17/06/2013

Samba Chula de São Braz abre Outras Sonoridades no MAM-BAHIA


Fotos: Léo de Azevedo.

A música tradicional do Recôncavo da Bahia e o soul animaram baianos e turistas em série de apresentações gratuitas que seguem até o fim do mês.


Nem o deslizamento de terra na Avenida Contorno, nem a chuva impediram que cerca de 800 pessoas participassem ontem à noite (16/06) do show Outras Sonoridades, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), que teve como atrações o Samba Chula de São Braz e Dão&A Caravana Black. O evento, realizado pela Huol Criações, teve o patrocínio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).


Ele integra o projeto Cultura em Campo, em que a Secretaria de Cultura do Governo do Estado realiza uma programação especial durante a Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013.


A apresentação começou com o samba duro dos gritadores e das sambadeiras do Samba Chula de São Braz. Animada, a plateia preferiu dançar — espremidinha debaixo dos toldos —, para se proteger do mau tempo.


Raimundo Moura, porém, abriu seu guarda-chuva e, acompanhou a coreografia do grupo, desafiando a água. “Vim de Massaramba para dançar e não vou deixar que a chuva me atrapalhe! Tenho todos os CDs do chuleiros”, disse.

O CD ao qual Raimundo se referia é Bahia Music Export. Coletânea de 3 discos que reúnem 17 faixas, com canções tiradas do cenário efervescente da produção baiana. Foi patrocinado pelo governo baiano para difundir esses artistas alternativos, além das fronteiras do Estado e do País. O Samba Chula de São Braz já se apresentou em 10 países. No ano passado, fez show, inclusive, na feira itinerante Womex, que leva para a Europa o que há de mais original e inovador no cenário musical do mundo. Dão e o convite para o Cultura em Campo. Em seguida, um show pulsante com a música soul de Dão&A Caravana Black, que no próximo mês estará lançando Nobre Balanço, o novo CD do Grupo.

Para o vocalista Dão, o convite do governo estadual para que participassem do projeto Cultura em Campo/Outras Sonoridades, foi bem-vindo. “É um orgulho termos sido incluídos num processo que promove uma nova cena musical na Bahia. Me faz acreditar, mais ainda, que nosso trabalho agrada”

PRÓXIMAS ATRAÇÕES/BOX

O projeto Outras Sonoridades continua no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) até o dia 30 de junho, sempre aos domingos, a partir das 18 h. No dia 23 de junho, as atrações serão Os Nelsons, O Quadro, BaianaSystem e Mauro Telefunksoul. Importante: os shows são gratutitos, mas sujeitos à lotação. Por isso, quem quiser assistir, deve chegar cedo para pegar as pulseiras. A distribuição começa uma hora e meia antes das apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário