04/12/2012

Passarela do Samba em Itaparica


Fotos: Luís Pereira.

Município é cogitado para ser palco de desfile de Escolas de Samba da Bahia.

O final de semana que marca o Dia Nacional do Samba no Brasil trouxe boas novas à Cidade de Itaparica. Escolhida para sediar o batizado da Escola de Samba baiana Lira Imperial do Samba, comandada pelo sambista Alaor Macedo, Itaparica apresentou, no último sábado (1), uma programação farta de cultura e história, mesclando gêneros e identidades diversas da música popular baiana, além da visita do G.R.E.S.E Império da Tijuca, agremiação do Rio de Janeiro.


A festa, montada na Praça do Mercado Central da cidade, ganhou atenção das autoridades e convidados que, unidos, se comprometeram apoiar a iniciativa de revitalização das Escolas de Samba na Bahia. “Hoje passeando pela Cidade de Itaparica pude arquitetar as arquibancadas do Desfile das Escolas de Samba, que acontecerão nesta cidade”, afirmou o presidente da Império da Tijuca Antônio Teles. “Itaparica tem infraestrutura e capacidade para realizar uma grande festa de agremiações”, completou.

O ponto alto da programação contou com a participação do G.R.E.S.E Império da Tijuca, Escola de Samba tradicional do Grupo A no Rio de Janeiro. A Escola carioca desembarcou na Bahia especialmente para celebrar o festejo de batismo da Lira Imperial do Samba, através de mestre-sala, porta-bandeira, passistas, cantor, compositor Jacy Inspiração, primeira dama e rainha da bateria. “Uma festa de pura emoção. A Lira Imperial do Samba, junto à Império da Tijuca, vai buscar o ressurgimento desta cultura na Bahia”, declara Alaor Macedo.

A Prefeitura de Itaparica, apoiadora do projeto de Alaor Macedo, esteve presente na comemoração e reafirmou compromisso de apoiar a iniciativa. “A Cidade se sente imensamente feliz com este festejo. Sem dúvidas, a festa do samba já entrou no calendário de Itaparica”, declarou o prefeito do município Raimundo Nonato.

O Dia Nacional do Samba não só passou a fazer parte do calendário de festas, como da memória dos itaparicanos, que agora participam ativamente do movimento de revitalização das Escolas de Samba da Bahia, encabeçado em 2006 pelo cantor e compositor Alaor Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário