03/04/2013

Cangaia de Jegue faz apresentação para pacientes com câncer das Obras Sociais Irmã Dulce

Projeto que une música ao vivo, bate-papo e pôr-do-sol integra as ações de humanização da instituição.

Nesta quinta-feira (04), a partir das 17h, acontece o Dulce em Som, projeto de humanização do Serviço de Oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) que une música ao vivo e bate-papo tendo como cenário um belíssimo pôr-do-sol, direto do espaço de convivência da unidade. No comando do número musical desta edição estará a banda de forró Cangaia de Jegue, que se sensibilizou com a iniciativa e promete um show muito bacana e especial, voltado para pacientes do núcleo e seus familiares.

Implantado em janeiro deste ano com frequência mensal, o Dulce em Som foi tão bem aceito que a partir deste mês passa a acontecer quinzenalmente. “O objetivo do projeto é que, através das canções, os pacientes consigam transpor o ambiente hospitalar, elevem o humor e se sintam mais motivados diante da situação de fragilidade em que se encontram”, explica a psicóloga do Serviço de Oncologia da OSID, Michelle Sampaio. A cada edição há um convidado para as apresentações musicais, incluindo funcionários e amigos da instituição que se disponibilizam para este momento tão significativo.

Humanização - Em 8 de abril comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer, momento para reforçar a importância das ações de humanização no tratamento de pacientes oncológicos. Entre as iniciativas já adotadas pelas Obras Sociais Irmã Dulce, além do Dulce em Som, está também o Espaço da Beleza, ambiente para trabalhar a autoestima dos pacientes, preparando-os para as difíceis mudanças que ocorrem durante o tratamento. Com o suporte do Serviço de Psicologia, são realizadas atividades relacionadas a autoimagem, humanização e integração. “Um momento muito significativo para o paciente, por exemplo, é quando ele decide cortar o cabelo, devido à queda dos fios provocada pela quimioterapia. É preciso todo um suporte e cuidado para que isso possa ser realizado de forma humanizada”, observa a psicóloga. No Espaço da Beleza há acessórios como lenços e perucas, além de maquiagem e próteses mamárias, de modo que, após a alta hospitalar, as pacientes possam estar mais preparadas e seguras para conviver com a sua nova realidade. O Núcleo de Oncologia da OSID promove ainda o Papo de Fé, encontro quinzenal entre pacientes, familiares, profissionais e integrantes da Capelania da instituição, visando trabalhar a espiritualidade do paciente como uma forma de enfrentamento da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário