03/06/2013

Lançamento do livro "Espalitan​do", de Paulo Bono, no Visca Sabor & Arte - amanhã!



Gordo com fome procura

Coletânea das melhores crônicas do blog homônimo publicadas desde 2006, este livro não é para estômagos fracos. Por baixo da leveza bem-humorada e da sem-cerimônia com que Paulo Bono trata de temas como sexo, trabalho ou suas memórias da infância na Lapinha, o leitor se depara, a todo instante, com observações incômodas sobre sonhos frustrados e ressentimentos mal digeridos.

Num texto cru e cruel, despojado e direto, Bono se declara um perdedor e dispara sua rabugice contra tudo e todos, principalmente contra si mesmo e seus problemas de sobrepeso e autoestima. “Sou do tipo gordo, careca e preguiçoso, daqueles que não são bons no que fazem e botam a culpa no mercado”, escreve no texto “Efeito dominó”.

Sua ânsia por alguns poucos e breves momentos de prazer o leva à sinuca, ao pôquer, ao dominó e, principalmente, à mesa e à cama – ou a ambos ao mesmo tempo (como na hilariante cena sabor morango e chocolate).

Com um olhar que não se deixa seduzir pelos bares da moda ou pelos novos condomínios de luxo, ele retrata uma Bahia miserável, que fede a mijo nas ruas de casas antigas e escuras e barracos de madeira, lona e papelão.

Seus personagens são os zé-ninguéns da cidade grande: “Os que não conseguiram. Os que nunca conseguirão. Os CDFs de outras épocas. Os inúteis. Os reprovados. Os mais ou menos. Os perdedores especializados” (“Reprovados”). É com eles – e com o anão corcunda virgem, o casal de lésbicas de Brotas ou Padre Pinto, entre outros não-heróis – que Paulo Bono pratica a sábia e difícil arte de rir de si mesmo.

Espalitando dentes é um manual de antiajuda necessário nestes tempos de excessiva hipocrisia disfarçada de correção moral e política. Que bom que Bono é mau.

COM A PALAVRA O AUTOR

O LIVRO

Espalitando é uma seleção dos contos e crônicas do blog Espalitando Dente, que escrevo desde 2006, e que traz ainda alguns textos inéditos. É a concretização do sonho de ver aqueles textos que flutuam na internet ancorados no papel, seguros nas folhas de um livro. A sensação é que agora, em livro, os textos existem de verdade. Vale dizer que a realização contou com o grande incentivo dos leitores do blog, que desde sempre insistiam e me faziam acreditar que aquelas histórias mereciam ser publicadas. Além disso, é um livro sobre o cotidiano de um publicitário gordo, sobre desventuras, sobre como é complicado viver, por mais simples que seja a vida. No mais, o Espalitando é o que eu tenho a dizer.

INFLUÊNCIAS

A maior influência, com toda certeza, é o velho safado. Sempre me inspirei no Bukowski, na simplicidade e força de suas histórias, no seu ritmo, na mistura de raiva, ironia, humor e melancolia. Nesse mesmo caminho, o texto de Pedro Juan Gutiérrez também me influenciou bastante. Depois disso, acho que pesco um pouco de Rubem Fonseca, João Ubaldo e Nelson Rodrigues. Como também sou muito ligado em cinema e cultura pop, alguns textos bebem do Woody Allen, Tarantino e da série Seinfeld.

ESCRITA EM BLOGS E ESTILO NARRATIVO

A maior influência foi no formato do texto. A internet pede textos mais curtos. A leitura cansa por causa do brilho da tela. Então os textos tinham que ser de tiro curto, com outro ritmo. Talvez isso seja até uma influência negativa, não sei. Mas é uma influência, que agora quero repensar.

LANÇAMENTO DO LIVRO EM OUTRAS CIDADES

Tem dois convites. Um da própria editora Cousa para fazer um lançamento em Vitória. O outro vem das bandas do Recife. Mas não existe um plano ainda. Até porque sou tímido pra caramba e muito preguiçoso. Nunca gostei de aparecer. Quem me conhece sabe que lançar o livro aqui em Salvador, para mim, já é um sacrifício. Quando penso em ir para outras cidades, as coisas complicam mais ainda. Mas vamos ver.

SERVIÇO:

ESPALITANDO

Crônicas de Paulo Bono

Editora: Cousa

Páginas: 142

Valor: R$ 30,00

site: www.cousa.com.br

Fanpage: facebook.com/EspalitandoDente

Blog: www.espalitandodente.com.br



LANÇAMENTO

04 de junho de 2013, 19h,

Visca Sabor & Arte, Rua Guedes Cabral, 123, Rio Vermelho.



Contatos com o autor

CELULAR: (71) 9709-6202

EMAIL: PAULOBONO@GMAIL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário