05/06/2013

Desfile de abertura da Expo de Moda 2013 trouxe criações inspiradas na Copa das Confederações



O evento, que aconteceu nesta terça-feira (04/06), levou para a passarela looks de 16 estilistas baianos, que mostraram que moda e futebol podem entrar juntos em campo.

Espanha, Japão, Brasil, Uruguai, Taiti, México, Nigéria e Itália entraram em campo na noite desta terça-feira (04), durante o desfile de abertura da 22ª Expo de Moda 2013. Em ritmo de Copa das Confederações, a feira trouxe o tema “Moda, Nação e Gollll!!!" e mostrou para o público produções de 16 estilistas baianos, que protagonizaram um verdadeiro espetáculo de criatividade e inovações no Pavilhão de Feiras da Bahia, do Centro de Convenções da Bahia, balançando as redes do cenário fashion.

O desfile, que aconteceu em um espaço montado na Praça Central, deu uma volta ao mundo nas tendências ao trazer para a passarela peças inspiradas nos países classificados para a Copa das Confederações. A estilista Adenilse Romana homenageou o Japão e se inspirou nas gravuras japonesas, que foram pintadas por ela, para criar o seu look. Já Aline Costa trouxe o misticismo, irreverência e o colorido do povo do México, seguida de Ângela Amado, que também homenageou o país inspirada na Nossa Senhora de Guadalupe, que era mexicana, e da estilista Livia Queiroz, que se inspirou no uniforme dos jogadores da seleção mexicana. As jovens estilistas Bela Amado e Giovana Vilas Boas levaram para a passarela uma produção inspirada nas touradas e no militarismo da Espanha. Rômulo Salomão também homenageou o país, e usou como referência as mulheres espanholas. A Itália foi homenageada pela artista têxtil Cleuza Ferreira, que se inspirou nos afrescos italianos e na arte renascentista, trazendo as cores da bandeira do país e destacando o vermelho para significar a paixão pelo futebol.

O estilista Di Paula apresentou um look com alusão às mulheres do Taiti, bem como o estilista João Damapejú. O designer Fagner Bispo traduziu a bandeira do Uruguai em um vestido, além de utilizar meiões e medalhas como acessórios. Jhonas Pereira produziu dois looks – um feminino, com alusão à festa do Dia dos Mortos, típica do México, e outro masculino com referência às tribos africanas para representar a Nigéria. Levite Bahia também homenageou o país africano, trazendo as cores da bandeira da Nigéria em sua produção. Luciene Leal, Mário Frias e Nea Santana homenagearam o Brasil. Luciene deu destaque à bola – a diva do futebol - e a Carmem Miranda – a diva que levou o futebol para o mundo. Mário se inspirou no gol de cabeça e bola na rede para a produção do seu look. Nea Santana compôs produção com fitas do Senhor do Bonfim para pedir proteção para o país durante a Copa das Confederações. Os looks apresentados no desfile de abertura ficarão em exposição ao lado da passarela durante todo o período da feira.

O clima de futebol também esteve presente na cenografia da passarela, produzida pelo estilista e designer Fagner Bispo. Ele trouxe elementos do futebol com referências às nações que compõem a Copa das Confederações através de figurinhas com imagens de grandes ídolos de cada seleção. Além disso, a bola e o campo também foram retratados na cenografia. Os desfiles irão acontecer diariamente, sempre às 19h, exceto no domingo, que inicia às 18h.

Promovida desde a sua primeira edição pela produtora Vera Pontes, a Expo de Moda acontecerá até domingo, dia 09 de junho, no Centro de Convenções da Bahia, e traz muitas novidades em mais de 180 estandes de confecções, calçados e acessórios com os lançamentos para o outono/inverno 2013. Os ingressos custam R$ 6 com horário de funcionamento de terça a sábado, das 15h às 22h, e no domingo, das 14h às 21h.

Programação Desfiles:

HOJE (05), será a vez da designer de estamparia têxtil Cleuza Francisca, junto com o styling de Claudio Rabello, levarem “Moda & Arte” à Expo com túnicas, kaftas, saiões, xales, lenços e echarpes. A passarela irá se transformar em uma grande galeria, já que a artista é reconhecida por transformar uma roupa em obra de arte, a partir de estamparias únicas e exclusivas. Todas as pinturas para as peças do desfile homenagearão os países participantes da Copa das Confederações.

As Minicoleções de Ângela Amado, Aline Costa, Bela Amado e Giovana Vilas Boas, João Damapejú, Levite Bahia, Livia Queiroz e Silla Maria Filgueira subirão ao palco em versões inéditas, preparadas pelos estilistas especialmente para a quinta-feira (06). Cada um irá apresentar seis combinações com o melhor de suas coleções, tanto em interpretações casuais, quanto em versões mais glamurosas.

O tradicional Desfile das Fashionistas, que acontecerá na sexta-feira (07), contará com jornalistas, blogueiras e formadores de opinião que entendem tudo de moda e que vão colocar na passarela toda sua expertise ao sugerir looks que irão ganhar as ruas nas próximas estações. Cada vez mais antenados com o jeito como as pessoas se relacionam com a moda, eles irão criar e elaborar produções com peças garimpadas na feira, que serão desfiladas por modelos da Mega Models. Ao final do desfile, todos os fashionistas subirão na passarela ao lado de suas criações.

No sábado (08), o estilista Di Paula trará sua coleção “Amarrações”, que encontrou no tema “Di Áfricas” a beleza e presença de cores como amarelo, laranja e vermelho, junto à praticidade e versatilidade das amarrações. A ideia é dar um upgrade no básico com sobrepeças, joias e tecidos inspirados na origem africana. O styling fica por conta de Claudio Rebello.

No domingo (09), último dia da Expo, Tatiane Itaparica e Marinalva Nascimento, ex-alunas do curso de moda da Unijorge, irão desfilar sua grife infantil “Vontade Própria”, sob a orientação da coordenadora do curso de graduação, Carina Silveira. A coleção da marca é inspirada na música baiana ‘We are the world of Carnaval’ e traz looks com alegria e cores da época, produzidos com tecidos fluidos e 100% algodão. Tudo bem confortável para os pequenos. Vestidos estampados, blazers e croppeds completam o visual das peças.

Espaço Criativo

Quem quiser adquirir peças e criações de alguns estilistas que participam da feira, poderá encontrá-las no Espaço Criativo. O público irá encontrar as blusas sublimadas de Ãngela Amado, mais a moda artesanal de Aline Costa e Levite Bahia. Também poderão ser adquiridas as criações exclusivas de pintura em tecido da artista Cleusa Francisca, as roupas de bordados a mão e aplicações criadas por M. Rusey. Nea Santana investe nos acessórios. Bela Amado e Giovana Vilas Boas aproveitam o espaço para lançar sua marca, a “Justine et Cloud”. Assim, quem gostar das novidades que fizeram sucesso na passarela é só visitar os estandes e levá-las para casa.

Praça das Artes

Além de moda, a Expo promove também manifestações representativas da cultura de cada continente. A Nova Arena Fonte Nova, em Salvador, será palco de um dos maiores clássicos do futebol mundial: Brasil x Itália. Por isso, a Praça das Artes da Expo de Moda 2013 segue o tema central da feira e presta uma homenagem aos países que participam da Copa das Confederações. A amostra vale um ‘olé’, ao expor as peças cedidas pelos colecionadores Ruy Botelho, Ronei Dias e Arilde Junior.

Doe vida, doe órgãos: AXT-BA marca presença na Expo

Nesta edição, a Expo de Moda 2013 apoia a ATX-BA (Associação de Pacientes Transplantados da Bahia) com a doação de um estande para divulgação do trabalho social realizado pela entidade.



A ATX-BA atende 500 associados transplantados de rim, coração, pâncreas, fígado, medula óssea, córnea (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e suas famílias. Também defende os interesses de pacientes transplantados do estado. O objetivo da associação é dar assistência e orientar os transplantados e seus familiares na reintegração na vida, bem como promover obras e atividades sociais e de serviços visando a proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas que passaram por um transplante.

Confira a seguir o resumo da programação da feira. A Expo de Moda 2013 proporciona uma excelente oportunidade para dar aquela repaginada no guarda-roupa, investir no visual e fazer boas compras.

RESUMO DA PROGRAMAÇÃO

05/06, às 19h

- Desfile: “Moda e Arte”

06/05, às 19h

- Desfile: Minicoleções com Ângela Amado, Aline Costa, Bela Amado e Giovana Vilas Boas, João Damapejú, Levite Bahia, Lívia Queiroz, Silla Maria Filgueira


07/06, às 19h

- Desfile: "Desfile das Fashionistas" – jornalistas, blogueiros e colunistas de moda

08/06, às 19h

- Desfile: “Amarrações by Di Paula”


09/06, às 18h

- Desfile: Unijorge – Desfile de trabalhos dos alunos do curso de moda


Serviço

Expo de Moda 2013

Quando: De 04 a 09 de junho (de terça a domingo)

Onde: Pavilhão de Feiras da Bahia - Centro de Convenções/ Salvador-Bahia

Horário: 3ª a sábado, das 15h às 22h, e domingo, das 14h às 21h

Ingressos: R$ 6,00 preço único (entrada gratuita para crianças até 04 anos e idosos a partir de 60 anos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário