30/06/2013

Cultura em Campo, Arte na Bahia


Fotos: Zeza Maria, Nana Gadelha e Henrique Coelho.

Shows, musicais, apresentações de teatro, dança, exposições de artes visuais, performances, exibição de filmes, ações de formação e debates sobre cultura e futebol movimentaram Salvador e divertiu baianos e turistas durante a Copa das Confederações. Craques da nossa arte e cultura transformaram os dias de jogo em dias de festa e deram mais visibilidade nacionalmente e internacionalmente à diversidade da cultura baiana. O projeto idealizado pela Secretaria da Cultura da Bahia (SecultBA), ofereceu para o público mais de 120 eventos gratuitos e a preços populares, em 22 espaços culturais da capital baiana e em centros culturais do interior, numa programação especial que se estendeu até 30 de junho.


“O Cultura em Campo superou as expectativas da SecultBA. Estou muito contente com o resultado do projeto e com o grande número de pessoas que conferiram a nossa programação em plena Copa das Confederações e festejos juninos”, declarou o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, que conferiu diversos eventos da programação cultural.


A programação especial do Teatro Castro Alves contemplou música, teatro e dança. Nos dias 13 e14 de junho Gilberto Gil encantou o público no TCA com a apresentação do Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo. Acompanhado da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) ele foi aplaudido pela plateia com o seu repertório variado que incluiu clássicos daqueles a quem ele chamou de “meus grandes mestres”.


A Orquestra Juvenil da Bahia e a Rumpilezz, se apresentou na Sala Principal do Teatro Castro Alves com ingressos esgotados, no dia 28 e 29 de junho. Aproximadamente 4.000 pessoas conferiram a apresentação ímpar, que contou com a participação da cantora Margareth Menezes. Em sua primeira apresentação ao lado dos instrumentistas do Neojiba, a artista trouxe para o público a interpretação da canção “Tico-Tico no Fubá” de Zequinha de Abreu. Já na companhia da Orkestra Rumpilezz, ela interpretou a canção “Depois que o Ilê Passar”, do grugo Ilê Aiyê.

Programação Baiana de Circo, Dança e Teatro

A Programação Baiana de Circo, Dança e Teatro, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) teve grande notoriedade dentro do projeto Cultura em Campo. No vão livre do teatro e na Sala do Coro do Teatro Castro Alves aconteceram intervenções urbanas, apresentações de teatro e dança de rua, e espetáculos. A programação reuniu 25 propostas de artes, entre os destaques os premiados espetáculos teatrais “Entre Nós – Uma Comédia sobre Diversidade” e “Namíbia, Não!”, o infantil “De Sol, De Céu e De Lua”, o circo feminino de “A Rádio do seu Coração”.

Dia de Jogo= Dia de Festa

Nos dias 15, 19, 22 e 30 de junho aconteceram o Dia de jogo=Dia de festa, com as transmissões gratuitas dos principais jogos da Copa das Confederações 2013. Os jogos foram exibidos no Cine Teatro Solar Boa Vista, Casa da Música, Espaço Cultural Alagados e Centro Cultural Plataforma, na capital, Centro de Cultura de Porto Seguro, João Gilberto (Juazeiro) e Amélio Amorim (Feira de Santana). Em clima de descontração e tranquilidade, o público comemorou os gols da seleção brasileira e em seguida festejaram ao som de diversas atrações musicais e DJ’s.

Cine-teatro Solar Boa Vista

O Cine-teatro Solar Boa Vista foi palco de grandes apresentações. No dia 22 de junho o público curtiu o som da banda Bemba Trio que mistura uma grande variação de ritmos globais e locais como o samba reggae, samba chula, ragga, repente, miame bass, dentre outros ritmos periféricos, e a discotecagem do Coletivo NozMoskada. Nos dias 29 e 30 de junho, aconteceu o Solar de Virote, que apresentou 24 horas de atividades sem parar, com apresentações artísticas diversificadas. A programação ferveu com os shows da cantora Márcia Short com a sua voz potente e versátil, Paulinho Boca apresentando os grandes sucessos dos Novos Baianos e o rock roll vibrante da banda Cascadura. O público também lotou o espaço para conferir as apresentações de Bailinho de Quinta com participação de Juliana Ribeiro e do trio Mariella Santiago, Angelo Santiago e Gilberto Santiago.

CineSomBA

O CineSomBA atraiu dezenas de pessoas para o Complexo Cultural dos Barris, de 14 a 16 de junho. O festival promovido pela Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) trouxe como mote o cinema que dialoga com a música, música que dialoga com o cinema; cineasta que faz música, músico que faz cinema; videoclipe, a mais clara junção entre as duas linguagens. O primeiro dia do evento apresentou em primeiríssima mão o documentário A mensagem de Fernando Pessoa - Mito e Música. André Luiz Oliveira arrancou os aplausos do público com a apresentação do show "A Mensagem de Fernando Pessoas - Mito e Música". O destaque da programação foi o show em homenagem aos Novos Baianos com Marcia Castro, Curumin, Anelis Assumpção e Karina Buhr. As pulseiras de acesso ao evento esgotaram em menos de 1h do inicio da entrega. A apresentação musical preservou a sonoridade e arranjos originais do grupo, com poucas intervenções no seu conceito musical. O projeto fechou com chave de ouro com uma linda homenagem à Caetano Veloso sob o comando da cantora Mariella Santiago. A noite contou com a participação de Moreno Veloso, filho do homenageado. Nos quatros dias do evento o público ainda conferiu projeções de videoclipes baianos e videomapping, na enorme fachada da Biblioteca dos Barris.

Nas salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira foram apresentados mostra de curtas e longas-metragens. Na Biblioteca Pública do Estado da Bahia todos conferiram a exposição “É Festa! Copa das Confederações no Brasil”, os seminários História Social do Futebol e Novas letras: Entre Gols e Livros, além de leituras públicas: o futebol nas páginas.

Espaço Xisto Bahia

O Espaço Xisto Bahia contou com uma programação diversificada para diversos tipos de público, como contação de histórias e brincadeiras infantis, apresentação do grupo Leiturinhas Musicadas,Oficina de Parkour, o ciclo de debates Dança e Esporte – Interfaces Possíveis e muitas outras atrações.

O Palacete das Artes

O público que visitou o Palacete das Artes apreciou a exposição “O Jogo só acaba quando termina”, que aborda o momento pelo qual atravessa o futebol e suas implicações sociais. A mostra faz parte das comemorações do Ano da Alemanha no Brasil, batizado de Alemanha + Brasil 2013/14. A exposição de esculturas “Mário Cravo Jr” também atraiu os amantes da arte para o espaço, como também exibição de filmes onde o futebol e suas estrelas são protagonistas, no projeto Cinema no Palacete.

Arte no Pelourinho

O Pelourinho recebeu as exposições “Lunar – Fotografia, agora”, no Solar do ferrão, e “O bairro do Comércio”, no Museu Tempostal”. Grupos de forró pé de serra e manifestações culturais da capital e do interior do Estado agitaram as ruas e largos do Pelô. A programação artística integrou o Ciclo de Festejos Juninos no Pelourinho, realizado pelo Centro de Culturas e Identitárias (CCPI), e o Encontro de Grupos Mascarados. Ainda no mês junino, diversas atrações animaram os largos e praças do Pelourinho. No palco se apresentaram grandes ícones da música nordestina e brasileira, como Gilberto Gil, Alceu Valença, Adelmário Coelho, Genival Lacerda, Val Macambira, Virgílio, Estakazero e Gereba; Carlos Pitta e Cicinho de Assis, Zelito Miranda, Santana e Chambinho do Acordeon.

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) apresentou uma programação especial dedicado à relação entre futebol e arte, com atividades para público adulto e infantil. O “Baba da Ladeira”, intervenção do coletivo artístico do Grupo de Interferência Ambiental (GIA) movimento a ladeira do MAM com uma animada partida de futebol. A grande final do Baba na Ladeira 2013 aconteceu no dia 29 de junho, na Ladeira do Pau da Bandeira, no fim de linha da Praça da Sé.

Apreciadores da arte contemplaram a exposição “Esquizópolis” que apresenta as 17 obras premiadas nos Salões de Artes Visuais da Bahia 2012 e mostra “Tupy Todos os dias”, que integra o projeto A Sala do Diretor e conta com trabalhos de diferentes gerações de artistas, que dialogam com a aproximação entre a arte e o ambiente, natural ou mental, de cada um.

Os shows do projeto “MAM-BAHIA: Outras sonoridades” agradaram em cheio o público que conferiu apresentações musicais diferenciadas. No dia 16 de junho o Samba Chula de São Braz e Dão & Caravanablack animaram o espaço. Cerca de 2.200 pessoas estiveram presente na área externa do MAM para curtir a apresentação das bandas OQuadro, Os Nelsons e BaianaSystem no dia 23 de junho. A voz potente de Lazzo Matumbi arrepiou baianos e turistas que marcaram presença no encerramento do projeto. O evento ainda contou com a apresentação de Márcia Castro, uma das grandes revelações da atual MPB.

A Casa da Música Itapuã

A Casa da Música Itapuã Festival apresentou uma forte programação especial nos dia 26, 27 e 28 de junho, que contou com uma lona de circo montada especialmente para o evento. Oficinas, feira e brechó, exposições, aulas de yoga e ginástica, lual, shows com Margareth Menezes, Malê Debalês e Sambatrônica atraiu o público para o espaço cultural dedicado à música.

As bibliotecas também tiveram uma excelente programação cultural. A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato ofereceu para o público o espetáculo A Bola Apaixonada, a exposição FUTEBOL – Pelezinho e Ronaldinho, o Concurso Teatral A Bola e o Goleiro, oficina Brincando e forca, A bandeira do meu time, Pintando a Bola e o Goleiro e Jogo da Memória: Futebol. Em Itaparica, o público conferiu filmes e documentários relacionados ao futebol e as Copas do Mundo, além da exibição do jogo Taiti x Nigéria com a presença do comentarista Pedro Augusto Macedo Mesquita, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr.

Durante a programação do Cultura em Campo a nossa página no facebook Plug Cultura Secult BA foi atualizada constantemente com flayers, notas e fotos dos eventos culturais. Foram dezenas de curtidas e elogios dos internautas sobre a iniciativa da Secult-BA de promover a arte baiana durante a Copa das Confederações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário