.jpg)
Foto: Priscila Figliuolo.
Projeto inédito de pai e filho investe em uma roupagem intimista.
O mês de maio traz ao Visca Sabor e Arte o duo acústico com os guitarristas Álvaro Assmar e Eric Assmar. Um dueto entre pai e filho, destilando um repertório com clássicos essenciais do blues, além de canções autorais de ambos numa roupagem acústica e bem intimista. O show acontece no dia 16 de maio (quinta-feira), sempre às 22h, com couvert a R$20.
Este formato de show vem sendo maturado há algum tempo pela dupla, com intenção de lançamento em 2014, em CD e DVD, acompanhado de um sexteto acústico. O show apresenta pela primeira vez o projeto no espaço do Visca, e promete agradar aos amantes do mais puro blues, numa atmosfera agradável e vibrante.
No repertório, destacam-se temas como “Crossroads”, “Crazy For You”, “Lonesome Walker”, “Walking By Myself”, entre outras canções que imortalizaram o gênero, que se faz mais atual do que nunca. Álvaro Assmar (Violão/Voz) e Eric Assmar(Violão/Voz) têm uma grande química musical e prometem aos “blueseiros” de plantão uma curta, porem memorável temporada.
Ouça aqui: http://www.youtube.com/watch?v=1p0OCcwlJac
SERVIÇO:
QUEM: Álvaro Assmar e Eric Assmar no show “Acoustic Blues”
QUANDO: 02 e 16 de maio (quintas-feiras), às 22h
ONDE: Visca Sabor & Arte (Rua Guedes Cabral, 123, Rio Vermelho – em frente à casa de Iemanjá)
QUANTO: R$20
Mais sobre Álvaro Assmar
Nascido a 20 de março de 1958 em Salvador, Álvaro Assmar manifestou sua inclinação para a música aos 6 anos de idade, quando viu os Beatles pela primeira vez na televisão. Em paralelo, acontecia a "Jovem Guarda" trazendo Renato e seus Blue Caps como representantes dos Beatles no Brasil, além de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e todos os demais artistas que compunham um movimento cultural de grande importância para a música brasileira. Tudo isto serviu como iniciação do aprendizado de Álvaro Assmar, que deu os primeiros passos num instrumento de brinquedo dado por uma tia (cavaquinho de Copacabana da Estrela). O primeiro violão, foi dado de presente pelo seu avô paterno aos 8 anos de idade e neste instrumento foi desenvolvida toda a técnica de solos mais apropriada para a guitarra do que o violão: era a influência predominantemente dos Beatles, Stones, Eric Clapton, Hendrix e do blues que vinha subscrito nestas tendências. A partir de Hendrix, Álvaro Assmar sentiu a necessidade de explorar outros territórios desconhecidos por ele até então: Cream, Allman Brothers, Mountain, Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Pink Floyd, Yes, John Mayall, Buddy Guy e muitos outros grandes músicos que traziam o blues como matéria prima de sua arte.
Aos 17 anos ganhou sua primeira guitarra e juntamente com seu irmão (Adelmo Assmar) formou o primeiro grupo de rock para apresentações em festivais de música do Colégio Maristas (Salvador) onde passou a ter contato com o palco, platéia e tudo que é preciso para o desenvolvimento de um artista. Por um acidente de percurso, acabou enveredando para a engenharia civil, formando-se em 1984 pela UCSAL mas a partir de 1985, retomou a música de forma profissionalizada integrando o "Cabo de Guerra" , banda de rock que misturava todas as vertentes conhecidas até então, ficando no grupo até 1992. Em paralelo à isto Álvaro Assmar criava a banda "Blues Anônimo", um power trio composto pelos ex-integrantes do grupo "Mar Revolto" Octávio Américo e Raul C. Gomes e que foi o primeiro grupo baiano de blues a ser criado. O grupo atuou até 1994, quando Álvaro Assmar resolveu assinar seu próprio trabalho.
No mesmo ano grava nos Estúdios Tapwin’ o álbum de estréia intitulado de "Standards", que é lançado em março de 1995, alcançando só na Bahia uma venda de 10.000 cópias. Em 1998 durante um concerto no Teatro ACBEU (Salvador) com o bluesman gaúcho Solon Fishbone é registrado pela televisão o que viria a se tornar no ano seguinte o seu 2º álbum intitulado de "Live". Ainda neste mesmo ano, Álvaro Assmar resolve juntamente com a sua esposa Adalgisa Oliveira criar o projeto Wednesday Blues, que trouxe a Salvador entre 1999 e 2003, os nomes de maior expressão da cena blues brasileira. Este projeto é o primeiro e único no gênero até então a ser realizado em teatro fechado no Brasil. Neste mesmo ano Álvaro Assmar assina contrato com a Top Cat Brasil, gravadora especializada em blues, subsidiária da Top Cat Records do Texas (EUA).Em agosto de 2001, Álvaro Assmar lança "Special Moment", onde assina todas as composições pela primeira vez e uma canção (Welcome my friend) em parceria com o amigo André Christovam, trazendo ainda como convidado especial, o seu filho caçula Eric Assmar executando um belo solo de "slide guitar" com apenas 13 anos de idade.
Em "Special Moment", Álvaro Assmar se evidencia principalmente pela técnica de "slide guitar" que o coloca segundo a crítica especializada, como um dos mais importantes guitarristas da atualidade.
Celebrando os seus 20 anos de carreira, Álvaro Assmar acaba de lançar em dezembro de 2005 o seu 4º álbum intitulado de Blues à la Carte, que já se traduz no trabalho mais importante de sua carreira, até então. Ao mesmo tempo foi presenteado pelo luthier carioca Jorge Marinho, com a guitarra Marinho Guitars modelo Álvaro Assmar.
Este ano é lançado seu 1º DVD que leva o título de "Blues a la carte ao vivo" e que é o 1º produto pelo selo STAR BLUES criado pelo próprio artista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário