05/05/2013

Música havaiana foi um dos destaques da noite de atrações no Pelourinho



Os músicos havaianos Keola Beamer & Jeff Peterson apresentaram sua turnê pelo Brasil no Largo Pedro Archanjo | Crédito: Genilson Coutinho.

A diversidade de ritmos invadiu os Largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro d’Água, na noite de ontem (04/05), no Pelourinho. O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), recebeu um grupo havaiano que está em turnê pelo Brasil, realizou uma homenagem ao Rei do Reggae, Bob Marley. O público pôde conferir ainda uma mistura de ritmos de uma banda soteropolitana.



Salvador foi a quarta cidade brasileira, num total de sete, a receber os músicos havaianos Keola Beamer & Jeff Peterson, acompanhados da dançarina de hula Moanalani Beamer. Keola e Jeff apresentaram as baladas características do Havaí e tocaram algumas das canções que compuseram para a trilha sonora do filme “Os Descendentes”. Um dos pontos altos da apresentação foi uma homenagem à música brasileira. Jeff tocou o clássico “Carinhoso”, dos compositores João de Barro e Pixinguinha, com um toque havaiano. Também mostraram ao público instrumentos típicos, como uma flauta que é tocada apenas com o nariz.



No Largo Tereza Batista, a noite foi marcada pelo tributo ao Rei do Reggae, Bob Marley, falecido há 32 anos. Com o show “Elas Cantam Bob Marley”, a banda Aspiral do Reggae homenageou o jamaicano com a apresentação de canções famosas como “Three Little Birds” e “Get Up, Stand Up” nas vozes femininas de Wil Carvalho, Jô Calado, Nelma Marques (banda Cativeiro), Vivian Caroline (banda Águas de Samba), Rebeca Tárique, Stael Machado e Soiane Gomes. “Pra mim esta é mais uma oportunidade que nós temos de mostrar nosso respeito e admiração por Bob Marley e tocá-lo aqui no Pelourinho tem um toque especial”, explica Vivian.



A energia do grupo soteropolitano Ricardo Caian e os Beduínos Gigantes contagiou o público do Largo Quincas Berro d’Água, apresentando uma fusão de ritmos como Samba-Reggae, Axé, Frevo e Rock. Ricardo tocou canções autorais como “Anel de Doutor”, em parceria com Victor Lucena e Daniel Farias, e mostrou para o público as músicas “Odara”, de Caetano Veloso e “Aluga-se”, de Raul Seixas e Claudio Roberto.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) encarregado de fomentar e promover as manifestações culturais populares que fortalecem a identidade do Estado da Bahia. As políticas do CCPI se orientam de acordo pelo alinhamento do Governo do Estado com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura de promoção de políticas públicas voltadas para as culturas populares e Identitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário