04/03/2013

HOMENAGEM ÀS GRANDES MULHERES SAMBISTAS



Foto: Esperanca Gadelha.

Dia 8 de março é conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Nesse espírito, o grupo Botequim convidou a cantora e compositora Lia Chaves para juntos interpretarem canções consagradas nas vozes das nossas grandes mulheres e sambistas brasileiras, dia 09 de março, a partir das 21h30, na Varanda do SESI Rio Vermelho. Artistas como Alcione: “Pedra que não cria limo” de Vevé Calasans e Nilton Alecrim, Clara Nunes: “Juízo Final” de Nelson Cavaquinho e Elcio Soares, Clementina de Jesus: “Atraca, atraca, que aí vem Nanã” de Domínio Público, Beth Carvalho: “Coisinha do pai” de Jorge Aragão e Almir Luiz Carlos, Dona Ivone Lara: “Acreditar” de Dona Ivonne Lara e Delcio Carvalho e a baiana Claudete Macêdo: “Flor de laranjeira” de André Rocha. A noite promete samba para todos os gostos, através da parceria Hessel Produções, Polo de Música da Bahia – POMBA e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

O couvert artístico custa R$ 15,00.

Grupo Botequim – fundado em 2006 em Salvador/Ba. por músicos com vivência no universo do samba, que têm sua pesquisa musical voltada para o samba tradicional do Brasil, o grupo tem se destacado na cena musical da cidade através de shows que realiza em homenagem aos grandes sambistas brasileiros como "Tributo à Batatinha", "Cartola no Botequim", ao compositor santamarense Assis Valente com o show “Brasil Pandeiro” e mais recentemente ao mestre Vevé Calasans.

O grupo tem realizado também um movimento de valorização da roda de samba tradicional, que acontece em vários locais da cidade. Sendo a Roda do Forte Santo Antônio a mais famosa, reunindo há 04 (quatro) anos centenas de pessoas sempre na última sexta-feira de cada mês, já fazendo parte da agenda cultural de Salvador.

Comemorado seis anos de existência em outubro de 2012, o grupo possui o CD "SAMBA DE BOTEQUIM" com composições autorais e com a participação de vários nomes do samba baiano como Walmir Lima, Edil Pacheco e Juliana Ribeiro, com apresentações pelo Brasil e também em turnê pela Europa, sempre no desejo de apresentar um panorama desse gênero musical, tendo como componentes ROBERTO RIBEIRO (Cavaquinho),
PEDRÃO (Violão 6 cordas), GILSON VERDE (Violão 7 cordas), ANA TOMICK (Pandeiro), ÊNIO BERNARDES (Surdo), EVERTON SANTOS (Percussão) e TITO FUKUNAGA (Flauta).



LIA CHAVES - Considerada uma Blueswoman brazuca por sua performance e pela voz inconfundível, a intérprete com mais de 25 anos de carreira, iniciou cantando no Bloco Crocodilo; foi cantora da Orquestra do Maestro Zeca Freitas e da Quartier Blues Band. Ganhou o prêmio de melhor interprete do primeiro Festival de Música da Rádio Educadora e tem uma carreira solo respeitada como uma grande cantora baiana.

Atualmente percorre os espaços culturais de Salvador com o show “Lia Chaves – Samba entre amigos”, apresentando o melhor do samba, com suas variações de samba-canção, samba-chula, samba-de-roda, entre outras, com composições próprias como “Não tire onda” e ao lado dos amigos Gerônimo, Edil Pacheco, Juliana Ribeiro, Vevé Calasans, entre outros, além de músicas de compositores sagrados como Batatinha, Paulinho da Viola, Arlindo Cruz, Nelson Rufino, Chico Buarque, Caetano Veloso e João Nogueira, sempre com arranjos e interpretações peculiares dessa grande intérprete.

O Grupo Botequim e Lia Chaves integram o catálogo da Hessel Produções, um dos coletivos do Pólo de Música da Bahia (POMBA), rede de relacionamento voltada ao aquecimento dos negócios da música independente no Estado da Bahia.

Serviço:

O que: Grupo Botequim & Lia Chaves em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Quando: dia 09 de março de 2013, sábado.

Horário: a partir das 21h30

Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho

Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.

Couvert Artístico: R$ 15,00

Realização: Hessel Produções e POMBA (Pólo de Música da Bahia)
Maiores Informações: Tel.: (71) 3321-5814 / 8725-4876 / 8115-7717

Nenhum comentário:

Postar um comentário