08/08/2013

FEIRA DE SANTANA RECEBE DE BRAÇOS ABERTOS A EXPOSIÇÃO “100X100 CARYBÉ ILUSTRA JORGE AMADO”


Na noite do dia 01 de agosto, foi lançada no Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, o Cuca, em Feira de Santana, a exposição “100x100 Carybé Ilustra Jorge Amado”, com a presença de artistas locais, clientes e integrantes da Bravo Caminhões e Ônibus de Feira de Santana, da curadora da exposição Solange Bernabó e admiradores da arte.

Na ocasião, Solange falou sobre a amizade centenária de seu pai Carybé com Jorge Amado, contando histórias, segredos e curiosidades desses dois maiores ícones da cultura brasileira. A expectativa é que mais de mil pessoas passem pela exposição que fica na cidade de 01 de agosto a 01 de setembro.

“Com a exposição pretendo não só homenagea-los, mas promover uma reflexão sobre a importância desta amizade para a cultura brasileira, através da representação do povo baiano ao longo da trajetória dos artistas. Espero que os feirenses celebrem junto comigo essa grande amizade”, comenta Solange.

Para a empresária e cliente da Bravo Caminhões e Ônibus de Feira de Santana, Adriana Tozato, a exposição é muito interessante e a história de Carybé e Jorge Amado é muito envolvente.

“Não sou baiana, mas sempre ouvi falar de Carybé e Jorge Amado e da importância da arte deles para nossa cultura. Algumas situações e histórias eu não conhecia e passeia a conhecer aqui na exposição”, explica.

Segundo o colunista Ailton Pitombo, a exposição vai trazer um movimento importante para Feira de Santana, mostrado um pouco da história de Carybé e Jorge Amado.

“A cultura que eles deixaram para o Brasil e mundo, difundindo o que temos de melhor é ímpar. Feira de Santana precisava tomar conhecimento dessa bela amizade e principalmente do trabalho em conjunto que eles deixaram”, explana Pitombo.

Sobre a Exposição "100x100 Carybé Ilustra Jorge Amado"

O imaginário popular sobre a Bahia foi concebido a partir das palavras de Jorge Amado e das imagens de Carybé, que devido às suas singularidades, criaram obras de extrema originalidade e beleza, revelando características da cultura baiana capazes de apresentar o estado ao mundo.

Com sua narrativa particular, Jorge Amado revelou curiosidades sobre a Bahia que vão desde sua mescla de religiosidade e sensualidade, com cheiros, cores, sons e sabores eternizados em romances traduzidos e publicados em cerca de 60 países. Já Carybé materializou-a em imagens. Sua vasta obra, composta principalmente por pinturas, gravuras, ilustrações, murais e esculturas, desvendam o povo baiano de maneira única. Além de únicos em suas áreas, Jorge e Carybé são personagens da vida real que se cruzaram e tornaram-se irmãos, influenciando um ao outro, bebendo muitas vezes da mesma fonte e produzindo um magnífico legado.

Sobre o Grupo LM

A empresa com mais de 30 anos de atuação, acredita que somente incentivando a cultura local é possível promover uma transformação cultural e social. Com filiais nas principais capitais do país, o Grupo LM (www.grupolm.com.br) é constituído pela LM Transportes, que atua no segmento de terceirização de frotas corporativas, pela concessionária Bravo Caminhões e Ônibus Volkswagen e MAN e também pela AuraBrasil, que atua na área de locação de máquinas e equipamentos. Seu modelo de gestão tem como meta a satisfação de seus clientes, o que faz do grupo empresarial um dos maiores do Brasil e sua marca representa as iniciais do seu presidente e fundador, Luiz Mendonça Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário