26/03/2013

SecultBA anuncia programação do Qualicultura para abril/2013

Através do Projeto Qualicultura, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) promove capacitações e orientações para gestores culturais, empreendedores criativos, artistas, produtores, organizações não governamentais, profissionais liberais, entidades e indivíduos que atuem nos setores criativos em toda a Bahia. No mês de abril, o Qualicultura estará nos municípios de Catu (01 e 02), Irará (03 e 04), Dias D'Ávila (05 e 06), Esplanada (05 e 06), Valente (08 e 09), Serrinha (10 e 11), Feira de Santana (12 e 13), Camaçari (18 e 19), Simões Filho (19 e 20), Cachoeira (19 e 20), Valença (26 e 27).

Serão promovidas oficinas de Financiamento Cultural, Elaboração de Projetos, Associativismo e Cooperativismo e Gestão Cultural. Em função das demandas de cada região as datas podem mudar. A iniciativa conta recursos do governo estadual e parceria do Sebrae (Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas da Bahia) a iniciativa.

De acordo com a coordenadora do projeto Qualicultura da Secult-BA, Lila Silva, a confirmação dos dias é sempre divulgada nos Centros de Cultura de cada cidade e no site www.cultura.ba.gov.br. “É importante aproveitar a presença desses especialistas e a intenção da secretaria em disseminar esse conhecimento”, ressaltou a coordenadora da Secult-BA no evento. Na oportunidade foram distribuídos módulos da oficina e cópias da Lei Estadual n.12.365 de 30/11/2011 que dispõe sobre a Política Cultural e institui o Sistema Estadual de Cultura.

No último final de semana (dias 22 e 23) foram beneficiados os municípios do sudoeste da Bahia com a Oficina de Financiamento Cultural (acesso a mecanismos de fomento) realizada em Vitória da Conquista, com a consultora Rosa Villas Boas que tem especialização de gestão pelas universidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

PROFISSIONALIZAÇÃO - “Faz dois anos que trabalho na área cultural e para mim é fundamental participar de treinamentos como esses da Secult-BA”, disse a funcionária da Prefeitura de Conquista, Kátia Prado, durante a oficina realizada nessa cidade. Paralelamente Kátia atua como produtora do grupo de teatro local Companhia Operakata.

A turma em Conquista foi bem variada, tendo participações de alunos de Cinema e Audiovisual da Uesb (Universidade do Sudoeste da Bahia), como Diego Souza. “Ganhei projeto no edital do BNB (Banco do Nordeste) e quero me profissionalizar na área”, afirmou Diego. Já a Funcionária da Uesb, Dayane Brito tem formação na área de Administração, mas perdeu o edital do BNB. “Preciso aprender a elaborar e planejar melhor meus projetos”, disse.

Em geral, participam dos cursos e oficinas do Qualicultura, profissionais das áreas da música, gastronomia, design, cultura digital, moda, publicidade, artes cênicas, artes visuais, culturas populares, artesanato, mercado editorial, arquitetura, TV e rádio, animação e jogos eletrônicos.

A oficina em Vitória da Conquista teve carga horária de 16h. As pré-inscrições para as oficinas do Projeto Qualicultura da Secult-BA/Sebrae são realizadas via endereço eletrônico projetoqualicultura@gmail.com, informando o nome do participante, nome da instituição que representa (se for o caso), e-mail e telefone para contato. Os cursos têm limite de 30 vagas por turma e as inscrições devem ser confirmadas presencialmente nos locais onde são realizadas as oficinas.

O Projeto Qualicultura é executado pela Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult-DEC), com apoio logístico da Superintendência de Desenvolvimento Cultural (Sudecult), por meio das Diretorias de Territorialização da Cultura (DTC) e dos Espaços Culturais – (DEC) da Secult-BA. Mais informações na coordenação do projeto através do telefone (71) 3103-3269, endereço eletrônico projetoqualicultura@gmail.com e no site www.cultura.ba.gov.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário