22/06/2013

Pelourinho realizou ontem (21) mais uma noite do Projeto Encontro da Cultura Popular na Copa


Grupos populares percorreram as ruas do Centro Histórico, atraindo a atenção de baianos e turistas na noite de ontem (21) | Fotos: André Frutuôso

São João está se aproximando. Porém, além do tradicional forró, quem foi ao Pelourinho na noite de ontem (21) pôde conferir manifestações culturais diversificadas como samba de roda, o maculelê e a tradicional roda de capoeira. Estas atrações fazem parte da programação do Encontro de Cultura Popular na Copa, que iniciou no dia 14 deste mês de junho, promovido pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Estas ações compõem o projeto Cultura em Campo, realizado pela SecultBA.


A proposta do Encontro é a de mostrar para o público do Centro Histórico a riqueza cultural do nosso estado. “A ideia é reunir grupos populares de várias regiões da Bahia e ser fiel à proposta da diversidade cultural, como a que estamos vendo aqui hoje no Pelourinho”, explica o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim.


A programação cultural iniciou com os bonecões de mamulengo percorrendo as ruas do Centro Histórico, representados pelo Grupo de Cultura e Entretenimento Mamulengo da Bahia. Por onde passavam, os “gigantes” atraíam olhares de crianças e adultos. Também seguiram pelas ruas do Pelô o grupo Capoeira Regional do Mestre Biriba, a Barquinha de Bom Jesus dos Pobres, de Saubara, o Samba-de-Roda Raízes de Santo Amaro, criado por dona Nicinha, que trouxe junto o Maculelê, as Sambadeiras de Mutá, pertencente à região de Saubara e o grupo Samba de Lata de Tijuaçu, que veio de Senhor do Bonfim.


Ao final do trajeto, os grupos foram chegando, pouco a pouco à Praça do Artesanato, onde deram mais uma mostra de sua cultura popular. No local, os repentistas Paraíba da Viola e Antônio Queiroz contavam as histórias e curiosidades de cada grupo, no mais tradicional estilo popular cordelista e repentista, com a improvisação e muito humor.


Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) encarregado de fomentar e promover as manifestações culturais populares que fortalecem a identidade do Estado da Bahia.


As políticas do CCPI se orientam pelo alinhamento do Governo do Estado com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura de promoção de políticas públicas voltadas para as culturas populares e identitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário