02/04/2013

Ensaio aberto marca programação de gravação do DVD da Orquestra Juvenil da Bahia



Foto: Tatiana Golsman.

Evento acontece no piso C do TCA, no dia 04, sujeito à lotação.

O público cativo do NEOJIBA poderá assistir, em primeira mão, ao ensaio aberto da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (YOBA), no próximo dia 04 de abril, das 17 às 18:30h, no Teatro Castro Alves (TCA). Na ocasião, serão apresentadas as obras que irão compor o CD e DVD da YOBA, que será gravado nos próximos dias 08, 09 e 10 de abril com a participação de Cesar Camargo Mariano e outros convidados.

O ensaio acontece no piso C do TCA, com vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço. Para participar, os interessados devem enviar o nome completo e RG para o e-mail contato@neojiba.org, e aguardar o recebimento da confirmação. O e-mail resposta enviado pelo NEOJIBA significa que terão seus nomes incluídos na lista da portaria do teatro, o que garante o acesso à sala de ensaio.

A gravação do CD e DVD da Orquestra Juvenil da Bahia conta com o patrocínio da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e da Tim, ambas através do programa Fazcultura.


Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 37 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia. O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário