24/04/2013

‘Sertão da Gente' abre II Celebração das Culturas dos Sertões no TCA



Espetáculo aborda o universo sertanejo e faz homenagem a dois importantes artistas: o repentista Bule-Bule e o sanfoneiro Dominguinhos.

Concerto de abertura | 03 de maio, 21h - Sala Principal do TCA

“Sertão da Gente”, o espetáculo de abertura da Celebração das Culturas dos Sertões - promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia -, já chama atenção do público nesta segunda edição do evento. Com direção musical de Targino Gondim e participação de Elba Ramalho, Xangai, entre outros, o show que acontece em Salvador no dia 03 de maio, a partir das 21h, na Sala Principal do TCA, irá homenagear Bule-Bule, pela sua importância e contribuição para a cultura sertaneja, seja através do cordel, repente, ou do samba-chula, e o cantor e compositor Dominguinhos, herdeiro do velho Gonzagão, considerado o sanfoneiro mais importante do país.



Sanfoneiro premiado com o Grammy Latino, Targino Gondim irá apresentar pela primeira vez no TCA o Quinteto Sanfônico do São Francisco e um repertório voltado para as manifestações que acontecem na região do semi-árido. "Vai ser um grande encontro, um espetáculo de nordestinos autênticos. Vamos expressar o aboio dos vaqueiros, a seca, o São Francisco, todo o universo dos sertões através da música", conta Targino. Além da musicalidade dos sertões, o espetáculo, que conta ainda com a direção artística do diretor, pianista e ator Fernando Marinho, apresentará a diversidade das expressões culturais do sertão através da composição de cenários e figurinos.



O maestro João Omar, mais um dos convidado de Targino Gondim, divide o palco com artistas, como Xangaí, Nilton Freitas, Quinteto Sanfônico, Zezinho Aboiador e Samba de Véio do Rodeadouro. Em Juazeiro se juntará aos outros convidados Lucyane do Grupo Clã Brasil.

João Omar, fez a regência e direção geral do Espetáculo Orquestra Baião de Nóis, no ano passado dentro das Celebrações das Culturas dos Sertões Ano I.

A troca de 2 kg de alimentos não perecíveis vale o ingresso na bilheteria do TCA, a partir das 12h do dia 02 de maio, até uma hora antes do início do show (sujeito a lotação). Após a abertura no TCA, o show segue para Juazeiro, quando encerra a extensa programação da Celebração no dia 11 de maio, às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto. Mais uma vez, os alimentos arrecadados durante a programação serão doados para a população de municípios baianos atingidos pela seca.

II Celebração das Culturas dos Sertões

A Celebração das Culturas dos Sertões, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), tem como objetivo valorizar as culturas dos sertões e discutir sua importância para a formação da identidade cultural dos baianos. Nesta segunda edição, que acontece de 03 a 11 de maio, em Salvador e Juazeiro, o evento manteve o formato de programação intensa e variada, com encontro de estudos, oficinas e mini-cursos, exposições, cortejo, exibição de filmes e apresentações musicais. Entre os destaques, temos a participação do escritor Antonio Torres para uma edição do projeto “Conversas Plugadas Especial Sertão” na Sala do Coro do TCA, no dia 07.05, às 20h, e na Conferência de abertura do II Encontro de Estudos no dia 09.05, às 10h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. Também é bastante aguardada a a participação do artista pernambucano Antônio Nóbrega, que apresenta a aula-espetáculo “Matria: uma outra linha de tempo cultural”, no dia 10.05, às 18h, no Centro de Cultura. O acesso à toda a programação em Juazeiro também é gratuito, mediante troca de 2kg de alimentos não perecíveis por um ingresso na bilheteria do local, a partir do dia 06 de maio.

Sobre Targino Gondim

Targino Gondim nasceu na cidade pernambucana de Salgueiro, mas aos dois anos de idade, para fugir da seca, se mudou com sua família para Juazeiro, na Bahia. Foi então que, aos 12 anos, começou a tocar sanfona, levando a alegria do forró para as festas do bairro Santo Antônio e do resto da cidade. Nascia assim o sanfoneiro, cantor e compositor Targino Gondim. Targino foi aos poucos ganhando reconhecimento no cenário musical do Nordeste. Mas foi em 1999, com o lançamento de Esperando da Janela, álbum homônimo à música que virou sucesso na voz de Gil, que ganhou ainda mais notoriedade. Targino foi lançado no mercado nacional através do CD Dance Forró Mais Eu, em 2001. Neste mesmo ano, ganha o Grammy Latino de Melhor Música Brasileira com “Esperando Na Janela” e ainda o Troféu CAYMMI. Em 2002, ainda com o apoio de Gilberto Gil, lançou um novo álbum Toca Pra Nós Dois.

A experiência de Targino por trás da cena aconteceu a partir de 2009, quando ele idealizou o “Festival Internacional da Sanfona”, junto com o parceiro Celso Carvalho. O evento teve como objetivo possibilitar o encontro e o intercâmbio entre acordeonistas do país e do exterior. A terceira edição aconteceu em 2012, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) no mês de novembro, em homenagem a Luiz Gonzaga.

CENSURA: 14 anos.

Serviço:

O que: Espetáculo musical “Sertão da Gente” – II Celebração das Culturas dos Sertões
Onde: Abertura oficial na Sala Principal do Teatro Castro Alves (Salvador) e Encerramento no Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro).
Quando: Abertura: dia 03 de maio, 21h. Encerramento: dia 11 de maio, 20h.

Entrada: Troca de 2k de alimentos na bilheteria dos teatros. No TCA, a partir das 12h do dia 02.05; e Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 14h do dia 06.05. As trocas acontecem até 1h antes do início dos espetáculos ou até a lotação da sala. Os alimentos serão doados para famílias de municípios baianos atingidos pela estiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário