28/10/2013

InterUrbanos - Mostra Multimídia da Oi Kabum! Salvador apresenta produções artísticas da Turma V que movimentarão o Pelourinho


Tem início dia 31 de outubro de 2013, às 19h, a mostra InterUrbanos, que marca a conclusão da quinta turma da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia de Salvador, programa do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, em parceria com a CIPÓ - Comunicação Interativa. A exposição, que ficará aberta à visitação até 20 de dezembro de 2013, reúne trabalhos de Computação Gráfica, Fotografia, Design Gráfico e Vídeo. O evento será na sede da Escola (Largo Terreiro de Jesus, nº 17, Centro Histórico, em Salvador).

A mostra tem como tema o espaço urbano e suas diferentes facetas e relações. A turma de Computação Gráfica produziu animações que representam visões sobre a cidade, a partir de uma variedade de temas desde violência, mobilidade urbana, orixás, manifestações públicas até favelas/comunidades. As animações, utilizando a técnica do vídeo mapping, serão exibidas na fachada da sede da Oi Kabum! Salvador, que se transformará em uma imensa tela de projeção pública.

Já os jovens da turma de Design Gráfico, apresentarão uma exposição por meio de pôsteres e gravuras, que também serão compilados em formato de um catálogo que detalha processos e produtos. Na linguagem de fotografia, os educandos tiveram a intenção de provocar a interatividade misturando fotos com o grafite e produzindo ensaios com a técnica do light painting, em uma exposição que contará também com instalações que mesclam imagens fotográficas e animações.

A turma de Vídeo exibirá duas produções: um docweb, intitulado “Vozes Livres da Guerra”, que trata das recentes manifestações iniciadas em junho de 2013, e uma ficção, com o título “Anti-Horário”.

Além das quatro linguagens trabalhadas na Oi Kabum! Salvador, serão exibidos produtos interativos e multimídia desenvolvidos nas Oficinas de Software Livre e livros artesanais escritos pelos jovens, através da proposta lançada na Oficina da Palavra. Na ocasião, os jovens receberão seus certificados de conclusão do curso.


SERVIÇO:

InterUrbanos - Mostra Multimídia da Oi Kabum! Salvador

Evento: Abertura da Mostra - 31 de outubro

Local: Galeria Oi Kabum! Salvador e espaço externo à escola

Endereço: Terreiro de Jesus, 17 – Centro Histórico - fone 71 - 3345 5657 .

Horário da Abertura: às 19h

Visitação: de 4 de novembro a 20 de dezembro de 2013

Horário de Visitação: de segunda a sexta-feira de 14h às 18h

Produtos nas Linguagens: Computação Gráfica, Design Gráfico, Fotografia e Vídeo.

Sobre a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia

A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia oferece a jovens de comunidades populares urbanas, estudantes ou egressos da rede pública, formação em cursos de design gráfico, computação gráfica, vídeo, fotografia e webdesign. Com unidades em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, o programa dura 18 meses e propõe fazer com que os jovens se apropriem das tecnologias da comunicação e da informação em processos criativos, podendo assim atuar nos campos de trabalho artístico e cultural. Em Salvador, a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia é desenvolvida desde 2004, em parceria com a CIPÓ-Comunicação Interativa.

Após a finalização do curso, os egressos têm a opção de integrar, por um período de seis a 18 meses, um segundo módulo de formação chamado Núcleo de Produção. Nessa etapa, são planejados e executados projetos autorais dos jovens e também trabalhos solicitados por clientes que buscam os serviços dos jovens profissionais formados na Oi Kabum!, sempre com o acompanhamento pedagógico de educadores da escola. Esse módulo tem como objetivo estimular a produção artística e cultural dos jovens, buscando a inserção deles no mercado de trabalho a partir de parcerias e articulações feitas com diversas instituições e empresas.

Mais de 900 jovens já se formaram na Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, que conta com a parceria de ONGs locais especializadas em comunicação, educação e juventude para a execução do programa.

Sobre a CIPÓ – Comunicação Interativa

É uma organização não-governamental, que utiliza a comunicação e a arte para promover o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens de comunidades populares da Bahia. Ao longo de seus 12 anos, a instituição vem atuando com projetos que visam à melhoria da escola, à inserção qualificada de jovens no mundo do trabalho, à garantia de direitos, à participação e o desenvolvimento social e à democratização da comunicação e da cultura.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou, por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

www.oifuturo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário