Programação especial comemora o Dia dos Pais com toda a família e abre espaço para a arte dos fantoches na capital baiana com espetáculos das Companhias de Teatro Cabriola, Pinga Luz, Ereotá e Los Titiriteros.
Engraçados... Caricatos... Bonachões... Toda estória infantil pode ganhar muito mais movimento, magia e encantamento quando são narradas com fantoches. Em um cenário montado especialmente para esta atração na Praça de Eventos, no Piso L1, com palco, luzes e pufs coloridos, o Salvador Norte Shopping apresenta a primeira edição do Festival Teatro de Bonecos. As apresentações acontecem de 08 a 11/08 e de 15 a 18/08, sempre às 15h e 19h aos sábados e domingos e às 19h às quintas e sextas, e será um programa especial para comemorar o Dia dos Pais com toda a família.
O evento também ajuda a difundir e criar um novo roteiro para esta arte na capital baiana. “Precisamos de boas iniciativas como essa para mostrar a cultura popular. A iniciativa abre um espaço para o teatro de bonecos em Salvador”, revela Jojô Miranda, idealizadora, diretora e atriz da Companhia Pinga Luz.
O grupo apresentará o espetáculo A Magia dos Livros, um espetáculo de aproximadamente 40 minutos de duração que trata da importância da leitura e valores como responsabilidade, amizade, solidariedade e disciplina. Os três bonecos-personagens - Malvado (ajudante da mestra), Carol (amiga de Malvado) e Perpetua (aprendiz da mestra) - dialogam com o público e com os personagens “vivos” que são os atores fantasiados como bonecos. “O auge do espetáculo ocorre quando uma das crianças é convidada a adentrar o palco para transformar-se em um dos personagens”, comenta Jojô Miranda.
Monteiro Lobato e Grupo Cabriola
Já a Companhia Ereotá se inspirou no livro de Monteiro Lobato para apresentar a fábula Era uma vez... O menino, o velho e o burro. Muitas aventuras e ensinamentos são narrados e mostram as diferenças entre pessoas e seus valores. Cinco atores interagem com os bonecos.
Outro velho conhecido do universo infantil, o Ursinho Pooh faz parte da apresentação da Cia de Teatro de Fantoches Los Titiriteros. Temas como respeito, amor e perdão são tratados entre os principais personagens Tigrão, Leitãozinho, Yô e Corujão em uma estória com duração prevista de 20 minutos. A mesma Companhia também apresenta o espetáculo Dança do Jacaré e Caipora e Porco no Mato. Este último, nos leva a uma aventura na floresta, com animais e temíveis caçadores com duração de 10 minutos.
Também tendo a floresta como inspiração, o Companhia de Teatro Cabriola, uma das mais premiadas nos palcos baianos, apresenta o espetáculo Marama com oito bonecos e uma fábula africana. A personagem principal é órfã e foi adotada por uma família da sua tribo. A estória retrata a importância da família, da disciplina e do amor à natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário