03/04/2013

GALERIA ACBEU RECEBE EXPOSIÇÃO ‘CONCRETUDES’, DE FÉLIX CAETANNO



O artista utiliza material de descarte da construção civil para criar suas esculturas.

Refugos de madeira, ferro, concreto, tijolo e gesso nas mãos do artista plástico Félix Caetanno ganham status de obra de arte. Foi a partir desses materiais que o artista produziu as esculturas que fazem parte da mostra intitulada Concretudes, que terá vernissage na Galeria ACBEU no dia 12 de abril, das 19h às 22h, podendo ser visitada até 11 de maio, sempre de segunda a sexta das 14h às 20h e sábados, das 16h às 20h.



O conjunto de esculturas da mostra é resultado da pesquisa artística feita por Félix Caetanno, inspirada nas reflexões de Gaston Bachelard, que se fundamenta na reutilização da matéria bruta descartada pela construção civil. O artista traz obras impregnadas da memória de espaços que um dia foram projetados, construídos e habitados pelo homem e cuja deterioração também faz pensar na vulnerabilidade humana, nos processos de transformação nas vidas de pessoas e cidades e nas mazelas desses lugares impregnados de vidas.



Utilizando esses materiais brutos como matéria-prima, o artista trabalha com os conceitos de unidade, avizinhamento, solidez, pertencimento, como também, distanciamento e verticalidade. Caetanno explora em seu trabalho as complexidades citadinas que nos tornam distintos e ao mesmo tempo semelhantes. “As casas construídas como extensões corporais para proteger as fragilidades do indivíduo e elaborar seus sonhos e devaneios, embora criem um distanciamento do outro, nos aproximam pelo fato de nos tornar parte de um concreto que fundamenta uma unidade sistêmica e nos coloca inteiros na vulnerável concretude de ser”, filosofa o artista.

SOBRE O ARTISTA

Félix Caetanno é artista visual, graduado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Sua pesquisa artística se desenvolve entre a escultura, a instalação e o objeto. Este olhar surge nos anos 80, no extremo sul da Bahia —região onde nasceu—, com o teatro quando aproximou-se da cenografia, chegando à escultura influenciado pelas volumetrias criadas como designer gráfico.

Através do seu atelier, aberto em 1996, começou a criar e produzir móveis em ferro, e daí também esculturas, pinturas e desenhos. Ainda na sua micro-região participa de exposições coletivas e individuais de arte e design, culminando com uma premiação em 2005, nos Salões Regionais de Artes Plásticas da Bahia. Em Salvador também atua como cenógrafo e designer de interiores. Participou de algumas coletivas, realizando sua primeira individual “Linhas do Mar” em 2009, com a curadoria da crítica de arte Matilde Matos.

Serviço

O que: Exposição Concretudes

Onde: Galeria ACBEU- Av. Sete de Setembro, 1883, Corredor da Vitória.

Quando: 12 de abril das 19h às 22h.

Visitação: 13 de abril a 11 de maio de 2013

Funcionamento da galeria: de segunda a sexta, das 14h às 20h; sábados das 16h às 20h.

Informações: ACBEU | (71) 3444-4411

Site: www.acbeubahia.org.br

Visitação gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário