31/03/2013

Aniversário de Salvador foi comemorado no Pelourinho com diversidade musical na noite de ontem (30)



Fotos - André Frutuôso.

Salvador completou 464 anos na última sexta-feira (29) e para comemorar em grande estilo baianos e turistas tiveram acesso a uma grande festa de diálogos entre ritmos e musicalidades nos Largos Quincas Berro D’Água e Pedro Archanjo no Pelourinho na noite de sábado (30). Os shows foram promovidos pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).



A noite começou no Largo Quincas Berro D´Água, às 19h, com o arrocha e axé music de Kelly Cristina, que tocou sucessos do arrocha e versões de “Correndo Atrás de Mim”, de Aviões do Forró, “Pintura Íntima”, do Kid Abelha, “Chorando se Foi” e “Ziriguidum”, de Filhos de Jorge.



Enquanto isto, no Largo Pedro Archanjo, DJ Armeng, que já se apresentou no Pelourinho em outras ocasiões, tocava rap e hip hop com temperos baianos. Influenciado desde criança pela música afro, o soul, o reggae, a dance music e o samba reggae, Maurício Souza, tocou hits como “A Noite é Nossa”, “Eu Vim de Lá”, “Vem Cá” e um remix de “Mulheres”, popularizada na voz de Martinho da Vila. “O rap de Armeng é único porque usa a batida percussiva que vem dos afoxés, das bases da música africana”, comentou Roca Alencar, antropóloga que foi conferir os shows da noite do dia 30 e é fã do rapper.



“O Pelourinho sempre foi um lugar em que a cultura da Bahia esteve viva”, lembrou Maurício de Souza, que trouxe ao palco Vamarley dos Santos, de nove anos para um dueto. O rapper mirim faz parte de um projeto social de arteducação do Nordeste de Amaralina chamado Quabales.

Em seguida, subiu ao palco do Largo Pedro Archanjo Da Ganja, que trouxe sucessos como “Família em Primeiro Lugar”, “Tá no Ar” e “Bum bum clap”, fazendo todos dançarem. “Tocar no Pelourinho é sempre interessante, especialmente para a cultura negra da cidade. Estamos conseguindo conquistar mais espaços”, declarou Da Ganja. Convidados famosos foram conferir de perto a apresentação, como Dão da Caravanablack e Afro Jhow.

A noite foi fechada em grande estilo no Quincas com sucesso do samba na voz de Neto Balla e pelo Soul Tambor no Largo Pedro Archanjo, que tocou muito samba-reggae e não deixou ninguém ficar parado ao som de “É D’Oxum”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário