03/12/2012

Dia do Samba abriu o calendário de festas populares da Bahia na tarde de ontem (02)

Fotos: Yuji Sogawa.


Grupos de samba levaram público ao delírio em todos os Largos do Centro Histórico.

Para curtir um bom samba, basta ter ginga no pé, e foi isso que baianos e turistas de todas as idades demonstraram no Pelourinho durante a tarde de ontem, 02 de dezembro, dia de consagração do samba, ritmo característico que expressa a alegria e o molejo dos baianos. “O samba é patrimônio imaterial declarado pelo Governo do Estado da Bahia e é nossa responsabilidade promover projetos que fortaleçam as diversas modalidades do ritmo existentes em nosso Estado. O samba começou na Bahia, foi propagado no Rio de Janeiro por Tia Ciata, e hoje é patrimônio nacional”, comemora Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA responsável pela programação cultural do Pelourinho.


Os grupos culturais que se apresentaram no Centro Histórico e fizeram com que o público lotasse todos os largos do Pelourinho comemoraram mais um ano da iniciativa promovida pelo CCPI. “Esse movimento de consagração do samba é muito importante para podermos mostrar um pouco do trabalho de evolução do ritmo propagado pelos grupos musicais da Bahia”, disse Marcos Paulo, produtor da Fora da Mídia, uma das bandas mais aguardadas da programação.


“Estou vendo o meu desejo realizado. Esse ano todos os largos estão cheios o que demonstra a força do samba da Bahia e a importância das ações culturais em nosso Estado”, comemorou Natan, fundador do movimento “Seja você também um sambista”, que completa nove anos em 2013.

Na plateia, pessoas de todas as idades tiveram a oportunidade de mostrar todo o seu gingado e samba no pé. “O Pelourinho é um espaço que abriga pessoas de todas as faixas etárias. Aqui crianças, jovens, adultos e idosos têm a possibilidade de se divertir”, disse a funcionária pública aposentada Elizete Lima, que de tanto frequentar o Centro Histórico ao lado da sua amiga Altamira da Silva, é conhecida como a “Rainha do Pelô”. “Conseguimos aqui juntar duas coisas peculiares e democráticas, o Pelourinho e o samba, que têm a força de aproximar pessoas de todas as camadas sociais. Começamos o calendário de festas populares hoje, mas só vamos acabar na quarta-feira de Cinzas”, completou Arany Santana.

Festa de Santa Bárbara

Quem não pôde curtir o dia do samba terá mais uma oportunidade de se divertir e reverenciar mais um grande festejo popular da Bahia amanhã, 04 de dezembro. O dia de Santa Bárbara, madrinha do Corpo de Bombeiros, padroeira dos mercados e, no sincretismo religioso, Iansã, orixá do fogo, raios e trovões.

Como de tradição, há mais de 300 anos na Bahia, os festejos começam às 5h da manhã com uma grande queima de fogos. Às 8h30, uma missa campal será realizada no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Após o término da missa, uma procissão seguirá até o quartel do Corpo de Bombeiros, localizado no bairro da Barroquinha. No dia da festa, diversos carurus são servidos, como o tradicional caruru do Mercado Santa Bárbara e o caruru promovido pelo Mercado de São Miguel e pelos Filhos de Omolú.



Quem abre a parte lúdica da festa é Jorginho Comancheiro, que se apresentará no Largo Pedro Archanjo, às 14h15. Depois será a vez do grupo Samba 17 Raízes de Santo Amaro, dos cantores Neto Bala, Aloísio Menezes e da Orquestra R Xangô, comandada pelo Maestro Reginaldo. No Largo Pedro Archanjo, se apresentarão o grupo Anjo Bom, a cantora Malu Soares e o Cortejo Afro. Já no Largo Tereza Batista, os grupos Caxambu, Nosso Ritmo e Samba Mocidade comandarão a noite. Os Grupos Catadinho do Samba, Movimento e o cantor Roque Bentenquê prestarão suas homenagens à Santa Bárbara no Largo Quincas Berro d’Água. Já no Terreiro de Jesus, a festa será comandada pela cantora Claudya Cos’tta (Cortejo Afro) e pelo grupo Áudio Mania.



Os festejos em homenagem a Santa Bárbara fazem parte da programação especial das Festas Populares da Bahia, que tem como objetivo fortalecer as crenças e a identidade cultural da população baiana. Santa Bárbara é homenageada todos os anos no Pelourinho. Desde 2008 a festa foi decretada, através do governador Jaques Wagner, como Patrimônio Imaterial da Bahia.



Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

Serviço:

FESTA DE SANTA BÁRBARA (04/12)

LARGO DO PELOURINHO

5h – Queima de fogos

8h30 – Missa Campal

9h30 – Saída da procissão em direção ao Quartel do Corpo de Bombeiros (Barroquinha)

LARGO PEDRO ARCHANJO

Atrações:

16h – Anjo Bom

18h30 – Malu Soares

20h – Cortejo Afro



LARGO TEREZA BATISTA

Atrações:

16h – Caxambu

18h – Nosso Ritmo

20h – Samba Mocidade



LARGO QUINCAS BERRO d’ÁGUA

Atrações:

16h – Catadinho do Samba

18h – Grupo Movimento

20h – Roque Bentenquê



LARGO DO PELOURINHO

Atrações:

14h15 – Jorginho Comancheiro

15h30 – Samba 17 Raízes de Santo Amaro

17h – Neto Balla

19h – Aloísio Menezes

20h30 – Orquestra R Xangô/Maestro Reginaldo



TERREIRO DE JESUS

Atrações:

16h – Claudya Cos’tta

18h – Áudio Mania



Todas as atrações serão gratuitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário