24/04/2013

Minimanual de qualidade de vida entra em cartaz no Teatro SESC



Comédia chega a Salvador nos dias 04 e 05 de maio, no Teatro Sesc – Casa do comercio, com direção de Daniela Ocampo, que assina o texto ao lado de Ana Paula Botelho.

Após protagonizar por três anos e meio um dos maiores sucessos teatrais dos últimos anos, ‘A História de Nós 2’, Alexandra Richter está de volta aos palcos com ‘Minimanual de Qualidade de Vida’.Trata-se do segundo monólogo da carreira da atriz – o primeiro foi ‘Uma Loira na Lua’, de 2004 -, uma comédia de Ana Paula Botelho e da roteirista global Daniela Ocampo, que assina também a direção.

O espetáculo aborda, de forma leve e bem-humorada, uma das questões mais delicadas (e pertinentes) do homem contemporâneo: como organizar a própria vida tendo como parâmetros os ‘padrões de qualidade‘ estabelecidos pela sociedade. Segundo estes preceitos, o indivíduo deve ser culto, bem sucedido (pessoal e profissionalmente), analisado, bonito e estar em plena forma física. São tantas as demandas externas, que a pessoa passa a sublimar as próprias necessidades individuais,travando uma batalha inglória contra o relógio e também contra as próprias limitações.

O assunto da peça é do interesse de todos! É justamente sobre essa luta entre uma pessoa que vive no mundo moderno e a necessidade de encaixar momentos de equilíbrio e saúde em meio a situações conturbadas e adversas –contextualiza, diz Daniela Ocampo.

Em cena, Alexandra Richter interpreta Angelina Pimenta, uma palestrante que apresenta à plateia um livro que pretende otimizar o tempo das pessoas, torná-las melhor informadas, manter corpo e mente em harmonia, enfim, toda uma sorte de requisitos ‘fundamentais’ para a tão almejada felicidade. “A personagem fala sobre qualidade de vida, só que ela mesma é uma pessoa completamente desorganizada, atrapalhada, sem planejamento,mas com um ‘FIB’ (felicidade interna bruta) altíssimo e, logo no início da palestra, já deixa claro que as"dicas" dela são mais interessantes do que qualquer manual“, explica Alexandra.

O minimanual de qualidade de vida é dividido em capítulos, só que a própria personagem não conseguiu ler todos, e isso vai ficando claro no decorrer da peça:

No final, ela descobre que todos os capítulos e regras devem ser feitos em 24 horas e chega à conclusão de que isso é impossível no mundo de hoje. Segundo ela, os físicos vão descobrir que o dia, hoje em dia, tem menos de 24 horas. E a "solução" encontrada por ela é se mudar para um outro planeta, muito mais longe do sol, e que leva muito mais tempo para cumprir a órbita inteira. Enfim, Angelina não resiste e entra, ela mesma, em colapso – complementa Alexandra.

A montagem marca também o primeiro encontro profissional de Alexandra Richter e Daniela Ocampo. “Foi única esta oportunidade de dirigir a Xanda, que é uma atriz deslumbrante, querida e extremamente talentosa! Não é sempre que se tem nas mãos uma atriz com tantos recursos quanto ela, é um presente. A gente sempre quis fazer um trabalho juntas, e a oportunidade não poderia ser melhor!“, explica a diretora eco-autora. O processo de trabalho também foi todo ele muito orgânico: “Nós estamos rindo desde que começamos a preparar esta peça! Mudamos o texto quase toda semana, é um trabalho muito colaborativo e baseado na parceria”, finaliza Daniela Ocampo.

Com direção de produção de Gustavo Nunes, cenografia de Clívia Cohen, a montagem aposta em recursos multimídia para representar as controversas ‘verdades’ defendidas pela palestrante, e sua interação com a plateia. Os vídeos são assinados pelos renomados irmãos Vilarouca. Completam a ficha técnica Patrícia Muniz (figurinos), Orlando Schaider (iluminação) e Paulo Mendes (trilha sonora). O patrocínio é da Bradesco Seguros.

Ana Paula Botelho

Ana Paula Botelho é mestranda em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Filosofia pela UFRJ. Atriz Profissional pela Escola Estadual de Teatro Martins Pena. Integrou o corpo docente do Centro de Desenvolvimento de Educação Integrada Amália Fernandes Conde, atuando como diretora artística de projetos das artes cênicas, assumindo também a coordenação de produção e a autoria dos textos teatrais e roteiros para vídeo. Em 2005, roteirizou e produziu o curta metragem (12 minutos) Romance.com. Em 2006, roteirizou o musical Amanhecer Esmeralda, inspirado no livro homônimo do rapper paulista Ferrez. Estes dois trabalhos foram premiados pelo Projeto Século XXI da MultiRio. Por este trabalho, foi reconhecida pela 1ª CRE como Destaque de 2007. Ana Paula é autora de duas peças teatrais já encenadas no Rio de Janeiro: Uma Loira na Lua e Tudo o Que é Meu é Teu. Também roteirizou contos folclóricos brasileiros para o musical Contos e Cantigas Populares, ganhador do Prêmio Mambembe de melhor espetáculo, que comemorou dez anos em cartaz em 2007.

Daniela Ocampo

Daniela Ocampo é formada pela UNI RIO em artescênicas. Atualmente é contratada da Rede Globo como autora/roteirista doprograma Os Caras de Pau. Dentre seus trabalhos de direção, destacam-se os seguintes espetáculos: Lente de Aumento, com o ator Leandro Hassum, e o espetáculo Z.É. Zenas Emprovisadas, este último ganhador do Prêmio Shell na categoria Especial.


FICHA TÉCNICA

Elenco: Alexandra Richter

Texto: Ana Paula Botelho e Daniela Ocampo

Direção:Daniela Ocampo

Direção de Produção:Gustavo Nunes

Assistente de direção: Barbara Duvivier

Captação de recursos: Renata Borges Pimenta

Cenografia: Clívia Cohen

Cenotécnico: Adriano

Costureira: Socorro

Designer: Patricia Façanha

Diretor de cena: Hildo de Assis

Figurinista: Patrícia Muniz

Filme de abertura: Eduardo Chamon

Fotógrafo: Dalton Valério

Iluminador: Orlando Schaider

Operador de Som e Multimídia: Janser Barreto

Preparação Corporal:Márcio Cunha

Preparação Vocal: Rose Gonçalves

Produtor Executivo: Helber Santa Rita

Trilha Sonora: Paulo Mendes

Videografismo: Rico e Renato Vilarouca

Visagismo: Fernanda Santoro

Produção: Turbilhão de Ideias

Patrocínio: Bradesco Seguros

Realização: Ministério da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura

Serviço:

Onde: Teatro SESC - Casa do Comercio

Quando: 04 e 05/05/2013

Horários: Sábado às 20h e 22h e domingo 20h

Quanto: R$70,00 (Inteira) e R$35,00 (Meia)

Produção local: Marlúcia Sie

Contato: 32738543

Nenhum comentário:

Postar um comentário