23/09/2013

Desfile beneficente promove resgate de autoestima de mulheres que perderam peso após cirurgia bariátrica


NTCO promove Concurso Miss Bariátrica, no próximo dia 27, em Salvador.

Levantar a autoestima de mulheres que lutam contra os quilos a mais, desmitificar tabus sobre a cirurgia bariátrica e escolher a participante mais bela são os objetivos do Concurso Miss Bariátrica, que o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) promove no próximo dia 27 de setembro, na Cabana da Barra, em Salvador, às 20 h, com a participação de mulheres que se submeteram a cirurgia bariátrica e, hoje, com muitos quilos a menos resgatam sua autoconfiança e vaidade. De caráter beneficente, o acesso ao evento será 03 (três) quilos de alimentos não perecíveis que serão doados para o Projeto Axé e para o Lar Irmão Gabriel. As três primeiras colocadas serão escolhidas por um jurado formado por formadores de opinião e profissionais do mundo da moda. O concurso também vai escolher a candidata Melhor Idade, que deve ter a partir de 60 anos. O evento contará com a participação do cantor e compositor Edu Casanova. O Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) é uma clínica multidisciplinar, que desenvolve tratamentos clínicos e cirúrgicos contra a obesidade e suas comorbidades, como um grande agente social na luta contra a doença.

Considerada uma doença crônica, multifatorial, progressiva e que pode causar a morte precoce, a obesidade resulta de um desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a quantidade gasta, causando acúmulo de gordura. Ou seja, a obesidade ocorre quando há excesso de ingestão de alimentos e falta de gasto energético por conta do sedentarismo. A doença é reconhecida hoje como importante problema de saúde pública. Trata-se, segundo a Organização Mundial de Saúde, de uma epidemia global, decorrente de hábitos alimentares, sedentarismo e fatores genéticos. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais da metade dos habitantes de Salvador está acima do peso. Já a obesidade atinge 14,9% da população soteropolitana.

Quando não há o gasto energético, o corpo começa a armazenar esse excesso em forma de gordura, o que provoca doenças como colesterol alto, hipertensão, diabetes, problemas de circulação, aumento significativo de doenças no fígado, câncer, disfunções respiratórias, doenças sociais e doenças psicológicas.

Segundo o cirurgião bariátrico, Erivaldo Alves, diretor do Núcleo de Tratamento de Cirurgia da Obesidade (NTCO) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), “a reeducação alimentar, uma dieta balanceada e a pratica regular de atividade física são as recomendações principais para prevenir o sobrepeso e a obesidade."

O tratamento cirúrgico é recomendado em casos específicos, quando o grau de obesidade ou de doenças associadas com risco de morbidade torna a cirurgia uma alternativa mais eficaz e resoluta. Quando a obesidade chega a um nível crítico e nem a dieta associada as atividades físicas causam efeito, é necessário uma intervenção médica como, por exemplo, a cirurgia bariátrica. A cirurgia bariátrica não tem fins estéticos, é uma cirurgia que vai alterar o hábitos e a qualidade de vida do paciente com o objetivo de fazê-lo ter uma vida mais saudável e longa.

Sobre o NTCO

Com onze anos de fundado, o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) atua no tratamento clínico e cirúrgico da obesidade e suas comorbidades. O NTCO conta com equipe multidisciplinar com cirurgiões, endocrinologias, nutricionista, psicólogo, pneumologista, infectologista, educador físico e fisioterapeuta, oferecendo todo suporte necessário para uma abordagem integral do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário