25/04/2013

Projeto Bass Culture Clash promove intercâmbio entre Bahia e Londres

Isso porque, através da parceria entre a British Underground com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e a Fundação Cultural, está confirmado o BASS CULTURE CLASH, projeto que será responsável por um importante intercâmbio cultural entre a Bahia e Londres, contando com grandes nomes da cena do bass destes dois locais como protagonistas. Como parte do projeto, acontecerão shows e workshops nas cidades de Salvador, Ilhéus e Londres, no período de 10 a 18 de maio.

O Bass Culture Clash: Bahia X Londres é um projeto que visa criar oportunidades e apresentar os talentos emergentes do Reino Unido no mercado musical brasileiro e os talentos emergentes brasileiros no mercado inglês. Para que isso aconteça participarão, pelo lado inglês, a referência do dancehall soundsystem londrino The Heatwave, que apresentará a sua festa ao lado da rainha do dancehall britânico - MC Lady Chann. Ainda do lado inglês, está confirmada a presença do artista Natty, revelação da nova música londrina, reconhecido também pela sua parceria musical com Ziggy Marley. Do lado brasileiro, duas bandas emergentes e promissoras representam a cena musical baiana – OQuadro, banda natural de Ilhéus e um dos mais antigos grupos de hip hop do estado, trará a nova tendência do gênero, intitulada Nova Escola (New School), buscando inovações estéticas a partir do diálogo com outros estilos musicais e movimentos culturais. Completando o time baiano, a banda Os Nelsons vem da cidade de Paulo Afonso e promete uma conexão entre as batidas baianas e o global ghettotech, sempre utilizando de tecnologia e estudo dos dub’s jamaicanos para criação de texturas musicais autênticas.

Com este time de primeira, que traz influências que vão de Vybes Kartel, Marley e Devlin a Jackson do Pandeiro, Racionais MCs e Buraka Som Sistema, a bass music promete estar muito bem representada!

A “Bass Culture" ou “cultura do grave” é uma força cultural que vem transformando a cena musical de Londres e da Bahia - dois dos mais dinâmicos centros musicais do mundo. Por uma série de características, estes dois pontos foram os eleitos para serem o cenário do Bass Culture Clash. “Percebemos que a cena contemporânea da Bahia está produzindo música em consonância com Londres. E a gente quer aproximar locais distantes fisicamente mas que estão em sintonia com o cenário alternativo”, completa Monique Badaró, assessora de Relações Internacionais da SecultBA.

A cultura do grave está no DNA de Londres. Isto se deve, principalmente, pelo fato de o Reggae ser uma força cultural que, historicamente, molda a trilha sonora da cidade. O ritmo, que saiu das margens para o centro da cena da capital, tornou-se um som emblemático de Londres. A habilidade musical que o reggae tem de evoluir e influenciar outros gêneros é mais forte do que nunca atualmente. Prova disso é que Londres é, hoje, o grande reduto desta nova geração da Bass Sound Culture, que se alimenta de influências, principalmente do reggae music e apresenta novas formas – como Dubstep, Grime e Bass Music, todas dominando as pistas de dança britânicas e expandindo cada vez mais novas fronteiras.

Já a Bahia, valorizando sua herança cultural tão rica e se conectando com novas e diferentes correntes, tem representado uma fonte de mudanças fundamentais na música brasileira. Hoje, as trocas culturais se manifestam em novas combinações de raízes urbanas, pop local e influências internacionais. Hip Hop com ijexá, pagode digital, dub baiano – a atual cena musical da Bahia é rica e composta por um mix diverso do antigo, do sincrético e do futurístico. A capital, Salvador – reconhecida como um reduto nacional do dub e do reggae music, vem sendo considerada a capital brasileira da “bass culture”.

As atividades do Bass Culture Clash ocorrerão ao longo do mês de maio, no Reino Unido e no Brasil e incluirão apresentações musicais e workshops voltados ao mercado da música. No Brasil, as atividades se dividirão entre Salvador e Ilhéus. O projeto inicia nos dias 9 e 10 de maio, com show e workshop em Ilhéus. Em seguida, vem para Salvador, onde também apresenta show e workshop, nos dias 11 e 12.

Terminada a temporada do projeto na Bahia, todos os artistas viajam para Londres, onde participarão das mesmas atividades no período de 16 a 19 de maio. Todos os shows do Bass Culture Clash contarão com a presença de todos os artistas envolvidos no projeto – The Heatwave, MC Lady Chann, Natty, OQuadro e Os Nelsons. Os workshops abordarão temas como “Música no limite - um chamado cultural às armas para a geração do Afrofuturismo” e “Ritmos da Diáspora Africana”.

O Bass Culture Clash chama a atenção pelo seu fator mais essencial e importante – o intercâmbio entre duas culturas que estão, espacialmente, tão distantes, mas que se aproximam muito pelo fato de serem, hoje, referências da “bass culture” no mundo. Bahia X Londres: este encontro promete trocas e novas parcerias incríveis e transformadoras!

O projeto Bass Culture Clash faz parte do programa “Bahia Music Export”, uma parceria da Assessoria de Relações Internacionais da SecultBA com a Coordenação de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O Bahia Music Export apoia a promoção internacional da música da Bahia, tomando como base a riqueza do patrimônio simbólico cultural do estado. Além da internacionalização da produção artístico-cultural, o programa prevê a inserção efetiva da mesma na economia do Brasil e do mundo. As duas atrações baianas que participam do Bass Culture Clash, Os Nelsons e OQuadro, fizeram parte da terceira coletânea lançada pelo projeto em 2012.

SERVIÇO

Agenda do Bass Culture Clash em Ilhéus

Show - The Heatwave, MC Lady Chann, Natty, OQuadro e Os Nelsons

Data: 10 de maio

Horário: 20h

Local: Tenda Cultural

Ingressos: acesso gratuito


Agenda do Bass Culture Clash em Salvador

Show - The Heatwave, MC Lady Chann, Natty, OQuadro e Os Nelsons

Data: 11 de maio

Horário: 20h

Local: Praça Pedro Arcanjo

Ingressos: acesso gratuito

Agenda do Bass Culture Clash em Londres

Show - The Heatwave, MC Lady Chann, Natty, OQuadro e Os Nelsons

Data: 16 de maio

Horário: 19h

Local: The Roundhouse, London

Show - The Heatwave, MC Lady Chann, Natty, OQuadro e Os Nelsons

Data: 17 de maio

Horário: 12h30

Local: Komedia, The Great Escape, Brighton


Show - OQuadro e Os Nelsons

Data: 18 de maio

Horário: 19h

Local: Movimientos, Notting Hill Arts Club, London


Nenhum comentário:

Postar um comentário