Programas de fomento como Fazcultura, Mobilidade Artística, Demanda Espontânea e o Fundo de Cultura são os principais incentivadores.
Das 16 peças que foram indicadas ao Prêmio Braskem de Teatro 2012 - projeto patrocinado pela Braskem S.A que consiste na premiação anual das melhores produções do teatro baiano - nove foram apoiadas pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). São elas: Entre Nós, Amor Barato, O Segredo da Arca de Trancoso, Paparutas, Salmo 91, O Sumiço da Santa, Olorum, SMS: A Saga da Memória Soteropolitana e Drácula. Tais produções foram contempladas através de diversas formas de fomento, tais como Fazcultura, Mobilidade Artística, Demanda Espontânea e o Fundo de Cultura e se destacaram nas categorias Espetáculo Adulto, Infanto-Juvenil, Direção, Atuação, Texto, Revelação e Especial.
Para Maria Mariguella, coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), este resultado revela o investimento do Estado na criação e na produção do teatro baiano: "Este prêmio é um recorte das produções altamente relevantes que já existem no nosso estado e é fundamental para o contexto do teatro pois gera visibilidade, prestigiando as produções", afirma.
Concorrendo na categoria Espetáculo Adulto, o musical "Amor Barato" foi vencedor do edital TCA.Núcleo em 2012. Nesta mesma categoria, concorre a peça "Entre Nós", selecionado pelo Fundo de Cultura, através do edital Culturas LGBT-2010. Os espetáculos "O Segredo da Arca de Trancoso" e "Paparutas" concorrem ao prêmio de melhor espetáculo Infanto-Juvenil, tendo sido contemplados via Mobilidade Artística (Difusão e Intercâmbio) e Demanda Espontânea, respectivamente, ambos de 2011. Na categoria Melhor Ator, concorre também o ator Lúcio Tranchesi, do espetáculo "Salmo 91", que teve apoio via Demanda Espontânea (2011). Através do incentivo do Fazcultura, a peça "O Sumiço da Santa" entrou em cartaz em 2012 e teve indicação das atrizes Andrea Elia e Denise Correia como Melhor Atriz, além da categoria Revelação para Laís Machado. Também concorre à categoria Revelação a atriz Bruna Scavuzzi, pelo espetáculo "SMS: A Saga da Memória Soteropolitana", apoiado pelo Fazcultura em 2011. Concorre na categoria Texto, a peça "Olorum", que teve apoio da SecultBA via Demanda Espontânea (2011). Na categoria Especial, a peça "Drácula", apoiada via Demanda Espontânea de 2011, ganhou indicação de melhor cenografia, de Márcio Meirelles.
Os vencedores serão divulgados hoje (03.04), durante a cerimônia que ocorrerá no Teatro Castro Alves, quando também serão comemorados os 20 anos do Prêmio Braskem de Teatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário