30/05/2013

SÃO JOÃO DE IAÇU - Mais de 60 horas de forró no Arraiá do Mochilão

Arraiá do Mochilão contará com mais de 60 horas do tradicional forró pé de serra.

Este ano Iaçu realiza a IX edição do Arraiá do Mochilão. A festa é uma das mais importantes da cidade. Com o tema “No Arraiá do Mochilão, o licor esquenta a emoção” serão mais de 60 horas animadas por atrações nacionais e principalmente por artistas locais. A programação se inicia no 21 e prossegue até o 24 de junho.

Entre as atrações estão nomes como Caviar com Rapadura, Bonde do Forró, Mega Xote, Bruninho do Acordeon e os Malas do Forró, além de atrações locais como Zumbelê, Trio Nogueira, e J Kajaíba.

Tradicionalmente a festa se inicia com a chegada do trem Mochilão seguido de apresentações de quadrilhas, shows de bandas musicais e forrozeiros, realização de brincadeiras e manifestações culturais regionais, show de sanfoneiros na rua e arrastão dos candangues (passageiros dos antigos Trem Mochilas).

Iaçu é um município com aproximadamente 30 mil habitante. Às margens do Rio Paraguaçu, à 281km de Salvador, na região conhecida como Piemonte do Paraguaçu, entre os municípios de Milagres e Itaberaba, Iaçu é conhecido como um município de grande pujança cultural e política.

O Arraiá do Mochilão acontece na praça principal da cidade, em frente à Estação de Trem da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). A festa foi batizada com este nome em homenagem ao trem “Mochila” que transportava passageiros economicamente sem recursos nas décadas de 30 a 60, do Recôncavo baiano para a Chapada Diamantina.

Iaçu realiza o Arraiá do Mochilão desde o ano de 2005. O objetivo da festa é preservar manifestações com forte apelo cultural e turístico, além de fortalecer a cultura regional, preservar a tradição popular, os festivos juninos e movimentar a economia da cidade. O município recebe cerca de 15 mil visitantes por noite. Neste período o Município aumenta o seu fluxo turístico, aquecendo a economia local em 30% e gerando 2mil postos de trabalhos temporários.

A festa é uma valorização da história do município, que tem uma trajetória de desenvolvimento em torno da linha férrea. A cidade com tradições nordestinas, possui uma gastronomia que privilegia os produtos da caatinga e do Rio Paraguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário