28/06/2013

INTERAÇÃO E CONECTIVIDADE 7 - MOSTRA ARTÍSTICA COMEÇA EM SALVADOR COM NOMES INTERNACIONAIS

A memória utilizada como motor. É esse o ponto de partida da sétima edição do projeto INTERAÇÃO E CONECTIVIDADE, que acontece de 4 a 13 de julho de 2013 em Salvador. Durante dez dias a capital baiana será ponto de encontro de espetáculos locais, nacionais e internacionais (além de outras atividades intelectuais) que assumem o desafio de explorar, através de diferentes formatos, as marcas indeléveis deixadas pelo tempo na memória. O Projeto envolve atividades gratuitas ou a preços populares, com ingressos de R$10 (inteira) a R$5 (meia). A ação “Vá de bike e pague meia” incentiva que o público se desloque de bicicleta para assistir aos espetáculos, estimulando reflexões sobre a mobilidade urbana na cidade.

Nomes de relevância no cenário artístico internacional, como Xavier Le Roy e Jorge Larrosa, enriquecem a programação do evento e garantem trocas enriquecedoras. "Retrospectiva", trazido por Le Roy (ALE/FRA), trata-se de uma exposição concebida como uma coreografia e abre a mostra no dia 4 de julho (quinta), às 13h, no Foyer do Teatro Castro Alves. Depois de fazer sua estreia em Salvador, a exposição será apresentada em dois dos mais importantes museus do mundo: o “MOMA” em Nova York e o “Centre Pompidou” em Paris. Já o espanhol Jorge Larrosa traz para o INTERAÇÃO E CONECTIVIDADE novas formas de pensar educação, arte e experiência na conferência: "A experiência: entre o “já não” e o “ainda não””, que acontecerá no dia 06/07 (sábado), às 10h no Pátio do ICBA.

A grade de atrações é composta por obras que traduzem, com a ajuda da materialidade do corpo, da imagem ou de outros recursos, as experiências acumuladas pelos artistas ao longo das suas trajetórias. Isso fica claro em trabalhos como, Ouriço de Leonardo França (BA), 3 Solos Em 1 Tempo de Denise Stutz (RJ) e A Projetista de Dudude Herrmann (MG). Além disso, outras iniciativas da programação como Conectivos Musicais e Conectivos Críticos confrontam e estimulam a relação da dança com outros campos artísticos, como a música e a escrita.

No ano em que o Dimenti Produções - responsável pela realização do projeto - comemora 15 anos de percurso no cenário artístico e cultural do país, decidindo reformular radicalmente o seu modo de organização, o INTERAÇÃO E CONECTIVIDADE 7 se apresenta como uma vitrine das intensas mudanças e reflexões propostas pelo grupo, com a certeza de um presente ainda mais inusitado.

A sétima edição do INTERAÇÃO E CONECTIVIDADE reúne obras, projetos e ações que desdobram as ideias de memória e formação como parâmetros de criação. Por meio de movimentos retrospectivos, da reciclagem de materiais artísticos e de reencarnações coreográficas, o projeto deseja ativar uma noção de tempo expandida e complexa.

SOBRE O INTERAÇÃO E CONECTIVIDADE

Realizado desde 2006, em Salvador (Bahia), o IC - Interação e Conectividade - tem potencializado a relação entre a produção contemporânea em dança e outros campos da criação artística - cinema, artes visuais, teatro e escrita -, experimentando novos parâmetros de curadoria e programação.

A partir da perspectiva do artista-curador, as diretrizes do projeto estão conectadas aos princípios que norteiam as práticas dos seus realizadores e participantes: experimentação artística, criação em risco, flexibilidade e criticidade. Desse modo, o projeto pensa a arte e, mais especificamente, a dança como uma prática complexa mobilizada por uma pluralidade de conceitos e configurações.

O IC é uma produção do Dimenti, produtora cultural e ambiente de criação em atividade há 15 anos e em constante processo de mutação. Desde 2012, deixa de existir enquanto grupo artístico nuclear para perceber-se em outras parcerias e ações colaborativas com artistas e instituições.

REDE DE INTERESSE Ação realizada no IC desde a sua quinta edição (2011) reúne artistas e comunicólogos, com o intuito de ampliar os alcances e interlocuções do projeto, estabelecendo contato com novos públicos. O aprofundamento desta reflexão e a adoção de práticas comunicativas específicas procuram ainda fazer do Rede de Interesse uma ação autônoma que, pautada na relação comunicação/cultura, possa ir além do IC, atuando em outros projetos e ações culturais. Este ano o projeto aprofunda suas discussões e pretende alçar voos, levando sua tecnologia para outras situações culturais. www.rededeinteresse.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário