um poema dele”, conta Sergio Miguel Braga, ator e produtor do projeto.

O elenco é formado por artistas que se consolidaram no teatro, cinema e televisão. Selma Lopes é atriz de grandes musicais como ‘Gota D’água’, no qual contracenou com Bibi Ferreira, e é uma das mais procuradas dubladoras do país inclusive para nomes como Whoopi Goldberg e Margie Simpson. O ator Sergio Miguel Braga fez parte das experiências inovadoras de teatro de grupo e recentemente participou da novela global A Vida da Gente. Isis Koschdoski, também é dubladora e tem participação em inúmeras novelas de sucesso como Cabocla, Água Viva e Gente Fina e Vivian Duarte que recentemente fez parte do elenco da novela Aquele Beijo e, além de atriz, é também diretora assistente da renomada Cininha de Paula.

O projeto Mario Quintana – o Poeta das Coisas Simples já passou pelas cidades de São Paulo e São José dos Campos, em São Paulo; Porto Alegre, Rio Grande, Bagé, Pelotas, Caxias do Sul, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Nova Petrópolis, Passo Fundo, Santo Ângelo, Alegrete, Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul e Garanhuns, em Pernambuco e Juiz de Fora em Minas Gerais.

O poeta

Mario Quintana, natural de Alegrete no Rio Grande do Sul, é considerado pela crítica e pelo público um dos mais importantes poetas do país. Também conhecido como “O Príncipe dos Poetas Brasileiros”, além de diversas publicações premiadas, ele recebeu em 1980, pelo conjunto de sua obra, o renomado Prêmio Machado de Assis conferido pela Academia Brasileira de Letras.

Conhecido pela maestria com que lidava com as palavras, fazendo ressignificações várias de seus sentidos originais, o poeta ficou também lembrado pelo humor e sarcasmo que davam um tom especial a essas mesmas palavras. Quintana foi indicado três vezes para ocupar uma vaga na Academia Brasileira de Letra e por três vezes não foi aceito. O que poderia ser motivo de tristeza para uns, para ele foi inspiração. Nascia, dessa maneira, o “Poeminha do Contra” que na performance poderá ser apreciado em um áudio do próprio Quintana.

“Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a Eternidade”. (Mario Quintana para a Revista Isto É em 14/11/1984)

ELENCO:

Selma Lopes

Isis Koschdoski

Vivian Duarte

Sergio Miguel Braga

Acordeon: Grasi Muller


Serviço

Evento: ‘Mario Quintana - o Poeta das Coisas Simples’

Local: Centro Cultural Correios
Travessa Cruzeiro de São Francisco, 20 – Pelourinho

Telefone: (71) 3321-6665

Dias: 09, 10 e 11 de janeiro de 2013, às 19h (no dia 10, terá uma Intérprete de Libras)

Convites: Os convites poderão ser retirados no local a partir das 18h

Entrada: Gratuita

Site: www.opoetadascoisassimples.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário